A TRANSFORMAÇÃO DE UM ESPORTE BRASILEIRO ASSOCIAÇÃO A UMA EMPRESA DE CAPITAL ABERTA: UM ESTUDO DE CASO DO IMPACTO NAS ATIVIDADES DE MARKETING EM UM CLUBE DE FUTEBOL BRASILEIRO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gabriel Faveret d’El-Rei Carvalho
Renato Dourado Cotta de Mello

Resumo

Partindo de duas perspectivas teóricas - Marketing Estratégico e Marketing Esportivo - o objetivo principal desta pesquisa é examinar a transformação de uma associação esportiva brasileira – Botafogo de Futebol e Regatas – em uma empresa de capital aberto e seu posterior impacto em suas atividades de marketing. O método de pesquisa é qualitativo, o estudo de caso, construído a partir de fontes secundárias, como relatórios financeiros, campanhas de marketing, entrevistas e cobertura da mídia que trata do design de tomadas múltiplas durante um período de três anos – de 2021 a 2023. Após isso, os dados coletados o material foi organizado em ordem cronológica, com o objetivo de identificar as mudanças ocorridas à medida que as atividades de marketing evoluíam. Por fim, os dados foram categorizados em clusters com base nos seus principais achados, dividindo-os em matrizes utilizadas para permitir a construção do caso. Os achados indicaram que essa transformação possibilitou ampliar as ações de marketing do Botafogo, especialmente no que diz respeito à utilização, com maior ênfase, de plataformas digitais. Este estudo empírico indica que essa transformação possibilitou ampliar as ações de marketing do Botafogo, especialmente quanto ao uso dessas mídias contemporâneas, com maior ênfase, o que reduziu a importância do uso das mídias tradicionais e, ao mesmo tempo, aumentou a interação do clube com seus fãs, praticamente em tempo real.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CARVALHO, G. F. d’El-R. .; MELLO, R. D. C. de . A TRANSFORMAÇÃO DE UM ESPORTE BRASILEIRO ASSOCIAÇÃO A UMA EMPRESA DE CAPITAL ABERTA: UM ESTUDO DE CASO DO IMPACTO NAS ATIVIDADES DE MARKETING EM UM CLUBE DE FUTEBOL BRASILEIRO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 48, p. 480–505, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10445497. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2953. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ABOSAG, I.; ROPER, S.; HIND, D. “Examining the relationship between brand emotion and brand extension among supporters of professional football clubs”. European Journal of Marketing, vol. 14, 2012.

AL-AZZAM, A. F.; AL-MIZEED, K. “The Effect of Digital Marketing on Purchasing Decisions: A case study in Jordan”. The Journal of Asian Finance, Economics and Business, vol. 8, n. 5, 2021.

ALI, B. J.; ANWAR, G. “Marketing Strategy: Pricing strategies and its influence on consumer purchasing decision”. International Journal of Rural Development, Environment and Health Research, vol. 5, n. 2, 2021.

AMA - American Marketing Association. “The definition of marketing what is marketing”. AMA [2017]. Disponivel em: . Acesso em: 23 out. 2022.

AYANWALE, A. B.; ALIMI, T.; AYANBIMIPE, M. A. “The Influence of Advertising on Consumer Brand Preference”. Journal of Social Sciences, vol. 10, 2005.

BALA, M.; VERMA, D. “A Critical Review of Digital Marketing”. International Journal of Management, IT and Engineering, vol. 8, n. 10, 2018.

BARONCELLI, A.; LAGO, U. “Italian Football”. Journal of Sports Economics, vol. 7, n. 1, 2006.

BARROS, D. “Botafogo aposta em junção da história com modernidade para atrair parceiros”. Globo Esporte [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

BARROS, D. “Botafogo planeja observação em favelas para captar jovens na base”. Globo Esporte [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

BAUER, H. H.; SAUER, N. E.; SCHMITT, P. “Customer-based brand equity in the team sport industry Operationalization and impact on the economic success of sport teams”. European Journal of Marketing, vol. 39, 2005.

BORDEN, N. H. “The Concept of Marketing Mix”. Science in Marketing, vol. 4, 1964.

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS. “História”. Botafogo [2020]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS. “Transparência”. Botafogo [2020]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

BUHALIS, D.; VOLCHEK, K. “Bridging marketing theory and big data analytics: The taxonomy of marketing attribution”. International Journal of Information Management, vol. 56, 2021.

