DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
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Resumo
Este artigo aborda sobre motivação, avaliação e construção dos sentidos na Educação Básica, que tem sido discutida com singular relevância no presente, dadas as determinações normativas e reformas educacionais vigentes. Objetiva trazer a reflexão sobre a necessidade de formar docentes que possam repensar o cotidiano escolar, norteando a ação pedagógica por concepções e premissas que permitam escolhas e opções adequadas ao contexto. Especificamente, visa destacar a relevância da motivação e construção de sentidos para os estudos, a valorização dos conhecimentos prévios, a necessidade de escuta ativa como uma possibilidade de reconhecimento das diferenças individuais de ensino e aprendizagem. Justifica-se, este estudo, para responder à questão: como os docentes podem influenciar a motivação na aprendizagem diante das diversas distrações do mundo contemporâneo? Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica na abordagem empírica, caracterizada por uma natureza exploratória. O instrumento para coleta de dados utiliza entrevista semiestruturada. Nos resultados se verifica uma emergente construção de avaliação como ferramenta motivadora pedagógica com intencionalidade, consciência dos limites, potencialidades pessoais e coletivos e valorização das pessoas. Conclui-se que os professores motivados e com formação pautada em novas ações pedagógicas possibilitam uma aprendizagem mais significativa na construção de sentidos de acordo com a dinâmica de sala de aula.
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