PESQUISA EM EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE TRABALHO, (IN)DECISÕES E CADÊNCIA DOS ENTREPASSOS

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Maria Enísia Soares de Souza
Juracy Machado Pacífico
Iranira Geminiano de Melo

Resumen

Este texto tem como tema a pesquisa em educação, vista como trabalho e lugar que podem ser definidos pelos envolvidos no processo investigativo. O objetivo da abordagem é o de promover uma reflexão sobre os sentidos e métodos da pesquisa-ação, entendida também como pesquisa social e pesquisa qualitativa. Seguiu-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva, que se desenvolveu a partir do diálogo com as contribuições teóricas sobre a relação da pesquisa em educação, pesquisa qualitativa como pesquisa soft, a exemplo da pesquisa-ação, ação em ciclo, que sugere interminalidade, sistematização orientada por indicativos que perpassam pelo participante, pelo local onde ele está e remetem à compreensão de que a tarefa de pesquisar pressupõe constantes reelaborações. Os resultados sugerem o entendimento do processo da pesquisa-ação como trabalho, em que há necessidade de o pesquisador – durante o caminho – observar os “ventos” que o orientam a buscas, permitindo-se a incerteza para, então, redefinir direções de forma colaborativa com o outro, reconhecendo que o estranhamento é efetivo e que a familiaridade pode colocar o pesquisador diante de pontos cegos, os quais podem comprometer tanto a relação com o outro quanto dificultar o encontro de resposta (s) ao problema investigado. Para ilustrar esse processo estético e sensível são citados cuidados nas formas de levantamento de dados, com ênfase na entrevista narrativa e nas observações, nos olhares que podem ser feitos com o outro – professores, estudantes e membros das associações folclóricas do Duelo da Fronteira, um evento cultural da cidade de Guajará-Mirim, estado de Rondônia, em que os Bois Flor do Campo e Malhadinho são os principais personagens. Conclui-se que, a pesquisa-ação exige do pesquisador a articulação entre ele e os seus outros, nos entrepassos investigativos dos espaços e dos lugares da memória coletiva, local e regional, que trazem representações de saberes, de celebrações e formas de expressão nos diversos domínios da prática social que, definitivamente, darão ênfase (o tom) ao que se entende por pesquisa social.

Detalles del artículo

Cómo citar
SOUZA, M. E. S. de .; PACÍFICO, J. M.; MELO, I. G. de . PESQUISA EM EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE TRABALHO, (IN)DECISÕES E CADÊNCIA DOS ENTREPASSOS. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 44, p. 340–354, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8254004. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1912. Acesso em: 22 dic. 2024.
Sección
Ensayos

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