(AUTO)BIOGRAFIAS DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS DE VIDA, TRABALHO E FORMAÇÃO
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Resumo
O estudo objetiva trazer ao debate contribuições na formação de professores com a utilização das narrativas autobiográficas de vida, trabalho e formação de um professor de Educação Física, com foco na história de vida e trajetória profissional docente. Como procedimentos metodológicos, tendo como referencial teórico a pesquisa narrativa, foram realizadas: pesquisa bibliográfica, tendo como fontes artigos, livros e capítulos que tratam sobre a pesquisa narrativa; e análise de memoriais e registro do autor, em que narra sobre suas experiências de vida, trabalho e formação nas áreas de Educação e Educação Física. Tais procedimentos auxiliaram na ampliação e compreensão da pesquisa narrativa como metodologia de pesquisa, com a definição de categorias no estudo que tangenciaram o percurso acadêmico, a formação docente e a intervenção profissional. Os resultados apontaram que a pesquisa narrativa, através do método das narrativas autobiográficas, tem um vasto repertório teórico metodológico, sendo possível ser usufruido no processo de formação inicial e por professores em serviço, na reflexão e atuação pedagógica. Conclui-se que pesquisa narrativa como metodologia de pesquisa, para um professor de Educação Física, se constituiu num exercício profundo de análise de conhecimentos, pretensamente apropriados, não apropriados, e à apropriar, entre o que já sabia ou pensava saber - realidade passada, com o que hoje sabe ou pensa saber - realidade presente, ou mesmo, com o que não sabe e projeta saber daqui para frente - realidade futura.
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