ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Anna Augusta Sampaio de Oliveira

Resumo

Esse estudo teve como objetivo geral mapear e analisar a organização do ensino remoto emergencial e as estratégias didáticas exercidas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e, caracterizar de forma mais específica como essas ações se concretizaram em relação ao público da educação especial e o  uso de tecnologia assistiva. Como forma de coleta de dados foi usado um questionário on-line, por meio do Google Forms, disponibilizado para professores desses níveis de ensino e do atendimento educacional especializado, das redes estaduais e municipais de ensino. Foram respondentes 520 professores, de 15 estados brasileiros. A análise dos dados foi realizada numa abordagem quanti-qualitativa, com a utilização das ferramentas do Google Suite e Software Atlas.ti, versão 24. Os resultados corroboram com dados da literatura sobre o acirramento da desigualde socio-educacional no acesso à rede de internet e equipamentos eletrônicos e pode identificar o despreparo tecnológico da educação brasileira em relação ao acesso, uso e ao hábito de utilização dessas ferramentas como instrumento de aprendizagem e a falta de planejamento institucional das redes de ensino sobre as ações pedagógicas. Em relação ao público da educação especial observou-se as mesmas dificuldades gerais, acentuadas pela ausência dos recursos necessários para responder às condições específicas de tais alunos, como o desconhecimento ou a falta de acesso à tecnologia assistiva, a adequações de materiais no geral e, especificamente, em relação à Libras. Conforme os professores o problema se acentua na Educação Infantil e na área do Transtorno do Espectro Autista. O estudo possibilitou identificar que foram usadas predominantemente atividades assíncronas, o que demandou a necessidade de apoio e orientação às famílias.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, A. A. S. de . ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 52, p. 531–561, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11177512. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/4127. Acesso em: 29 jun. 2024.
Seção
Artigos

Referências

AKBULUT, S. E.; SADIK, F. “Analysis of Primary School Teachers’ Distance Education Practices during the Covid-19 Pandemic in the Context of Classroom Management”. European Journal of Educational Sciences, vol. 10, n. 2, 2023.

ALARCÃO, I. “Educação na pandemia e no pós-pandemia”. Docent Discunt, vol. 2, n. 1, 2021.

ALBUQUERQUE, L. F. S. et al. “Os impactos da exclusão digital na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental l”. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, vol. 16, n. 16, 2021.

ALENEZI, E. et al. “The Sudden Shift to Distance Learning: Challenges Facing Teachers”. Journal of Education and Learning, vol. 11, n. 3, 2022.

ALIYYAH, R. R. et al. “Perceptions of elementary school teachers towards the implementation of the independent curriculum during the COVID 19pandemic.” Journal of Education and E-Learning Research, vol. 10, n. 2, 2023.

ALOMYAN, H.; ALELAIMAT, A. “Employing ICTs in kindergartens in remote areas of Jordan: Teachers’ perspectives on the use, importance and challenges.” European Journal of Educational Research, vol. 10, n. 4, 2021

ANTUNES, J. M. F. “Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia?” Revista Prospectus, vol. 2, n. 1, 2020.

BALBINO, E. S. et al. “Pandemia, educação e deficiência: narrativas de pais e professores”. Diversitas Journal, vol. 7, n. 4, 2022.

BONOTO, R. et al. “Oportunidades de aprendizagem com apoio da Comunicação aumentativa e alternativa em tempos de Covid-19”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, vol. 15, n. 4, 2021.

BRASIL. Lei n. 14.254, de 30 de novembro de 2021. Brasília: Planalto, 2021. Disponível em: . Acesso em 12/04/2024.

BRASIL. Parecer n. 05, de 19 de maio de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: . Acesso em 12/04/2024.

BUSAAD, Y.; ALNAIM, M. “Parents’ perceptions regarding the effects of COVID-19 on their children with and without disabilities”. International Journal of Instruction, vol. 14, n. 4, 2021.

