PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE LEITURA NO CURSO DE LETRAS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O objetivo principal do estudo foi analisar as percepções e práticas de leitura de alunos do curso de Letras (Português -Inglês), na modalidade à distância, no processo ensino-aprendizagem em cinco universidades particulares. A pesquisa é quatitativa, o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado online, no Google Forms, aplicado a 121 alunos no ano letivo de 2021. O estudo ancorou-se teoricamente nos novos estudos do letramento acadêmico abordados, entre outros, por Fischer (2007) Estienne e Carlino (2004), Lea e Street (1998) e Carlino (2013). A pesquisa evidenciou que os universitários de Letras reconhecem a importância do ensino da leitura nas unidades curriculares, embora algumas iniciativas, como a leitura da gramática normativa, denotam que existe a prevalência de abordagens tradicionais. Há a necessidade de as instituições repensarem seus currículos para priorizem a leitura. Para isso, é necessário maior empenho, tanto por parte dos professores, bem como dos alunos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ARI, G.; KEVSER, A. “COVID-19 perception in middle school student' mind”. Electronic Turkish Studies, vol. 15, n. 6, 2020.
AUSUBEL, P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York: Holt, Rinehart, 1968.
BAGNO, M. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Loyola, 2000.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Local Literacies-Reading and Writing in One Community. London/New York: Routledge, 1998.
BRASLAVSKY, B. “El lenguaje escrito y los actos de leer y escribir”. In: BRASLAVSKY, B. (Ed.). “Enseñara entender lo que se lee”. La alfabetización en la familia y en la escuela, Ciudad de México: FCE, 2005.
CARLINO, P. “Alfabetización académica diez años después”. Revista Mexicana de Investigación Educativa, vol. 18, n. 57, 2013.
CARLINO, P. Escribir, leer y aprender en la universidad: una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2005.
CARVALHO, M. L. G. “Letramento acadêmico no curso de Letras – Português”. Letramento, discurso, enunciação, n. 10, 2017.
CASSANY, D.; MORALES, T. Leer y escribir en la universidad: Hacia la Lectura y la Escritura crítica de géneros científicos. Ramblas: Universitat Pompeu Fabra, Departamento de Traducción y Filología, 2008.
CASTELLÓ, M. “Los retos actuales de la alfabetización académica: estado de la cuestión y últimas investigaciones”. Enunciación, vol. 19, n. 2, 2014.
CEREJA, W. R. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Editora Atual, 2005.
COSSON, R. Letramento Literário. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
ESTIENNE, V.; CARLINO, P. “Leer en la universidad: enseñar y aprender una cultura nueva”. Unipluri/versidad, vol. 4, n. 3, 2004.
FANG, Z. “Language correlates of Disciplinary Literacy”. Topics in Language Disorders, vol. 32, n. 1, 2012.
FETAH, E.; İSMAIL, Ç.; AHMET, A. “Ortaokul öğrencilerinin Facebook algısı: Bir metafor analizi”. Kastamonu Education Journal, vol. 22, n. 2, 2014.
GANOBCSIK-WILLIAMS, L. Teaching academic writing in UK Higher Education. Theories, practices and models. New York: Palgrave MacMillan, 2006.
GRAESSER, A.; SINGER, M.; TRABASSO, T. “Constructing inferences during narrative text comprehension”. Psychological Review, n. 101, 1994.
GUERRA, J.; GUEVARA, C. “Variables académicas, comprensión lectora, estrategias y motivación en estudiantes universitarios”. Revista Electrónica de Investigación Educativa, vol. 19, n. 2, 2007.
HYLAND, K. Academic Discourse: English in a Global Context. Continuum, 2009.
IVANIČ, R. Writing and identity. The discoursal construction of identity in academic writing. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1998.
KOCH, I. G.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
LEA, M. R. “New Genres in the Academy: Issues of Practice, Meaning Making and Identity”. In: CASTELLÓ, M.; DONAHUE, C. (eds.). University Writing. Selves and Texts Academic Societies. Bingley: Emerald, 2012.
LEA, M. R.; STREET, V. “Student writing in higher education: An academic literacies approach”. Studies in Higher Education, vol. 23, n. 2, 1988.
LILLIS, T. M. Student Writing. Access, Regulation, Desire. London/: Routledge, 2011.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MONTES, M. E.; LÓPEZ, G. “Literacidad y alfabetización disciplinar: enfoques teóricos y propuestas pedagógicas”. Perfiles Educativos, vol. 39, n. 155, 2007.
NEIRA, A.; REYES, F.; RIFFO, B. “Experiencia académica y estrategias de comprensión lectora en estudiantes universitarios de primer año”. Literatura y Lingüística, n. 31, 2015.
PÉREZ, A. M. “¿Para qué se lee y se escribe en la universidad colombiana? Caracterización de prácticas de lectura y escritura en 17 universidades”. REDU, vol.11. n. 11, 2013.
RAUEN, F. J. “Inferências em resumo com consulta ao texto de base: estudo de caso com base na Teoria da Relevância”. Linguagem em (Dis)curso - LemD, vol. 5, n. especial, 2005.
ROBINSON-PANT, A.; STREET, B. “Students’ and Tutors’ Understanding of ‘New’ Academic Literacy Practices”. In: CASTELLÓ, M.; DONAHUE, C. (eds.). University Writing. Selves and Texts Academic Societies. Leidin: Brill, 2012.
RODRIGUES, T. et al. “As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação”. Revista Prisma, vol. 2, n. 1, 2021.
ROVIRA ÁLVAREZ, Y.; LÓPEZ CALICHS, E. “La lectura en la enseñanza universitária”. Revista Ciencias Médicas de Pinar del Río, vol. 21, n. 3, 2017.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000.
SOLOGUREN, E.; CASTILLO, N. “Lectura en y a través de las disciplinas: la comprensión de géneros académicos escritos. Una exploración al ámbito desde algunas teorías y modelos de comprensión del discurso escrito”. Investigaciones sobre Lectura, vol. 14, 2020.
SOUZA, R. A. “Os cursos de Letras no Brasil: passado, presente e perspectivas”. Opiniões - Revista dos Alunos de Literatura Brasileira, vol. 3, n. 4-5, 2016.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
SWALES, J. M. Genre Analysis. English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
UCCELLI, P.; MENESES, A. “Habilidades del lenguaje académico y su asociación con la comprensión de lectura en la escuela primaria y media: Un nuevo constructo operacional”. Miríada Hispánica, vol. 10, 2015.
VIEIRA, S. Como elaborar questionários. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
ZAVALA, V. “La literacidad o lo que la gente “hace” con la lectura y la escritura”. Textos de Didáctica de la Lengua y la Literatura, vol. 47, 2008.