AUTOCOMPAIXÃO E DISLEXIA EM UNIVERSITÁRIOS: HISTÓRIA DE LEITURA, AUTOEFICÁCIA E ANSIEDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mara Dantas Pereira
Luciana Karine de Souza
Joilson Pereira da Silva

Resumo

As dificuldades de leitura geralmente levam a fortes julgamentos autocríticos e o sentimento de culpa em estudantes universitários que apresentam sinais de dislexia em sala de aula. Com efeito, estes alunos podem apresentar baixa autoeficácia na formação superior e sintomas de ansiedade. Nesse contexto, a autocompaixão desempenha um papel importante na promoção de maior autoeficácia e menor ansiedade, o que pode resultar em uma maior aceitação e gerenciamento das dificuldades de leitura oriundas da dislexia. A fim de contribuir com o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema, bem como planos de ação em universidades, este estudo teve como objetivo investigar as relações entre as facetas da autocompaixão, história de leitura, fatores da autoeficácia na formação superior e ansiedade em uma amostra de estudantes universitários com suspeita de dislexia. Tratou-se de um estudo inferencial-descritivo de corte transversal e abordagem quantitativa, com uma amostra de 303 universitários, sendo a média de idade de 21,4 anos e 64% do sexo feminino. Os participantes foram avaliados através de um questionário on-line, abrangendo informações sociodemográficas, pontuações das Escalas de Autocompaixão e de Autoeficácia na Formação Superior, além da subescala de ansiedade da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, e respostas de um questionário de História de Leitura. As hipóteses foram testadas por estatísticas descritivas e os testes Mann-Whitney, d de Cohen, Eta Squared, Tau-b de Kendall, Análise de Componentes Principais e Regressões Lineares Múltiplas. Como resultado, quatro das cinco hipóteses se confirmaram e outra parcialmente. Destaca-se que os universitários apresentaram risco para dislexia no grau leve e ansiedade. Houve diferenças entre a presença de autocompaixão, história de leitura e ansiedade de acordo com o sexo. Foram obtidas correlações significativas entre autocompaixão e autoeficácia na formação superior – positivas fracas – e entre autocompaixão, história de leitura e ansiedade – negativas moderadas e fracas. A análise de regressão múltipla mostrou que autocompaixão pode ser preditora de história de leitura, autoeficácia na formação superior e ansiedade. Este estudo revelou a importância do construto positivo autocompaixão em prol do bem-estar mental de alunos suspeitos de dislexia. Conclui-se que é preciso promover o cultivo da autocompaixão na universidade. Tal olhar pode contribuir com conteúdos diferenciados para a proposição de ações, intervenções e políticas públicas de atendimento a universitários suspeitos de dislexia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PEREIRA, M. D. .; SOUZA, L. K. de; SILVA, J. P. da. AUTOCOMPAIXÃO E DISLEXIA EM UNIVERSITÁRIOS: HISTÓRIA DE LEITURA, AUTOEFICÁCIA E ANSIEDADE: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 52, p. 358–379, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11168822. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/4074. Acesso em: 29 jun. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ABBOTT-JONES, A. “A Mixed Method Study Focusing on Adult Dyslexic Higher Education Students and their Experiences with Anxiety and Coping”. International Journal of Educational and Pedagogical Sciences, vol. 16, n. 3, 2022.

APA - American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. Porto Alegre: Editora Artmed, 2023.

BANDURA, A. “Self-efficacy: Toward a unifying theory of behavioral change”. Psychological Review, vol. 84, n. 2, 1977.

BOTEGA, N. J. et al. “Transtornos do humor em enfermaria de clínica médica e validação de escala de medida (HAD) de ansiedade e depressão”. Revista de Saúde Pública, vol. 29, 1995.

BUNDOCK, K. et al. “Teaching Rate of Change and Problem Solving to High School Students With High Incidence Disabilities at Tier 3”. Learning Disability Quarterly, vol. 44, n. 1, 2021.

ÇAĞIŞ, Z. G.; YILDIRIM, M. “Self-Compassion in Students. Theoretical Background, Practices, and Positive Outcomes”. In: ARSLAN, G.; YILDIRIM, M. (eds.). Handbook of Positive School Psychology. Evidence-Based Strategies for Youth Well-Being. Cham: Springer, 2024.

CARR, A. et al. “The evidence-base for positive psychology interventions: A mega-analysis of meta-analyses”. The Journal of Positive Psychology, vol. 19, n. 2, 2024.

DEUCHERT, E. et al. “Disability discrimination in higher education: analyzing the quality of counseling services”. Education Economics, vol. 25, n. 6, 2017.

