POLÍTICAS E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DAS ESCOLAS DO CAMPO EM PARINTINS/AM: AVANÇOS E RETROCESSOS

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Heloisa da Silva Borges
Érica de Souza e Souza
Alessandra Peternella
Arminda Rachel Botelho Mourão

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação, que objetivou analisar as políticas públicas de formação continuada de professores/as das escolas do campo do município de Parintins/AM. O percurso metodológico envolveu estudo bibliográfico, análise documental e aplicação de questionários a uma técnica da Secretária de Educação do município de Parintins (SEMED/PIN) e cinco professoras que atuam em uma escola do campo de Parintins. Os resultados da pesquisa apontaram que o referido município aderiu nos últimos anos apenas políticas e programas de formação continuada de professores/as do governo federal, desenvolvidos em convênios com universidades públicas, secretaria estadual e municipal de educação como: a Escola Ativa, Pronera, Gestar, Pró - Letramento, PNAIC e Escola da Terra. Entretanto, os resultados evidenciam, ainda, que tais formações eram insuficientes, algumas financiadas pelo Banco Mundial seguiam inspiração neoliberal, mostrando-se distantes da realidade e especificidades do campo, e, nem sempre, contribuíam e atendiam as necessidades dos docentes que atuam nesse contexto. Concluímos que, as políticas e programas de formação continuada de professores/as em Parintins, nem sempre são desenvolvidas na perspectiva da Educação do Campo, representando um retrocesso para o movimento da Educação do Campo nesse território.

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Como Citar
BORGES, H. da S.; SOUZA E SOUZA , Érica de; PETERNELLA, A.; MOURÃO, A. R. B. POLÍTICAS E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DAS ESCOLAS DO CAMPO EM PARINTINS/AM: AVANÇOS E RETROCESSOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 248–268, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7747271. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/997. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

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