ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

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Anna Augusta Sampaio de Oliveira

Resumo

Esse estudo teve como objetivo geral mapear e analisar a organização do ensino remoto emergencial e as estratégias didáticas exercidas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e, caracterizar de forma mais específica como essas ações se concretizaram em relação ao público da educação especial e o  uso de tecnologia assistiva. Como forma de coleta de dados foi usado um questionário on-line, por meio do Google Forms, disponibilizado para professores desses níveis de ensino e do atendimento educacional especializado, das redes estaduais e municipais de ensino. Foram respondentes 520 professores, de 15 estados brasileiros. A análise dos dados foi realizada numa abordagem quanti-qualitativa, com a utilização das ferramentas do Google Suite e Software Atlas.ti, versão 24. Os resultados corroboram com dados da literatura sobre o acirramento da desigualde socio-educacional no acesso à rede de internet e equipamentos eletrônicos e pode identificar o despreparo tecnológico da educação brasileira em relação ao acesso, uso e ao hábito de utilização dessas ferramentas como instrumento de aprendizagem e a falta de planejamento institucional das redes de ensino sobre as ações pedagógicas. Em relação ao público da educação especial observou-se as mesmas dificuldades gerais, acentuadas pela ausência dos recursos necessários para responder às condições específicas de tais alunos, como o desconhecimento ou a falta de acesso à tecnologia assistiva, a adequações de materiais no geral e, especificamente, em relação à Libras. Conforme os professores o problema se acentua na Educação Infantil e na área do Transtorno do Espectro Autista. O estudo possibilitou identificar que foram usadas predominantemente atividades assíncronas, o que demandou a necessidade de apoio e orientação às famílias.

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Como Citar
OLIVEIRA, A. A. S. de . ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 52, p. 531–561, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11177512. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/4127. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Artigos

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