MODELO DE QUATRO FASES DE DESENVOLVIMENTO DE INTERESSE: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA ESCALA

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Lillian Gilz Martins
Luiz Clement

Resumo

Este estudo apresenta os procedimentos relativos à elaboração e busca de evidências de validade psicométrica da Escala de Medida de Interesse. O instrumento foi elaborado na forma de escala Likert para mensurar o desenvolvimento do interesse pelas atividades didáticas realizadas nas aulas de matemática e pela matemática em si, a partir do Modelo de Quatro Fases de Desenvolvimento de Interesse. A escala foi aplicada a uma amostra composta por 583 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas estaduais de Santa Catarina. Foram realizadas as seguintes análises estatísticas: análise fatorial, com extração dos componentes principais; análises de consistência interna; estatísticas descritivas e correlação de Pearson. A estrutura encontrada para a escala constitui-se por quatro fatores representativos: Fator 1- Interesse Situacional Despertado α=0,89; Fator 2- Interesse Individual Emergente α=0,88; Fator 3- Interesse Situacional Mantido α=0,88; Fator 4- Interesse Individual Bem Desenvolvido α=0,85, os quais explicam 51,81% da variabilidade dos dados. Deste modo, conclui-se que os resultados obtidos fornecem evidências de validade psicométrica para a escala proposta e comprovam que ela é confiável e apta para ser utilizada em futuras investigações que se propõe a medir o desenvolvimento do interesse de estudantes.

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Como Citar
MARTINS, L. G.; CLEMENT, L. . MODELO DE QUATRO FASES DE DESENVOLVIMENTO DE INTERESSE: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA ESCALA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 53, p. 115–136, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11377240. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/4275. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Lillian Gilz Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

 

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