POLÍTICAS E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DAS ESCOLAS DO CAMPO EM PARINTINS/AM: AVANÇOS E RETROCESSOS
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Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação, que objetivou analisar as políticas públicas de formação continuada de professores/as das escolas do campo do município de Parintins/AM. O percurso metodológico envolveu estudo bibliográfico, análise documental e aplicação de questionários a uma técnica da Secretária de Educação do município de Parintins (SEMED/PIN) e cinco professoras que atuam em uma escola do campo de Parintins. Os resultados da pesquisa apontaram que o referido município aderiu nos últimos anos apenas políticas e programas de formação continuada de professores/as do governo federal, desenvolvidos em convênios com universidades públicas, secretaria estadual e municipal de educação como: a Escola Ativa, Pronera, Gestar, Pró - Letramento, PNAIC e Escola da Terra. Entretanto, os resultados evidenciam, ainda, que tais formações eram insuficientes, algumas financiadas pelo Banco Mundial seguiam inspiração neoliberal, mostrando-se distantes da realidade e especificidades do campo, e, nem sempre, contribuíam e atendiam as necessidades dos docentes que atuam nesse contexto. Concluímos que, as políticas e programas de formação continuada de professores/as em Parintins, nem sempre são desenvolvidas na perspectiva da Educação do Campo, representando um retrocesso para o movimento da Educação do Campo nesse território.
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