ANÁLISE DA RETENÇÃO DISCENTE NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Andréia Clementino dos Santos
Quézia Raquel Ribeiro da Silva
Maria Betania Hermenegildo dos Santos

Resumo

Concomitante ao aumento do número de estudantes ingressantes no ensino superior tem ocorrido a problemática da retenção acadêmica, compreendida como a permanência do estudante no curso por um período maior que o mínimo exigido, em decorrência, dentre outras razões, das reprovações em disciplinas. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os fatores associados à retenção dos discentes dos cursos de licenciatura e bacharelado em Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus II. A pesquisa foi realizada no ano de 2023 com 15 estudantes considerados retidos nos cursos citados, ingressantes dos períodos 2015.2, 2016.2 e 2017.2 e ainda se mantinham matriculados nos cursos. Os dados foram construídos por meio de dois instrumentos: um questionário eletrônico, cuja finalidade era conhecer o perfil socioeconômico dos estudantes, e conversas individuais com os participantes para conhecermos as suas concepções sobre os fatores que os tem conduzido a situação de retidos. As conversas individuais ocorreram de forma presencial na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus II. De acordo com as análises dos dados socioeconômicos, o perfil dos estudantes considerados retidos tem como características: renda familiar de até um salário mínimo, faixa etária entre 25 e 30 anos de idade, cor branca e de sexo feminino. Com as conversas, verificamos que os fatores que têm conduzido os estudantes a uma permanência maior em seus cursos estão relacionados à necessidade de conciliar estudos e trabalho, às reprovações em diferentes disciplinas, a oferta de disciplinas exclusivamente anuais pelos cursos, o trancamento de componentes curriculares, a pandemia, problemas de saúde mental e incompreensão por parte dos professores. Portanto, reconhecemos que a retenção é uma problemática que está associada a vários fatores relacionados aos estudantes e a instituição de ensino, demandando o envolvimento de múltiplos atores na busca por soluções.

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Como Citar
SANTOS, A. C. dos . .; RIBEIRO DA SILVA, Q. R. .; SANTOS, M. B. . H. dos . ANÁLISE DA RETENÇÃO DISCENTE NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 49, p. 610–638, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10610786. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3237. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Artigos

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