O PAPEL DA HEURÍSTICA DO AFETO NA PERCEPÇÃO DE RISCOS E ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIAS ALIMENTARES EMERGENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Resumo
A heurística do afeto desempenha um papel fundamental na percepção de riscos e aceitação de tecnologias alimentares emergentes, visto que as emoções, tanto positivas quanto negativas, influenciam significativamente a percepção pública de riscos e a aceitabilidade de tecnologias alimentares. Logo, o objetivo desse artigo foi investigar como a heurística do afeto impacta a percepção dos consumidores sobre os riscos na aceitação de tecnologias alimentares a partir de uma revisão sistemática de literatura, utilizando as bases Web of Science e Scopus, foram localizados 90 artigos. A partir do software bibliometrix foi realizada a análise bibliométrica e de conteúdo dos 23 artigos selecionados. Como resultados, identificou-se que as principais fontes de publicações são os seguintes periódicos: Apettite; b) Food And Chemical Toxicology; c) Food Quality And Preference. Quanto aos países de realização dos estudos, os principais são: Reino Unido (6), Suíça (4), Bélgica (2) e Estados Unidos (2), não sendo identificados estudos realizados no Brasil. Os resultados qualitativos mostraram que a literatura tem se concentrado em algumas tecnologias alimentares, tais como: modificação genética, edição de genoma, biologia sintética e alimentos à base de insetos. Portanto, os resultados mostram que a heurística do afeto, desempenha um papel crucial na percepção dos riscos e benefícios de tecnologias alimentares, pois quando uma tecnologia evoca sentimentos positivos, como a promessa de maior segurança alimentar global, os consumidores tendem a perceber os benefícios como maiores do que os riscos. Por outro lado, se uma tecnologia gera reações emocionais negativas, os consumidores provavelmente a rejeitarão, mesmo que os benefícios potenciais sejam significativos. Como conclusão, este estudo aponta que para melhorar a aceitação das tecnologias alimentares, é crucial compreender e abordar as preocupações emocionais dos consumidores, além de fornecer informações sobre os riscos e benefícios dessas tecnologias.
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