A IMPORTÂNCIA DAS IDENTIDADES E CULTURA SURDA NA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
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Resumen
A inclusão de pessoas surdas na escola, meio a diferença linguística, é um desafio no ensino de língua inglesa que exige do professor adotar estratégias que deem atenção às diferentes identidades surdas e as especificidades que afetam as necessidades educacionais do aluno. Com essa justificativa, este trabalho de natureza exploratória, descritiva e explicativa tem por objetivo indicar fatores que devem ser considerados pelo professor de língua inglesa quanto ao perfil do aluno surdo e metodologias que são aplicadas em sala de aula. O estudo desenvolvido foi de caráter bibliográfico, somado a significados construídos pelo pesquisador após a realização de entrevistas semiestruturadas com alunos surdos do Instituto Federal de Roraima em pesquisa anterior realizada em 2018. A abordagem qualitativa foi amparada pelo método fenomenológico hermenêutico que deu enfoque à interpretação do fenômeno a partir do olhar do pesquisador que apresenta uma explicação a ele atribuindo significados vinculados a teorias dos estudos surdos. O pesquisador é parte ativa da pesquisa como personagem histórico observador e atuante na educação de surdos como professor e tradutor intérprete de Libras. A análise resultou em uma explanação sobre cultura surda, identidades surdas e o importante papel do professor de língua inglesa no processo de ensino aprendizagem de surdos, indicando, a partir das significações, um caminho para que o professor de língua inglesa possa valorizar as diferenças em sala de aula buscando definir estratégias inclusivas que levem em conta que cada aluno é único. Concluímos que é fundamental entender o contexto linguístico, educacional e cultural do aluno assim como lançar mão ao uso de recursos adequados a modalidade linguística do aluno surdo.
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