POTENCIALIDADES DA LIBERDADE CRIATIVA NA PRODUÇÃO DE FANFICS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS
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Resumen
Este artigo trata da leitura e produção textual no contexto da cultura digital, elucidando os conceitos de narrativa transmídia, transmidiação e fanfics. Tem como objetivos investigar a produção e as características de ficções narrativas de sujeitos fãs; discutir acerca da liberdade criativa presente na produção de fanfics e a sua relação com o engajamento do sujeito nesta prática. A metodologia envolveu pesquisa qualitativa netnográfica, na qual as produções de um site de leitura e publicação de fanfics (Spirit Fanfics) foram observadas no período de 2016 a 2020, classificadas e posteriormente analisadas por meio da análise de conteúdo. Durante a realização da pesquisa, adotamos como procedimento de construção de dados a aplicação de um questionário online aos sujeitos da investigação; leitores e autores de fanfics, sobre a prática de produção textual e a liberdade criativa proporcionada pelo cenário da cultura fã. Os resultados mostram especialmente considerações acerca da categoria de análise liberdade criativa presente na prática de produção de fanfics, evidenciando de que modo ela promove o engajamento dos sujeitos envolvidos no processo, proporcionando a efetivação de conexões entre informações/conteúdos em diferentes linguagens e, consequentemente, a construção de conhecimento significativo por meio da escrita de narrativas ficcionais.
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