CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, ENSINO RELIGIOSO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ALTERIDADE, INTERCULTURALIDADE E ABERTURA DIALOGAL
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Resumo
Este texto aborda a aplicação dos princípios epistemológicos das Ciências da Religião no Ensino Religioso não confessional, enfatizando a importância da abertura e do exercício dialogal. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta que o objeto de estudo do Ensino Religioso é o conhecimento religioso, bem como promover a interculturalidade e a ética da alteridade na prática pedagógica. O objetivo é investigar como esses princípios, alinhados às diretrizes da BNCC, podem contribuir para a formação docente em Ensino Religioso. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, de natureza qualitativa e documental, a fim de explorar essa relação. Os resultados evidenciam que a proposta da BNCC para o Ensino Religioso promove a abertura ao diálogo e um compromisso metodológico com a diversidade de culturas e religiões no ambiente escolar. Dentro desse contexto, investigamos as concepções teóricas dos conceitos de identidade e alteridade, buscando aprofundar essas categorias para sua aplicação nesse componente curricular. Identificamos caminhos que podem orientar a prática do Ensino Religioso com o propósito de promover atitudes solidárias e estimular disposições interiores para o relacionamento interpessoal. Nesse aspecto, a atitude dialogal emerge como possibilidade prática, permitindo aos educadores refletir qualitativamente com os educandos sobre a diversidade presente em seus contextos religioso e cultural. Conclui-se que a aplicação dos princípios epistemológicos das Ciências da Religião pode enriquecer a formação docente e orientar o trabalho pedagógico, promovendo o diálogo entre diferentes culturas e religiões, além de fomentar uma educação mais inclusiva e respeitosa.
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