ESTÁGIO DE REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO VIVENCIADO PELOS FUTUROS DOCENTES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laura Isabelle Silva Brito

Resumo

O estágio de regência é uma importante ferramenta para aproximar os futuros professores de sua profissão, na qual terão que vivenciar coisas inusitadas, se configurando de extrema importância na vida dos alunos. A pandemia da Covid-19 chegou para abalar todas as estruturas inclusive as da educação que nesse período teve que adotar as aulas remotas, dessa maneira possibilitou aos futuros docentes novas experiencias durante o estágio. Este artigo tem como objetivo mostrar a realidade enfrentada por um professor/estagiário da Universidade Estadual de Roraima, do curso de Ciências Biológicas, durante as aulas remotas no Ensino Médio em uma escola pública na zona urbana de Boa Vista- RR.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BRITO, L. I. S. ESTÁGIO DE REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO VIVENCIADO PELOS FUTUROS DOCENTES. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 7, n. 19, p. 62–68, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.5029546. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/385. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BORSSOI, B, L. “O estágio na formação docente: da teoria à prática, ação-reflexão”. Anais do 1º Simpósio Nacional de Educação / XX Semana da Pedagogia. Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2008.

CHARCZUKL, S, B. “Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: Docência em tempos de pandemia”. Educação & Realidade, vol. 45, n. 4, 2020.

CHAVEIRO, E, F. “A importância do Estágio em um Curso de Licenciatura”. Boletim Goiano Geografia, vol. 12, n. 1, 1992.

GEILSA, C, S, B. “A Importância da reflexão sobre a prática docente de ensino para a formação docente inicial em Ciências Biológicas”. Revista Ensaio, vol. 5, n. 2, 2003.

JANUARIO, G. “O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor”. Anais do II Seminário de História e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: UNICAMP, 2008.

LIBÂNEO, J, C. Didática e práticas de ensino e a abordagem da diversidade sociocultural na escola. Fortaleza: EdUECE, 2014.

MARANHÃO, R. A.; SENHORAS, E. M. “Orçamento de Guerra no enfrentamento à COVID-19: entre manobras parlamentares e batalhas políticas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 6, 2020.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. “Estágio e Docência: Diferentes concepções”. Revista Poíesis, vol. 3, n. 3, 2006.

SCHEWTSCHIK, A. “O planejamento de aula: um instrumento de garantia de aprendizagem”. Anais do IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Forteleza: EDUCERE, 2017.

SENHORAS, E. M. (org.). Ensino remoto e a pandemia de COVID-19. Boa Vista: Editora IOLE, 2021.

ZINKE, I, A.; GOMES, D. “A prática de observação e a sua importância na formação do professor de Geografia”. Anais do XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: EDUCERE, 2015.