A PSICOEDUCAÇÃO NA PSICOTERAPIA E NA ESCOLA: ANÁLISE DO FILME DIVERTIDA MENTE 2 (2024)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ingrid dos Santos Miranda Rodrigues
Vannini De Medeiros Mendes Ribeiro
Manuelly Cardoso da Silva
Beatriz Louzada Guedes Carneiro da Fontoura
Francisca Juliana da Silva Barbosa

Resumo

O presente estudo trata de uma análise fílmica com o intuito de tecer discussões sobre a psicoeducação  no setting psicoterapêutico e no contexto escolar, a partir da narrativa do filme Divertida Mente 2 (Inside Out 2) (2024). Uma vez que a sequência de Divertida Mente (2015) apresenta novas emoções e conflitos relacionados às transformações da puberdade e às novas interações sociais de Riley. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi analisar e discutir como os elementos do filme podem contribuir para a psicoeducação tanto na psicoterapia quanto no contexto escolar. Foi utilizada a  análise  fílmica  como  metodologia analítica, a qual nos permitiu analisar os elementos fílmicos do longa-metragem, bem como suas imagens e demais conteúdos significativos articulados ao arcabouço teórico selecionado a partir das  pesquisas em bases de dados acadêmicos, como o Google Scholar e PubMed, que nos permitiram encontrar  relevantes publicações  sobre o tema central do estudo, relacionadas às perspectivas da neurociências e das teorias histórico-culturais sobre a puberdade e o contexto social no período da adolescência. Com isso, os resultados obtidos indicaram que os recursos audiovisuais, como o longa-metragem Divertida Mente 2 (2024), são importantes ferramentas, que podem facilitar discussões sobre diversas temáticas relacionadas às experiências sociais e, em especial, aos conflitos emocionais enfrentados pelos adolescentes. Por fim, foi possível concluir que a psicoeducação tanto nas escolas quanto na psicoterapia articulada ao uso de recursos como os filmes é um valioso instrumento que auxilia na identificação e expressão de emoções e sensações conflituosas e que, muitas vezes, são silenciadas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RODRIGUES, I. dos S. M.; RIBEIRO, V. D. M. M.; SILVA, M. C. da; FONTOURA, B. L. G. C. da .; BARBOSA, F. J. da S. A PSICOEDUCAÇÃO NA PSICOTERAPIA E NA ESCOLA: ANÁLISE DO FILME DIVERTIDA MENTE 2 (2024). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 19, n. 57, p. 251–279, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13984708. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5783. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

AMARAL, A. M. et al. “A study from the perspective of cognitive psychology about the movie ‘Fun Mind’”. Research, Society and Development, vol. 9, n. 2, 2020

APA - American Psychistric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. Porto Alegre: Editora Artmed, 2023

ARSEGO, G. C.; MACHADO, L. C. “As cores como influência psicológica aos sentimentos: uma análise do longa-metragem divertida mente”. Revista Brasileira de Educação e Inovação da Univel, vol. 1, n. 3, 2022.

AVERBECK, B. B. “Pruning recurrent neural networks replicates adolescent changes in working memory and reinforcement learning”. Proceedings of the National Academy of Sciences, vol. 119, n. 22, 2022.

BECK, J. S. Terapia cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Editora Artmed, 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em 11/09/2024.

BRASIL. Programa Saúde nas Escolas. Brasília: Ministério da Educação, 2024. Disponível em: . Acesso em 11/09/2024.

CÁRDENAS-RODRÍGUEZ, G. et al. Claroscuros del cerebro en la adolescencia y la juventud temprana: Una visión desde la psicología la psiquiatria y la neurobiología. Ciudad de México: UNAM, 2024.

CAVES, C.; BASU-ROY, R. “How contemporary Disney film can be used for mental health teaching in schools: A case study of Inside Out (2015)”. BJPsych Open, vol. 8, n. 1, 2022.

CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito. “Poda neural: Refinamento da mente em desenvolvimento”. CPAH [2024]. Disponível em: . Acesso em 27/08/2024.

CROCKETT, L. J.; PETERSEN, A. C. “Pubertal status and psychosocial development: Findings from the early adolescence study”. In: LERNER, R. M.; FOCH, T. T. Biological-psychosocial interactions in early adolescence. London: Routledge, 2021.

