RELAÇÃO ENTRE A LÓGICA INTERNA E O MÉTODO SITUACIONAL NO ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Santiago Cruz Menezes da Silva
Gustavo Deuschle
Mateus Manchini Rodrigues
Renan Luis Schwaab
João Francisco Magno Ribas

Resumo

A Praxiologia Motriz (PM) consiste numa teoria científica que visa desvelar a lógica interna de situações motrizes. O conceito de Lógica Interna (LI) está cada vez mais presente no campo da Educação Física, especialmente nos estudos e pesquisas sobre o ensino dos esportes e na Base Nacional Comum Curricular. O método situacional, elaborado por Pablo Juan Greco, consiste na principal orientação de ensino de Jogos Esportivos Coletivos (JECs). O objetivo deste estudo foi compreender como se dá a relação entre as estruturas funcionais e as etapas do método situacional, com as características do sistema de classificação CAI de Pierre Parlebas. Para tanto, realizou-se uma análise teórica exploratória e explicativa, visando registrar e analisar conceitos atinentes a duas teorias caras para a Educação Física: teoria do jogo (Praxiologia Motriz) e método de ensino (Método Situacional). Nessas temáticas buscou-se o desenvolvimento teórico atualizado e publicado em revistas de alto impacto. Considerando os parâmetros utilizados pela PM, foi realizada uma análise praxiológica interpretativa do método situacional. Os resultados apontam para a relevância do método situacional, não somente para os JECs, mas para mais cinco grupos do sistema de classificação CAI. Ao agregarmos a LI no método foi possível identificar as características de cada um dos momentos, possibilitando um olhar mais criterioso para as estruturas funcionais e para cada momento do método situacional, evidenciando um importante passo no aprofundamento deste método.   

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA, C. S. C. M. da .; DEUSCHLE, G. .; RODRIGUES, M. M. .; SCHWAAB, R. L.; RIBAS, J. F. M. RELAÇÃO ENTRE A LÓGICA INTERNA E O MÉTODO SITUACIONAL NO ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 22, n. 66, p. 23–46, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15653608. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7284. Acesso em: 30 jul. 2025.
Seção
Artigos

Referências

BORTOLETO, M. A. C.; RIBAS, J. F. M.; SARAVÍ, J. R. “A praxiologia motriz e suas contribuições ao debate científico da educação física”. Conexões, vol. 18, 2023

COLLARD, L. et al. “The Blugill Game: how do team and individual sports specialists play the Bluegill Game”. Preprints, vol. 1, 2024.

COSTA, M. S. et al. “Orientações didático-pedagógicas para o ensino de geometria nos dois primeiros anos de ensino fundamental no contexto”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 46, 2023.

DALLA NORA, D. et al. “Praxiologia Motriz, trabalho pedagógico e didática na Educação Física”. Movimento, vol. 22, n. 4, 2016.

FAGUNDES, F. M.; RIBAS, J. F. M. “A dinâmica do voleibol sob as lentes da Praxiologia motriz: uma análise praxiológica do levantamento”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, vol. 25, n. 3, 2017.

FOLLMANN, N. A sistematização da lógica interna do futsal a partir da Praxiologia Motriz (Dissertação de Mestrado em Educação Física). Santa Maria: UFSM, 2019.

GÓMEZ, O. R. O. et al. “Teaching Games for Understanding (TGfU) un método de enseñanza comprensiva en educación física: Revisión Sistemática de los últimos 5 años”. Retos, vol. 48, 2023.

GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. O Ensino Dos Jogos Desportivos. Porto: Universidade do Porto, 1998.

GRECO, P. J. “Origem das Estruturas Funcionais”. WhatsApp [2025].

GRECO, P. J. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

GRECO, P. J.; PERI, A.; TREJO SILVA, A. “Métodos de Enseñanza del handball: Qué caminos llevan a cuáles resultados?”. In: PERI, A.; TREJO SILVA, A., Manual de handball: fundamentos y contenidos básicos del deporte. Montevideo: Universidad de la República. Comisión Sectorial de Enseñanza, 2024.

JATOBÁ, T. D. N.; MENEZES, R. P. “References by teaching approaches and transfers to the game: the view of handball players”. Journal of Physical Education, vol. 32, n. 1, 2021.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

LAGARDERA, F.; LAVEGA, P. Introducción a la Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2003.

