MODELO DE QUATRO FASES DE DESENVOLVIMENTO DE INTERESSE: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA ESCALA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lillian Gilz Martins
Luiz Clement

Resumo

Este estudo apresenta os procedimentos relativos à elaboração e busca de evidências de validade psicométrica da Escala de Medida de Interesse. O instrumento foi elaborado na forma de escala Likert para mensurar o desenvolvimento do interesse pelas atividades didáticas realizadas nas aulas de matemática e pela matemática em si, a partir do Modelo de Quatro Fases de Desenvolvimento de Interesse. A escala foi aplicada a uma amostra composta por 583 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas estaduais de Santa Catarina. Foram realizadas as seguintes análises estatísticas: análise fatorial, com extração dos componentes principais; análises de consistência interna; estatísticas descritivas e correlação de Pearson. A estrutura encontrada para a escala constitui-se por quatro fatores representativos: Fator 1- Interesse Situacional Despertado α=0,89; Fator 2- Interesse Individual Emergente α=0,88; Fator 3- Interesse Situacional Mantido α=0,88; Fator 4- Interesse Individual Bem Desenvolvido α=0,85, os quais explicam 51,81% da variabilidade dos dados. Deste modo, conclui-se que os resultados obtidos fornecem evidências de validade psicométrica para a escala proposta e comprovam que ela é confiável e apta para ser utilizada em futuras investigações que se propõe a medir o desenvolvimento do interesse de estudantes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MARTINS, L. G.; CLEMENT, L. . MODELO DE QUATRO FASES DE DESENVOLVIMENTO DE INTERESSE: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA ESCALA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 53, p. 115–136, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11377240. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/4275. Acesso em: 30 jun. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Lillian Gilz Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

 

Referências

AINLEY, M.; HIDI, S.; BERNDORFF, D. “Interest, learning, and the psychological processes that mediate their relationship”. Journal of Educational Psychology, vol. 94, n. 3, 2002.

AINLEY, M.; HILLMAN, K.; HIDI, S. “Gender and interest processes in response to literary texts: Situational and individual interest”. Learning and Instruction, vol. 12, n. 4, 2002.

BERGIN, D. A. “Influences on classroom interest”. Educational Psychologist, vol. 34, n. 2, 1999.

CARMINATTI, N.; CLEMENT, L. “Evidências de validade de uma escala para medir o engajamento e o interesse de alunos em aulas de física”. Revista Elétronica de Investigación em Educación en Ciencias, vol.13, n.1, 2018.

CHEN, A.; DARST, P. W; PANGRAZI, R. P. “An examination of situational interest and its sources”. British Journal of Educational Psychology, vol. 71, n. 3, 2001.

CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Editora Penso, 2021

DAHL, T. I.; NIERENBERG, E. “Here’s the TRIQ: The Tromsø Interest Questionnaire Based on the Four-Phase Model of Interest Development”. Frontiers in Education, vol. 6, 2021.

FRENZEL, A. C. et al. “Beyond quantitative decline: Conceptual shifts in adolescents' development of interest in mathematics”. Developmental Psychology, vol. 48, n. 4, 2012.

HAIR, J. F. JR. et al. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Editora Bookman, 2009.

HIDI, S. “Interest and Its Contribution as a Mental Resource for Learning”. Review of Educational Research, vol. 60, n. 4, 1990.

HIDI, S. “Interest: A unique motivational variable”. Educational Research Review, vol. 1, n. 2, 2006.

HIDI, S.; RENNINGER, K. A. “The four-phase model of interest development”. Educational Psychologist, vol. 41, n. 2, 2006.

KLINE, P. An easy guide to factor analysis. New York: Routledge, 1994

KRAPP, A. “An educational–psychological conceptualisation of interest”. International Journal for Educational and Vocational Guidance, vol. 7, n. 1, 2007.

KRAPP, A. “Interest, Motivation and Learning: An Educational-Psychological Perspective”. European Journal of Psychology of Education, vol. 14, n. 1, 1999.

KRAPP, A. “Structural and dynamic aspects of interest development: theoretical considerations from an ontogenetic perspective”. Learning and Instruction, vol.12, n. 4, 2002.

LINNENBRINK-GARCIA, L. et al. “Measuring situational interest in academic domains”. Educational and Psychological Measurement, vol. 70, n. 4, 2010.

MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Análise Fatorial. Brasília: Enap, 2019.

PASQUALI, L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.

POTVIN, P.; HASNI, A. “Analysis of the Decline in Interest Towards School Science and Technology from Grades 5 Through 11”. Journal of Science Education and Technology, vol. 23, 2014.

RENNINGER, K. A.; BACHRACH, E. J.; HIDI, S. “Triggering and maintaining interest in early phases of interest development”. Learning, Culture and Social Interaction, vol. 23, n. 3, 2018.

RENNINGER, K. A.; HIDI, S. “Interest development, self-related information processing, and practice”. Theory Into Practice, vol. 61, n. 1, 2022.

RENNINGER, K. A.; HIDI, S. “Revisiting the conceptualization, measurement, and generation of interest”. Educational Psychologist, vol. 46, n. 3, 2011.

RENNINGER, K. A.; HIDI, S. “To Level the Playing Field, Develop Interest”. Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, vol. 7, n. 1, 2020.

RENNINGER, K. A.; HIDI, S.; KRAPP, A. The Role of Interest in Learning and Development. London: Psychology Press, 1992.

RENNINGER, K.A.; HIDI, S. The Power of Interest for Motivation and Engagement. London: Routledge, 2017.

ROTGANS, J. I. “Validation Study of a General Subject-matter Interest Measure: The Individual Interest Questionnaire (IIQ)”. Health Professions Education, vol. 1, n. 1, 2015.

ROTGANS, J. I.; SCHMIDT, H. G. “The role of teachers in facilitating situational interest in an active-learning classroom”. Teaching and Teacher Education, vol. 27, n. 1, 2011.

ROURE C.; LENTILLON-KAESTNER V.; PASCO D. “Students' individual interest in physical education: Development and validation of a questionnaire”. Scandinavian Journal Psychology, vol. 62, n. 1, 2021.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.

SILVA, M. M. et al. “Engajamento e Satisfação Estudantil em Cálculo Diferencial e Integral 1: Foco na Adaptação e Validação de um Instrumento de Coleta de Dados”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 40, 2023.

SILVIA, P. J. “What Is Interesting? Exploring the Appraisal Structure of Interest”. Emotion, vol. 5, n. 1, 2005.

SILVIA, P. J. Exploring the psychology of interest. New York: Oxford University Press, 2006.

STEIDTMANN, L.; KLEICKMANN, T.; STEFFENSKY, M. “Declining interest in science in lower secondary school classes: Quasi-experimental and longitudinal evidence on the role of teaching and teaching quality”. Journal of Research in Science Teaching, vol. 60, n. 1, 2022.

TOREZIN, F. R. O Conceito de Interesse na Educação Brasileira: Um estudo em livros-texto e periódicos (Dissertação de Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade). São Paulo: PUCSP, 2006.

WININGER, S. R. et al. “Development of a Student Interest in Mathematics Scale for Gifted and Talented Programming Identification”. Journal of Advanced Academics, vol. 25, n. 4, 2014.