CAPELO, R. “As finanças do Botafogo em 2021: no último ano do futebol com a associação civil, reorganização das contas e volta à Série A”. Globo Esporte [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

CAPELO, R. “As finanças do Goiás em 2021: com acesso à primeira divisão e reequilíbrio das contas, o clube esmeraldino volta a competir”. Globo Esporte [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 26/09/2023.

CAPELO, R. “O que é SAF? Entenda formato que mudou o futebol brasileiro”. Globo Esporte [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

CAPELO, R. “Textor expõe rachaduras na Lei da SAF e coloca ponto de interrogação não só sobre futuro do Botafogo”. Globo Esporte [2023]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

CORNWELL, T. B. et al. “The Relationship Between Major-League Sports' Official Major-League Sports' Official the Stock Prices of Sponsoring Firms”. Journal of the Academy of Marketing Science, vol. 33, n. 4, 2005.

CRF - Clube de Regatas do Flamengo. “Demonstrações Financeiras”. CRF [2021]. Disponivel em: . Acesso em: 26/09/2023.

DARMAWAN, D.; GRENIER, E. “Competitive Advantage and Service Marketing Mix”. Journal of Social Science Studies, vol. 1, 2021.

DASH, G.; KIEFER, K.; PAUL, J. “Marketing-to-Millennials: Marketing 4.0, customer satisfaction and puechase intention”. Journal of Business Research, vol. 122, 2020.

DAY, G. S.; WENSLEY, R. “Marketing Theory with a Strategic Orientation”. Journal of Marketing, vol. 47, 1983.

DOLEGA, L.; ROWE, F.; BRANAGAN, E. “Going digital? The impact of social media marketing on retail website traffic, orders and sales”. Journal of Retailing and Consumer Services, vol. 60, 2021.

DOUGLAS, S. P.; CRAIG, C. S. “The role of context in assessing international marketing opportunities”. International Marketing Review, vol. 28, 2011.

DUARTE, G.; MOREIRA, G. “Polícia Civil avança em investigação de lavagem de dinheiro sobre venda de atletas do Cruzeiro”. Globo Esporte [2021]. Disponivel em: . Acesso em: 17/09/2023.

DUNN, S. W. “Effect of National Identity on Multinational Promotional Strategy in Europe”. Journal of Marketing, vol. 40, 1976.

EISENHARDT, K. M. “Building Theories from Case Study Research”. Academy of Management Review, vol. 14, 1989.

ERLANGGA, H. et al. “Effect Of Digital Marketing And Social Media On Purchase Intention Of Smes Food Products”. Turkish Journal of Computer and Mathematics Education, vol. 12, 2021.

ESPN BRASIL. “Palmeiras ganha prêmio de melhor gestão do Brasil; Flamengo fica em 3º, atrás do Goiás”. ESPN Brasil [2018]. Disponivel em: . Acesso em: 13/09/2023.

ESPN BRASIL. “Textor quer Botafogo na Libertadores 2024 e entre os 3 melhores do país em um ano: '2025 quero um grande título'“. ESPN Brasil [2023]. Disponivel em: < www.espn.com.br>. Acesso em: 13/09/2023.

FERRAND, A.; PAGES, M. “Image Management in Sport Organisations: The Creation of Value”. European Journal of Marketing, vol. 33, 1999.

FIFA - Internationale de Football Association. “Regulations”. FIFA [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 29/09/2023.

FILO, K.; LOCK, D.; KARG, A. “Sport and social media research: A review”. Sport Management Review, vol. 18, 2015.

FOX SPORTS. “FIFA World Cup History”. Fox Sports [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

GAZETA ESPORTIVA. “Veja a situação eleitoral de 12 clubes com eleições presidenciais em 2020”. Gazeta Esportiva [2020]. Disponivel em: . Acesso em: 17/09/2023.

GAZETA PRESS. “Botafogo anuncia nova fornecedora de material esportivo”. Gazeta Esportiva [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

GHAURI, P. “Designing and Conducting Case Studies in International Business Research”. In: PIEKKARI, R.; WELCH, C. Handbook of Qualitative Research Methods for International Business. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2004.

GILLENTINE, A. “Encouraging a paradigm shift in sport management”. In: GILLENTINE, A. et al. Critical essays in sport management: Exploring and achieving a paradigm shift. Scottsdale: Holcomb Hathaway, 2012.