DELEVICH, K. et al. “Coming of age in the frontal cortex: The role of puberty in cortical maturation”. Seminars in Cell and Developmental Biology. Cambridge: Academic Press, 2021.

EISENSTEIN, E. Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolescência e Saúde, vol. 2, 2005.

EKMAN, P. A linguagem das emoções. São Paulo: Editora Lua de Papel, 2011.

ERIKSON, E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1976.

FERNANDES, K. G.; BENIGNI, B. M. M. “Psicologia das cores: o que é e como influência nas emoções?” Revista Científica Eletrônica da FAEF, vol. 40, n. 1. 2023

FRIEDBERG, R. D.; MCCLURE, J. M. A Prática Clínica da Terapia Cognitiva com Crianças e Adolescentes. Porto Alegre: Editora Artmed, 2019.

GARCIA, I.; O’NEIL, J. “Anxiety in adolescents”. The Journal for Nurse Practitioners, vol. 17, n. 1, 2021.

GREENBERGER, D.; PADESKY, C. A. A mente vencendo o humor: mude como você se sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Editora Artmed, 2016.

GRILLS, A. E.; DIBARTOLO, P. M.; BOWMAN, C. “Psychoeducation: anxiety and depression in children and adolescents”. Handbook of Child and Adolescent Psychology Treatment Modules, vol. 1, n. 1, 2023.

GUYER, A. E.; SILK, J. S.; NELSON, E. E. “The neurobiology of the emotional adolescent: From the inside out”. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, vol. 70, 2016.

HERCULANO-HOUZEL, S. “Scaling of brain metabolism with a fixed energy budget per neuron: implications for neuronal activity, plasticity and evolution”. PloS One, vol. 6, n. 3, 2011.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Relatório da OCDE sobre competências socioemocionais, aprendizagem e saúde mental. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2024. Disponível em: . Acesso em: 17/09/2024.

IZQUIERDO, I. “A voz da memória”. Pesquisa Fapesp, n. 99, 2004.

IZQUIERDO, I. “Memórias”. Estudos Avançados, vol. 3, n. 6, 1989.

KAYA, Z.; KAVAL, A. “The Effect of a Social Skills-Based Psychoeducation Programme on Primary School Students' Social Skill Levels”. Education and Science, vol. 47, n. 210, 2022.

KRECKO, I. J. Inside Out©: Improving Children's Emotion Competence Through Film (Doctoral Thesis in Psychology). Indiana: IUP, 2018.

LEAHY, R. L.; TIRCH, D.; NAPOLITANO, L. A. Emotion regulation in psychotherapy: A practitioner's guide. London: Guilford Press, 2011.

LENROOT, R. K.; GIEDD, J. N. "Brain development in children and adolescents: Insights from anatomical magnetic resonance imaging". Neuroscience & Biobehavioral Reviews, vol. 30, n.6, 2006.

MARIANI, D. et al. “Registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil”. Folha de São Paulo [2024]. Disponível em: Acesso em: 27/08/2024.

MARTIN, L. J. “Neuronal cell death in nervous system development, disease, and injury”. International Journal of Molecular Medicine, vol. 7, n. 5, 2001.

MASON, G. M. et al. “Sleep and human cognitive development”. Sleep Medicine Reviews, vol. 57, 2021.

MEDEIROS CUNHA, A. “Transtornos mentais na adolescência. Revista Multidisciplinar em Saúde, vol. 2, n. 4, 2021.

MORGADO, T. M. M.; LOUREIRO, L. M. J.; REBELO BOTELHO, M. A. M. “Psychoeducational interventions to promote adolescents' mental health literacy in schools: Identifying theory for the development of a complex intervention”. Journal of Child and Adolescent Psychiatric Nursing, vol. 35, n. 4, 2022.

NAVES, R. M.; BORGES, F. T.; PAIXÃO, G. A. M. “O Uso de Elemento Cultural Como Recurso Simbólico: O Caso Do FIlme Divertida Mente”. In: SANTEIRO, T. V.; BARBOSA, D. R. (orgs.). O que os Filmes Contam de Nós? Uberaba: Editora da UFTM, 2023.

