DINÂMICA EXPLORAÇÃO-OPRESSÃO E O CAMINHO DO NEOFASCISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente texto faz uma breve análise conjuntural do caminho que o neofascismo percorreu na institucionalidade desde os governos progressistas Lula e Dilma até o segundo ano do governo Bolsonaro. A análise repousa na compreensão do salto qualitativo da dinâmica exploração-opressão como um elemento característico do neofascismo enquanto fenômeno sociopolítico e, que na educação superior brasileira, se expressa principalmente pela defesa generalizada da educação à distância.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. “Proposta de Educação à Distância no ensino público divide opiniões”. Portal Eletrônico da ABED [2018]. Disponível em: <http://abed.org.br/arquivos/proposta_sobre_EAD_no_ensino_publico_divide_opinioes.pdf>. Acesso em: 21/05/2020.
ALVES-CEPÊDA, V. A “Nova Direita no Brasil: contexto e matrizes conceituais”. Mediações: Revista de Ciências Sociais, vol. 23, n. 2, 2018.
BEINSTEIN, J. “Neofascismo e Decadência: o planeta burguês à deriva”. Portal Eletrônico do IELA [2019]. Disponível em: <http://www.iela.ufsc.br/noticia/neofascismo-e-decadencia-o-planeta-burgues-deriva>. Acesso em: 21/05/2020.
BOSCHETTI, I. Assistência social e trabalho no capitalismo. São Paulo: Editora Cortez, 2016.
BRASIL. Ministério da educação. “Programa Futura-se”. Portal Eletrônico do MEC [2019]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/212-noticias/educacao-superior-1690610854/78211-mec-lanca-programa-para-aumentar-a-autonomia-financeira-de-universidades-e-institutos>. Acesso em: 21/05/2020.
CALIL, G. “L’astrologue qui inspire Jair Bolsonaro”. Le Monde Diplomatique [02/2020]. Disponível em: <https://www.monde-diplomatique.fr/2020/02/CALIL/61307>. Acesso em: 21/05/2020.
CHAUÍ. M. “A universidade pública sob nova perspectiva”. Revista Brasileira de Educação, vol. 24, 2003.
COUTINHO, J. P.; PONDÉ, L. F.; ROSENFIELD, D. Por que virei à direita: três intelectuais explicam sua opção pelo conservadorismo. São Paulo: Três Estrelas, 2012.
GIROUX, H. “Thinking Dangerously: The Role of Higher Education in Authoritarian Times”. Truthout Website [26/06/2017]. Disponível em: <https://truthout.org/articles/thinking-dangerously-the-role-of-higher-education-in-authoritarian-times/>. Acesso em: 21/05/2020.
IANNI, O. A ideia do Brasil moderno. São Paulo: Editora Brasiliense, 2004.
KNOBEL, M.; LEAL, F. “Higher Education and Science in Brazil: A Walk toward the Cliff?”. International Higher Education, Fall Issue, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.6017/ihe.2019.99.11639>. Acesso em: 21/05/2020.
MORAES, R. C. C. “Neoliberalismo e neofascismo és lo mismo pero no és igual?” Crítica Marxista, vol. 1, n. 7, 1998.
SILVA JUNIOR, J. R. Parecer sobre o Programa Future-se a pedido do CoC-CECH. São Carlos: UFSCar, 2019.
SILVEIRA, R. M. G. “A fascistização da sociedade brasileira”. Anais do XVII Encontro Estadual de História, vol. 17, n. 1, 2016.