EHRET, A. M.; JOORMANN, J.; BERKING, M. “Examining risk factors and resilience for depression: the role of self-criticism and self-compassion”. Cognition and Emotion, vol. 29, n. 8, 2015.

GUERREIRO-CASANOVA, D. C.; POLYDORO, S. A. J. “Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação”. Psicologia: Ciência e Profissão, vol. 31, 2011.

ILARIA, B. et al. “Clustering analysis of factors affecting academic career of university students with dyslexia in Italy”. Scientific Reports, vol. 12, n. 1, 2022.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Dados abertos: Educação superior. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: . Acesso em: 15/12/2024.

ISKENDER, M. “The relationship between self-compassion, self-efficacy, and belief in control over learning in Turkish university students”. Social Behavior and Personality: An International Journal, vol. 37, n. 5, 2009.

KOTERA, Y. et al. “Academic motivation of Indonesian university students: relationship with self-compassion and resilience”. Healthcare, vol. 10, n. 10, 2022.

KOTERA, Y. et al. “Mental health shame, self-compassion, and sleep in UK nursing students: full mediation of self-compassion in sleep and mental health”. Nursing Open, vol. 8, n. 3, 2021.

LABANI, S.; WADHWA, K.; ASTHANA, S. “Basic approach to data analysis and writing of results and discussion sections”. MAMC - Journal of Medical Sciences, vol. 3, n. 1, 2017.

LIAO, K. Y. H. et al. “A meta-analysis of the relation between self-compassion and self-efficacy”. Mindfulness, vol. 12, n. 8, 2021.

LIMA, F. G.; PALOSKI, L. H. “Saúde mental e estilos de ensino de professores universitários de instituições públicas e privadas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 17, n. 51, 2024.

MANAVIPOUR, D.; SAEEDIAN, Y. “The role of self-compassion and control belief about learning in university students’ self-efficacy”. Journal of Contextual Behavioral Science, vol. 5, n. 2, 2016.

MATTEUCCI, M. C.; SONCINI, A. “Self-efficacy and psychological well-being in a sample of Italian university students with and without Specific Learning Disorder”. Research in Developmental Disabilities, vol. 110, 2021.

MCCLEMENTS, D. J.; MCCLEMENTS, J.; MCCLEMENTS, I. F. “Reaching the Finish Line: Writing and Presenting Your Thesis”. In: MCCLEMENTS, D. J.; MCCLEMENTS, J.; MCCLEMENTS, I. F. (eds.). How to be a Successful Scientist: A Guide for Graduate Students, Postdocs, and Professors. Cham: Springer, 2024.

MIRZA, A. A. et al. “Depression and anxiety among medical students: a brief overview”. Advances in Medical Education and Practice, vol. 12, 2021.

MOEINI, M. et al. “The effects of self-compassion education on the self-efficacy of the clinical performance of nursing students”. Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research, vol. 24, n. 6, 2019.

MOLL, K. et al., “Economic evaluation of dyslexia intervention”. Dyslexia, vol. 1, 2022.

MURIS, P. “A protective factor against mental health problems in youths? A critical note on the assessment of self-compassion”. Journal of Child and Family Studies, vol. 25, n. 5, 2016.

NAHAK, Y.; MBATO, C. L. “Undergraduate Students’ Perceived Self-Efficacy in Academic Reading”. Language Circle: Journal of Language and Literature, vol. 16, n. 2, 2022.

NEFF, K. “Self-compassion: An alternative conceptualization of a healthy attitude toward oneself”. Self and Identity, vol. 2, n. 2, 2003a.

NEFF, K. D. “Self-compassion: Theory, method, research, and intervention”. Annual Review of Psychology, vol. 74, 2023.

NEFF, K. D. “The development and validation of a scale to measure self-compassion”. Self and Identity, vol. 2, n. 3, 2003b.

NEFF, K. D.; DAVIDSON, O. “Self-Compassion: Embracing Suffering with Kindness”. In: IVTZAN, I.; LOMAS, T. (eds.). Mindfulness in Positive Psychology. Abingdon: Routledge, 2016.

PEREIRA, M. D.; SILVA, J. B. L.; SILVA, J. P. “Avaliação de história de leitura em estudantes de uma universidade federal brasileira: fatores relacionados ao risco de dislexia”. Scielo Preprints [2022]. Disponível em: . Acesso em: 12/03/2024.

PEREIRA, M. D.; SILVA, J. P. “Autoeficácia, mindfulness e autocompaixão: possíveis interlocuções a partir da Psicologia Positiva na educação superior”. Memorandum: Memória e História em Psicologia, vol. 39, 2022.