CAHAPAY, M. B. et al. “Instructional Development for Distance Education amid COVID-19 Crisis in the Philippines: Challenges and Innovations of Kindergarten Teachers”. Asian Journal of Distance Education, vol. 16, n. 2, 2021

CAMACHO, A. C. L. F. et al. “Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de Covid-19”. Research, Society and Development, vol. 9, n. 7, 2020.

CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. “Educação a Distância na crise Covid-19: um relato de experiência”. Research, Society and Development, vol. 9, n. 6, 2020.

CHENG, X. “Challenges of 'School’s Out, But Class’s On' to School Education: Practical Exploration of Chinese Schools during the Covid-19 Pandemic”. Science Insights Education Frontiers, vol. 5, n. 2, 2020.

CONNER, C. et al. “Conducting oral and written language adapted tele-assessments with early elementary-age children with autism spectrum disorder”. Autism and Developmental Language Impairments, vol. 7, 2022

COPERTARI, S. “Virtualización de la educación en tiempos de pandemia”. Revista Científica Educ@ção, vol. 4, n. 7, 2020.

COSTA-RENDERS, E. C. et al. “O ensino remoto e a educação inclusiva: aproximações com o Desenho Universal para Aprendizagem”. Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 15, 2022

CUNHA, M. B. “A exclusão digital no Brasil e seus reflexos no acesso à informação”. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, vol. 14, n. 2, 2021.

DIAS, G. N. et al. “Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará-Brasil: obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19(Sars-Cov-2)”. Brazilian Journal of Development, vol. 6, n. 6, 2020.

ESPER, M. V. et al. “Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19”. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 28, 2022.

FERRONATTO, E. T. T.; SANTOS, H. T. “Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia”. Devir Educação [2021]. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. São Paulo: FCC, 2020.

GROBLER, A. “Plans and Interventions of South African Grade 1 Educators During the 2020 Lockdown”. Research in Social Sciences and Technology, vol. 6, n. 3, 2021.

GÜLLÜHAN, N. U.; BEKIROĞLU, D. “Life Study Lessons in The Process of Distance Education: A Case Study on The Opinions of Primary School Students”. Mimbar Sekolah Dasar, vol. 10, n. 1, 2023.

HALLWASS, L. C. L.; BREDOW, V. H. “WhatsApp como ambiente de interação social e aprendizagens durante o ensino remoto emergencial”. Revista Educação e Emancipação, vol. 14, n. 2, 2021.

HONORATO, R. F. et al. “Negando políticas de morte e currículos da educação (de tempo) integral”. Communitas, vol. 6, n. 13, 2022.

ILTER, İ.; IZGAR, G. “Elementary School Teachers' Experiences of Distance Education during the COVID-19 Pandemic in Turkey”. i.e.: inquiry in education. Vol. 14, n.1, 2022.

INSTITUTO RODRIGO MENDES. Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da Covid-19: Um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais. São Paulo: IRM, 2020.

KADIR, R. “Online Teaching and Learning at Primary School During COVID-19 Pandemic: Exploring Parents and Teachers’ Voices”. International Journal of Asian Education, vol. 3, n. 1, 2022.

KALMAN, M. et al. “A qualitative study of home learning during the Covid-19 pandemic in Turkey: A focus on home environments”. Issues in Educational Research, vol. 33, n. 2, 2023.

KELEŞ, O.; ÖZBEY E.Z. “Families with special needs children in Turkey during the Covid-19 pandemic”. International Online Journal of Education and Teaching, vol. 9, n. 1, 2022

KOHAN, W. O. “Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica”. Práxis Educativa, vol. 15, 2020.

LESTARI, S. et al. “Learning adaptation during the COVID-19 pandemic in Muhammadiyah inclusion schools”. Journal of Education and Learning, vol. 15, n. 2, 2021.

LIM, S. et al. “Teaching in the Era of COVID-19: From Narratives of a 25 Years of Experienced In-Service Korean Elementary School Teacher”. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, vol. 17, n. 12, 2021.

