AS CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES SOBRE NOTÍCIAS FALSAS: UM ESTUDO COM JOVENS DO ABC PAULISTA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gabriel Meleiro da Silva
Rodrigo Toledo

Resumo

Uma notícia falsa é uma narrativa com elementos jornalísticos com a função de disseminar informações falsas tendo uma capacidade de ser disseminada e afetar as perspectivas de uma sociedade. Esta pesquisa investiga como adolescentes leem, aceitam e compreendem notícias falsas, para isso foram aplicados questionários (n=78) para estudantes do ensino médio em uma escola técnica da região da Grande São Paulo, com base nas respostas dos participantes, cinco foram escolhidos para realizar um grupo de discussão virtual para discutir e refletir sobre suas experiências. Utilizamos como referencial teórico as discussões propostas por Freire e Zizek, chegou-se à conclusão de que os participantes apresentam hábitos cuidadosos para evitar e compartilhar notícias falsas, mas em contrapartida isso limita o contato deles com uma maior diversidade de notícias o que a longo prazo pode resultar em uma maior tendência para desenvolver perspectivas extremistas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA, G. M. da; TOLEDO, R. AS CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES SOBRE NOTÍCIAS FALSAS: UM ESTUDO COM JOVENS DO ABC PAULISTA . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 17, p. 23–33, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4741389. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/331. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

AMARANTE, V.; GIBRAN, S. M.; MORO, S. F. “Combate à Mediocridade na Rede: Notícias Falsas e Governança dos Algoritmos”. Percurso, vol. 1, n. 24, 2019.

BAPTISTA, C. “Digitalização, desinformação e notícias falsas: uma perspectiva histórica”. In: FIGUEIRA, J.; SANTOS, S. (orgs.). As fakes news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade: manipulação, polarização, filter bubbles. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.

CRONE, E. A.; KONIJN, E. A. “Media use and brain development during adolescence”. Nature Communications, vol. 9, n. 1, February, 2018.

FERNBACH, P. M. et al. “Political extremism is supported by an illusion of understanding”. Psychological Science, vol. 24, n. 6, April, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

MARCHI, R. “With facebook, blogs, and fake news, teens reject journalistic ´objectivity´”. Journal of Communication Inquiry, vol. 36, n. 3, October, 2012.

RECUERO, R.; GRUZD, A. “Cascatas de fake news políticas: um estudo de caso no twitter”. Galáxia - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, n. 41, maio-agosto, 2019.

SENHORAS, E. M. “COVID-19 e os padrões das relações nacionais e internacionais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020.

SHU, K. et al. “Mining disinformation and fake news: concepts, methods, and recent advancements”. In: SHU, K. et al. (org.) Disinformation, Misinformation, and Fake News in Social Media. Cham: Springer, 2020.

SOUZA, R. A. et al. “Mídias sociais: construção de narrativas de si de adolescentes”. Psicologia & Sociedade, vol. 30, junho, 2018.

ZIZEK, S. Violência: seis reflexões laterais. São Paulo: Boitempo, 2014.