IMPACTO DA COVID-19 SOBRE O E-COMMERCE DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: O CASO DO VAREJO CALÇADISTA

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Jocias Maier Zanatta
Ismael Alan Halberstadt
Cristina Anita Cassol
Flavia Luciane Scherer

Resumo

Este trabalho possui como principal objetivo analisar a forma pela qual o varejo de pequeno porte foi atingido pela pandemia da Covid-19. Para tal foi utilizada uma empresa de pequeno porte localizada no centro do Estado do Rio Grande do Sul, que já possuía inserção no e-commerce desde 2015. Foi utilizada a abordagem de estudo de caso para o alcance dos objetivos, a coleta de dados se deu por meio de informações disponíveis no portal da SEFAZ-RS, de observações in loco e entrevistas. Nota-se que com os fechamentos do comércio de rua a empresa focal obteve um considerável aumento nas vendas pelo e-commerce entre os meses de abril e julho de 2020, porém, nos meses de agosto e setembro viu suas vendas contraírem para menos da metade em relação ao ano anterior. Surge neste ponto um resultado não esperado na pesquisa: a enorme sensibilidade que a empresa possui em relação aos operadores logísticos e marketplaces que fazem com que esta empresa focal sofresse diretamente os impactos negativos provenientes de greves dos correios e políticas de rankeamento dos anúncios dentro das plataformas como o Mercado Livre e B2W.

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Como Citar
ZANATTA, J. M.; HALBERSTADT, I. A. .; CASSOL, C. A. .; SCHERER, F. L. . IMPACTO DA COVID-19 SOBRE O E-COMMERCE DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: O CASO DO VAREJO CALÇADISTA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 16, p. 84–95, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4699350. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/313. Acesso em: 7 jul. 2022.
Seção
Artigos

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