LIN, M. et al. “Implementation of E-Learning in New Taipei City During COVID-19”. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, vol. 18, n. 4, 2022.

MACKATIANI, C. I. et al. “Coronavirus Era: Implications for Reconceptualization of Curriculum Delivery in Kenyan Primary and Secondary Schools”. World Journal of Education, vol. 12, n. 3; 2022.

MANOWALUILOU, N.; THANARACHATAPHOOM, T.” Digital Frontiers: Investigating the Impact of Online Teaching Engagement on Thai Teachers’ Self-Efficacy and Burnout amid the Covid-19 Pandemic”. International Education Studies, vol. 16, n. 6; 2023.

MARYANI, I. et al. “Technology Readiness and Learning Outcomes of Elementary School Students during Online Learning in the New Normal Era”. Pegem Journal of Education and Instruction, vol. 13, n. 2, 2023.

MERCIECA, D. et al. “TeachersWorking in Special Schools in Scotland Acting with PracticalWisdom: Supporting Children with Additional Needs in COVID-19 Lockdown”. Education Sciences, vol. 11, 2021.

MIKOVA, J. “Selected risks of cyberspace in the transition of pupils to distance learning in Czech Republic”. Pegem Journal of Education and Instruction, vol. 13, n. 4, 2023.

MINIC, J. et al. “When I'm not at school” - fifth graders' perspectives on the advantages and disadvantages of online instruction”. Journal of Educational Sciences, vol. 47, 2023.

MOLINA-TORRES, M.P. “Flipped classroom to teach digital skills during COVID-19”. Journal of Technology and Science Education, vol.14, n.1, 2024.

MOODLEY, C. et al. “Learning at home for Grade 1 learners in disadvantaged communities: Insights from the Sandbox@ Home COVID-19-response intervention”. South African Journal of Childhood Education, vol. 12, n. 1, 2022.

NGWACHO, G.A. “Reimaging of Basic Education; Panacea for Catalyzing Change for Inclusion and Access during Pandemics”. International Journal of Educational Administration and Policy Studies, vol. 15, n. 1, 2023

OGAWA, M. T. “Desafios enfrentados pelos docentes em tempos de pandemia: um olhar sobre a precarização do ensino híbrido e remoto”. Eventos Pedagógicos, vol. 14, n. 2, 2023.

PEREIRA, A. J. et al. “Biopolítica e educação: os impactos da pandemia de Covid-19 nas escolas públicas”. Revista Augustus, vol. 25, n. 51, 2020.

PEREIRA, H. P. et al. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol.3, n.9, 2020.

POLYMILI, A. “Distance learning in primary education in Greece in the midst of Covid-19”. International Online Journal of Primary Education, vol. 10, n. 2, 2021.

QUEIROZ, F. M. M. G.; MELO, M. H. S. “Atuação dos professores de Atendimento Educacional Especializado junto aos estudantes com deficiência durante a pandemia do Covid-19”. Revista Educação Especial, vol. 34, 2021.

RENSBURG, J. V. M.; CLASQUIN-JOHNSON, M. G. “Parental involvement in the case of primary school children with autism during COVID-19”. South African Journal of Childhood Education, vol. 13, n. 1, 2023,

RIBEIRO, A. E. “Improviso, ensaio e expansão: reflexões sobre escola e educação pós-pandemia”. A Cor das Letras, vol. 23, n. 3, 2022.

RIBEIRO, E. B. V.; COSTA, S. K. H. T. “Reflexões acerca dos desafios do trabalho remoto nas salas de recursos multifuncionais durante a pandemia de Covid-19”. Revista Alterjor, vol. 26, n. 2, 2022.

RIETJENS, B. V. et al. “Síndrome de Burnout no ensino remoto: repercussões na saúde física e mental de docentes e gestores”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 17, n. 49, 2024.

