POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
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Resumo
Neste estudo, objetivamos investigar as possibilidades formativas do Programa Residência Pedagógica (PRP) na perspectiva dos licenciandos em Matemática de uma universidade pública no período de 2022 a 2024. Visando atender a esse objetivo, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário on-line – na plataforma Google Forms –, o qual foi respondido por 15 licenciandos em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, participantes do PRP no período de 2022 a 2024. A partir das respostas obtidas com o questionário, realizamos uma sistematização dos dados por meio da Análise de Conteúdo, que nos proporcionou a constituição de oito Unidades de Registro que configuraram a Categoria de Análise, denominada: Conhecimentos Necessários à Docência desenvolvidos no PRP, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico, visando proporcionar-nos a compreensão do objeto investigado. Os resultados indicam que o PRP proporcionou para os licenciandos em Matemática diversos conhecimentos necessários à docência, como: conhecimento do conteúdo, conhecimento dos contextos educativos, conhecimentos dos alunos e suas aprendizagens, conhecimentos pedagógicos, conhecimentos pedagógicos do conteúdo (abordagens metodológicas de ensino entre elas a utilização de recursos tecnológicos) e a inserção no universo da pesquisa científica. Além disso, contribuiu para melhorar os processos de formação inicial de professores e para induzir os licenciandos em Matemática a adentrarem na carreira docente.
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