LANES, B. M. et al. “Praxiologia motriz: novas proposições para o treinamento dos jogos esportivos coletivos”. Motrivivência, vol. 30, n. 54, 2018.

LAVEGA, P. et al. “Reflection-on-action learning through traditional games. The case of la pelota sentada/sitting ball”. Culture and Education, vol. 30, n. 1, 2018.

MARTÍNEZ-SANTOS, R.; NUBIOLA, J. “Signe, science et jeux sportif: esquisse de sémiotricité triadique”. Semiótica, vol. 2022, n. 248, 2022.

MARTÍN-MARTÍNEZ, D. et al. “Relationships, Decisions, and Physical Effort in the Marro Traditional Sporting Game: A Multimodal Approach”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 18, n. 20, 2021.

MAZZARDO, T. et al. “TGfU in the teaching of handball at school: impacts on the motor coordination and technique in the game”. Motriz, vol. 28, 2022.

MENEGALDO, F. R. et al. “A produção científica fundamentada na Praxiologia Motriz: características e horizontes”. Movimento, vol. 30, 2024.

MENEZES-FAGUNDES, F. et al. “Effect of court dimensions on continuity in small-sided volleyball”. Apunts: Educació Física y Esports, vol. 159, n. 7, 2025.

MENEZES-FAGUNDES, F. et al. “Teaching for Understanding the internal logic of sports: a perspective based on teaching games for understanding and motor praxiology”. Movimento, vol. 27, 2021.

PARLEBAS P. Contribution à un Lexique Commenté en Science de l'Action Motrice. Paris: INSEP, 1981.

PARLEBAS, P. “Educação Física e Praxiologia Motriz: 60 anos depois”. Revista Kinesis, vol. 42, n. 1, 2024.

PARLEBAS, P. Jeux traditionnels, sports et patrimoine culturel. Paris: L´harmattan, 2016.

PARLEBAS, P. Jeux, Sports et Sociétés: lexique de Praxéologie Motrice. Paris: INSEP, 1999.

PASQUA, L. P. M.; ROSA, C. F.; BORTOLETO, M. A. C. “(Re)imagining capoeira: a study of Carybé’s illustrated book Jogo da Capoeira (1951)”. Sport in Society, vol. 26, n.9, 2023.

PLA-PLA, P.; LAVEGA-BURGUÉS, P.; OCÁRIZ, U. S. “Use of Pedagogical Interventions to Improve Well-Being in Physical Education: A Pilot Study”. In: PIC, M. Promoting Sustainable Development Goals in Physical Education: The Role of Motor Games. London: IGI Global Scientific Publishing, 2025.

PRODANOV C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Editora da Feevale, 2013.

QUEIROZ, M. S. F. et al. “Importância do Método Situacional para o ensino dos Esportes Coletivos”. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, vol. 12, n. 50, 2021.

REZER, R. A prática pedagógica em escolinhas de futebol/futsal: possíveis perspectivas de superação (Dissertação de Mestrado em Educação Física). Florianópolis: UFSC, 2003.

RIBAS, J. F. M. Contribuições da Praxiologia Motriz para a Educação Física escolar - Ensino Fundamental (Tese de Doutorado em Educação Física). Campinas: UNICAMP, 2002.

RIBAS, J. F. M. Praxiologia motriz e voleibol: elementos para o trabalho pedagógico. Ijuí: Editora da Unijuí, 2014.

RIBEIRO, L. C.; FIGUEIREDO, L. S.; GRECO, P. J. “Análise descritiva de um programa de treinamento no handebol com base na Iniciação Esportiva Universal”. Educación Física y Ciencia, vol. 26, n.2, 2024.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

SCHMIDT, V. A. O.; RIBAS, J. F. M. “Identification and description of the sociomotor sub-roles and the Ludogram of Brazilian jiu-jitsu”. Frontiers In Sports And Active Living, vol. 5, 2023.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

SILVA, W. J. B. et al. “Objective and subjective assessment of declarative tactical knowledge among young female basketball athletes throughout a season”. Journal of Physical Education and Sport, vol. 23, n. 6, 2023.

TREJO SILVA, A. “La construcción del juego colectivo”. In: PERI, A.; TREJO SILVA, A. Manual de handball: fundamentos y contenidos básicos del deporte. Montevideo: Universidad de la República. Comisión Sectorial de Enseñanza, 2024.

VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. Por uma boa pesquisa (qualitativa): Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.