EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA E PENSAMENTO COMPLEXO NO ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE

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Waleska Brito Nunes
Luiz Roberto Augusto Noro
Eliana Costa Guerra
Bárbara dos Santos Paulino
Maria Angela Fernandes Ferreira

Resumo

A formação na área da saúde está imersa em uma multidimensionalidade que repercute no modelo de assistência prestada. É preciso refletir acerca das práticas e currículos ofertados, entendendo-se que o pensamento complexo deve ser incentivado em todos os níveis educacionais para ampliar o conhecimento nos diferentes sentidos. Este estudo objetiva realizar uma reflexão sobre a implementação de um componente curricular em cursos da saúde de uma universidade pública federal, apresentando suas potenciais contribuições na formação profissional dos estudantes. Trata-se de um estudo de caso, exploratório e descritivo, de natureza qualitativa. Os dados foram obtidos de portfólios elaborados por estudantes de cursos da área da saúde, relatando a vivência em um componente curricular. A análise se deu pela técnica de análise de conteúdo e elucidou duas categorias: a- Estratégias educativas promotoras de uma formação libertadora e b- A problematização e o pensamento complexo enquanto norteadores para a aquisição de habilidades e competências profissionais e humanas.  Conclui-se que a inclusão de componentes curriculares embasados nos pressupostos do pensamento complexo, da educação libertadora com vivência nas comunidades, contribui para uma formação mais reflexiva e crítica acerca das realidades, o que é urgente diante das transformações cada vez mais intensas na sociedade, com permanente desigualdades e incompreensão humana que predominam na atualidade.

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Como Citar
NUNES, W. B.; NORO, L. R. A.; GUERRA, E. C.; PAULINO, B. dos S. .; FERREIRA, M. A. F. EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA E PENSAMENTO COMPLEXO NO ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 51, p. 452–473, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10938778. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3799. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
Artigos

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