NOGUEIRA, C. A. et al. “A importância da psicoeducação na terapia cognitivo-comportamental: uma revisão sistemática”. Hígia - Revista de Ciências da Saúde e Sociais Aplicadas do Oeste Baiano, vol. 2, n. 1, 2017.

OHL, M.; MEDCALF, T. “The School Counselling Partnership: providing support and promoting self-care for school communities”. In: JAYMAN, M. et al. Supporting New Digital Natives. Cambridge: Policy Press, 2021.

OLIVEIRA SOUTO, N. Q.; BORGES, F. T. “O menino que descobriu o vento: um olhar sobre desenvolvimento humano”. In: GOMES, A. A. F. et al. (orgs.). Cinema e Educação em Mapas Abertos. Aracajú: Criação Editora, 2021.

OLIVEIRA, E. R. M. et al. “O perfil das emoções no filme “Divertida Mente” e seu impacto na compreensão psicológica das crianças. REDES - Revista Educacional da Sucesso, vol. 4, n. 2, 2024.

OLIVEIRA, G. G. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores (Dissertação de Mestrado em Educação). Uberaba: UNIUBE, 2014.

PENAFRIA, M. “Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s)”. Anais do VI Congresso SOPCOM. Lisboa, SOPCOM, 2009.

PFEIFER, J. H.; ALLEN, N. B. “Puberty initiates cascading relationships between neurodevelopmental, social, and internalizing processes across adolescence”. Biological Psychiatry, vol. 89, n. 2, 2021.

PIAUHY, C.; LIMA, F. Psicologia Corporal: Análise Bioenergética: transformação pessoal, interpessoal e social. Recife: Editora Libertas, 2014.

PUTRI RATTA, R. A. “Metafictional Elements in Inside Out (2015) Film: a Psychoanalytic Analysis”. Vernacular: Linguistics, Literature, Communication and Culture Journal, vol. 4, n 1, 2024.

RIBEIRO, V. M. M. et al. “Uma análise do filme Barbie (2023), da boneca e suas implicações no desenvolvimento da criança”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 45, 2023.

ROMERO, A. L. et al. “‘Nosso amigo o átomo’ e a naturalização da energia atômica”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 46, 2023.

SAKAI, J. “How synaptic pruning shapes neural wiring during development and, possibly, in disease”. Proceedings of the National Academy of Sciences, vol. 117, n. 28, 2020.

SALEM, T. et al. “Psychoeducational and skill-building interventions for emotion dysregulation”. Child and Adolescent Psychiatric Clinics, vol. 30, n. 3, 2021.

SANTI, L. J.; RIBEIRO, V. M. M. “Overview of Domestic Violence and Workplace Disparities: An Analysis of the Film We Still Have Tomorrow (2023)”. Open Journal of Social Sciences, vol. 12, n. 9, 2024.

SCREMIN, G.; BORBA CALEGARI, R. F.; CANTO-DOROW, T. S. “Sentimento de pertencimento a um lugar: filme “Divertida Mente” e a proposta de círculo dialógico”. Disciplinarum Scientia| Ciências Humanas, vol. 25, n. 1, 2024.

SIEGEL, D. J. Cérebro do Adolescente: O Grande Potencial, a Coragem e a Criatividade da Mente dos 12 aos 24 anos. São Paulo: Editora nVersos, 2021.

SINARAWERDHI, I. G. A. I.; UTAMI, N. M. V. “Dealing with Emotions in ‘Inside Out’ movie: Moral, Value, Analysis. Elysian Journal: English Literature, Linguistics, and Translation Studies, vol. 3, n. 3, 2023.

SOUZA, C.; SILVA, D. N. H. “Adolescência em debate: Contribuições teóricas à luz da perspectiva histórico-cultural”. Psicologia em Estudo, vol. 23, 2018.

UNICEF. et al. Annual Report 2020: Turning research into action for children and young people. New York: UNICEF, 2021.

VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Editora Papirus, 2012.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: A. Machado Libros S.A., 2014.

VURAL, B. S.; YAYCI, L. “Investigation of the Effectiveness of the Anger Management Skills Psychoeducation Program for High School Students Based on Cognitive Behavioral Therapy”. European Journal of Alternative Education Studies, vol. 8, n. 4, 2023.

WALKER, M. P. “Sleep, memory and emotion”. Progress in brain research, vol. 185, 2010.