ENGAJAMENTO E SATISFAÇÃO ESTUDANTIL EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: FOCO NA ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
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Resumo
O objetivo neste estudo é apresentar o processo de construção e validação do instrumento para coleta de dados. A pesquisa é de natureza mista, quanto à abordagem qualitativa apresenta um percurso exploratório e descreve de forma sistemática as ações realizadas e, quanto à abordagem quantitativa apresenta dados numéricos de testes estatísticos para a validação do instrumento. Utilizou-se o modelo de validade de conteúdo segundo Pasquali (2010), que consiste em três procedimentos, sendo eles: teórico – construção do instrumento; empírico – análise dos especialistas; e analítico – utilização dos dados coletados para realização dos testes estatísticos de validação. Os especialistas participantes foram quatorze mestrandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT). A validação do instrumento foi realizada utilizando os seguintes critérios avaliativos de clareza, pertinência e aparência por meio de um questionário com escala Likert de 1 a 5 pontos. Como resultados estatísticos, obteve-se Nota Média ≥ 4,5 por critério avaliativo e para todas as questões analisadas obteve-se o Índice de Concordância Geral ≥ 0,73 e o Índice de Validade de Conteúdo Geral ≥ 0,90, que segundo Pasquali (2010) considera o instrumento validado e apto para utilização. Como ações futuras, realizar-se-á as análises qualitativas nas perguntas abertas para identificar as opiniões e sugestões realizadas pelos especialistas para o instrumento.
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