ROCHA, G. F. S.; VIEIRA, M. F. “Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota”. Dialogia, n. 39, 2021.

RODRIGUEZ, J. R. et al. “Materiales didácticos digitales y coronavirus en tiempos de confinamiento en el contexto español”. Práxis Educativa, vol. 15, 2020 .

RUBIO-GAVIRIA, D. “Crisis de la educación: el constructivismo neoliberal. Notas en contextos de pandemia”. Práxis Educativa, vol. 15, 2020.

RUSSO, K.; MAGNAN, M. O.; SOARES, R. “A pandemia que amplia as desigualdades: a Covid-19 e o sistema educativo de Quebec/Canadá”. Práxis Educativa, vol. 15, 2020.

SAMPAIO, R. M. “Teaching and literacy practices in Covid-19 pandemic times”. Research, Society and Development, vol. 9, n. 7, 2020

SANTOS, F. F. et al. “As condições de trabalho dos professores da Educação Básica no Ensino Remoto Emergencial: breve análise de pesquisas”. Educação em Foco, n. 45, 2022.

SAPUCAIA, A. R. R. et al. “Mediação de ensino por meio do aplicativo WhatsApp: reflexões pibidianas”. Diversitas Journal, vol. 7, n. 3, 2022.

SENHORAS, E. M. “Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.

SENHORAS, E. M. “O campo de poder das vacinas na pandemia da Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 18, 2021.

SEREN, M. “Primary school students' views on online education”. International Journal of Curriculum and Instruction, vol. 14, n. 1, 2022.

SHEPEARD, S. Teachers’ perceptions of challenges and teacher effectiveness in providing inclusion support for k-5 students withdisabilities during emergency remote teaching (Doctor of Education in Educational Leadership). Mississippi. William Carey University, 2022.

SHIMAZAKI, E. M.; MENEGASSI, R. J.; FELLINI, D. G. N. “Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia”. Práxis Educativa, vol. 15, 2020.

SIHOMBING, A. A. “Merdeka Belajar in an Online Learning during The Covid-19 Outbreak: Concept and Implementation”. Asian Journal of University Education, vol. 17, n. 4, 2021.

SILVA SOBRAL, D. A. P. et al. “O ensino remoto na educação infantil: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia”. Diversitas Journal, vol. 7, n. 3, 2022.

SPANN, E. et al. “Supports and Empowerment for Families of Children with Extensive Support Needs Throughout the COVID-19 Pandemic”. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, vol. 48. n. 3, 2023.

STARCKS, A. “Serving students with disabilities in K-12 online learning: daily practices of special educators during the COVID-19 pandemic”. Distance Education, vol. 43, n. 4, 2022.

TAIMUR, S. et al. “Exploring Teachers’ Perception on Successes and Challenges Associated with Digital Teaching Practice During COVID-19 Pandemic School Closures”. Pedagogical Research, vol. 6, n. 4, 2021.

TORRES, J. P.; BORGES, A. A. P. “Educação especial e a Covid-19: o exercício da docência via atividades remotas”. Retratos da Escola, vol. 14, n. 30, 2021.

U.S. DEPARTMENT OF EDUCATION. “Evidence-Based and Promising Practices to Support Continuity of Learning for Students With Disabilities”. ERIC [2020]. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2023.

ÜNALAN, S.; DEMIRCI, T. “Examination of Gifted Students’ Opinions on Coronavirus and Pandemic”. Shanlax International Journal of Education, vol. 11, n. 1, 2023.

UYSAL, D. “Emergency Distance Education Experience Of Primary School Teachers Teaching First- Grade Students”. International Journal of Progressive Education, vol. 17, n. 3, 2021.

VYGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

VYGOTSKI, L. S. Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2004.

YNON, G. C. et al. “Professional Crisis or Temporary Burnout? Teacher’s Experiences Towards the End of the Covid-19 Pandemic”. International Education Studies, vol. 16, n. 2, 2023.