PIOTROWSKI, C. “Editorial: Positive psychological assessment: The contribution of projective techniques”. Journal of Projective Psychology and Mental Health, vol. 31, n. 1, 2024.

POLYDORO, S. A. J.; GUERREIRO-CASANOVA, D. C. “Escala de auto-eficácia na formação superior: Construção e estudo de validação”. Avaliação Psicológica, vol. 9, n. 2, 2010.

RICHARDSON, G. “Dyslexia in Higher Education”. Educational Research and Reviews, vol. 16, n. 4, 2021.

SELIGMAN, M. E. P.; CSIKSZENTMIHALYI, M. “Positive psychology: An introduction”. American Psychologist, vol. 55, n. 1, 2000.

SELIGMAN, M. E. P.; CSIKSZENTMIHALYI, M. “Positive Psychology: An Introduction”. In: CSIKSZENTMIHALYI, M. (ed.). Flow and the Foundations of Positive Psychology: The Collected Works of Mihaly Csikszentmihalyi. Berlim: Springer Dordrecht, 2014.

SHAYWITZ, S. E. et al. “The Yale Outcome Study: outcomes for graduates with and without dyslexia”. Journal of Pediatric Neuropsychology, vol. 6, 2020.

SMEETS, E. et al. “Meeting suffering with kindness: Effects of a brief self‐compassion intervention for female college students”. Journal of Clinical Psychology, vol. 70, n. 9, 2014.

SOUSA, G. Z. P.; FUKUDA, C. C. “Inventário de florescimento no trabalho: construção e evidências de validade em amostras de trabalhadores brasileiros”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 17, n. 51, 2024.

SOUZA, L. K.; ÁVILA-SOUZA, J.; GAUER, G. “Escala de Autocompaixão”. In: HUTZ, C. S. (ed.). Avaliação em psicologia positiva: técnicas e medidas. São Paulo: Hogrefe, 2016.

SOUZA, L. K.; HUTZ, C. H. Adaptação e validação da Escala de Autocompaixão e comparações com autoestima e autoeficácia (Relatório Final de Pesquisa). Porto Alegre: UFRGS, 2013.

SOUZA, L. K.; HUTZ, C. S. “Adaptation of the Self-Compassion Scale for use in Brazil: Evidence of Construct Validity”. Trends in Psychology, vol. 24, n. 1, 2016a.

SOUZA, L. K.; HUTZ, C. S. “Escala de Autocompaixão – Como eu geralmente lido comigo em momentos difíceis”. In: HUTZ, C. S. (ed.). Avaliação em psicologia positiva: técnicas e medidas. São Paulo: Editora Hogrefe, 2016c.

SOUZA, L. K.; HUTZ, C. S. “Intervenções positivas para a valorização e o bem-estar de professores”. In: REPPOLD, C. T.; HUTZ, C. S. (eds.). Intervenções em psicologia positiva no contexto escolar e educacional. São Paulo: Editora Vetor, 2021.

SOUZA, L. K.; HUTZ, C. S. “Self-compassion in relation to self-esteem, self-efficacy and demographical aspects”. Paidéia, vol. 26, n. 64, 2016b.

SOUZA, L. K.; POLICARPO, D.; HUTZ, C. S. “Self-compassion and symptoms of stress, anxiety, and depression”. Trends in Psychology, vol. 28, 2020.

SOUZA, R. T.; MIRANDA, J. C. “Inclusão escolar no Brasil: uma análise documental”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 5, n. 13, 2021.

SOYSA, C. K.; WILCOMB, C. J. “Mindfulness, self-compassion, self-efficacy, and gender as predictors of depression, anxiety, stress, and well-being”. Mindfulness, vol. 6, 2015.

WILLOUGHBY, D. Compassion, acceptance and narrative identity in the self-regulation of learning among university students with learning disabilities (Doctoral Thesis in Philosophy in Psychology). Ontario: University of Guelph, 2017.

YARNELL, L. M. et al. “Meta-analysis of gender differences in self-compassion”. Self and Identity, vol. 14, n. 5, 2015.

YARNELL, L. M.; NEFF, K. D. “Self-compassion, interpersonal conflict resolutions, and well-being”. Self and Identity, vol. 12, n. 2, 2013.

ZEWUDE, G. T. et al. The “Impact of Internet Addiction on Mental Health: Exploring the Mediating Effects of Positive Psychological Capital in University Students”. Adolescents, vol. 4, n. 2, 2024.