GLOBO ESPORTE. “Botafogo não assinará contrato de transmissão do Carioca e confirma pré-temporada nos EUA”. Globo Esporte [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

GLOBO ESPORTE. “Botafogo quita atrasos e termina o ano sem pendências com o elenco”. Globo Esporte [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

GORDON, C.; HELAL, R. “The Crisis of Brazilian Football: Perspectives for the Twenty-First Century”. The International Journal of the History of Sport, vol. 18, 2001.

GREEN, M. R. “The Impact of Social networks in the Development of a Personal Sports Brand”. Sport, Business and Management: An International Journal, vol. 6, 2016.

HEERE, B.; JAMES, J. D. “Sports Teams and Their Communities: Examining the Influence of External Group Identities on Team Identity”. Journal of Sport Management, vol. 21, 2007.

HELMS, M. M.; NIXON, J. “Exploring SWOT analysis – where are we now? A review of academic research from the last decade”. Journal of Strategy and Management, vol. 3, 2010.

HUANG, M. H.; RUST, R. T. “A strategic framework for artificial intelligence in marketing”. Journal of the Academy of Marketing Science, vol. 49, 2020.

HUBER, F. et al. “Botafogo anuncia novo patrocinador que pagará R$ 55 milhões: ‘É o maior da história do clube’”. Globo Esporte [2023]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

HUNT, S. D. “The theoretical foundations of strategic marketing and marketing strategy: foundational premises, R-A theory, three fundamental strategies, and societal welfare”. AMS Review, vol. 5, 2015.

HUTCHINS, B.; ROWE, D. “Reconfiguring Media Sport for the Online World: An Inquiry Into ‘Sports News and Digital Media’”. International Journal of Communication, vol. 4, 2010.

IG ESPORTE. “Por que o futebol brasileiro anda tão atrasado? Especialista responde”. IG Esporte [2020]. Disponivel em: . Acesso em: 27/09/2023.

KIM, D. Y.; KIM, H. Y. “Trust me, trust me not: A nuanced view of influencer marketing on social media”. Journal of Business Research, vol. 134, 2021.

KOLLMUSS, A.; AGYEMAN, J. “Mind the Gap: why do people act environmentally and what are the barriers to pro-environmental behavior?” Environmental Education Research, vol. 8, 2002.

KOTLER, P.; KELLER, L. Marketing Management. London: Pearson, 2007.

KUMAR, V.; RAMACHANDRAN, D.; KUMAR, B. “Influence of new-age technologies on marketing: A research agenda”. Journal of Business Research, vol. 125, 2021.

LANCE. “Botafogo fecha parceria para renovar frota de ônibus”. Lance [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

LANCE. “Botafogo inicia conversas com Alexandre Leitão, ex-gestor do Orlando City, para assumir cargo de CEO”. Lance [2023]. Disponivel em: . Acesso em: 22/09/2023.

LENGNICK-HALL, C. A. “Customer Contribution to Quality: A Different View of the Customer-Oriented Firm”. Academy of Management Review, vol. 21, 1996.

LI, F.; LARIMO, J.; LEONIDOU, L. C. “Social media marketing strategy: definition, conceptualization, taxonomy, validation, and future agenda”. Journal of the Academy of Marketing Science, vol. 49, 2020.

LIMA, L. A. O.; DOMINGHES JUNIOR, P. L.; GOMES, O. V. O. “Saúde Mental e Esgotamento Profissional: Um estudo Qualitativo sobre os fatores associados à síndrome de burnout entre profissionais da saúde”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 47, 2023.

MACRAE, C. The Branding Chartering Book. London: Addison-Wesley, 1996.

MALESEV, S.; CHERRY, M. “Digital and Social media Marketing - Growing market share for construction SMEs”. Construction Economics and Building, vol. 21, 2021.

MANGOLD, W. G.; FAULDS, D. J. “Social media: The new hybrid element of the promotion mix”. Business Horizons, vol. 52, 2009.

MARQUES, D. S. P.; COSTA, A. L. “Governança em clubes de futebol: um estudo comparativo de três agremiações no estado de São Paulo”. Revista de Administração, vol. 44, n. 2, 2009.

MASON, A. N.; NARCUM, J.; MASON, K. Social media marketing gains importance after Covid-19. Cogent Business and Management, vol. 8, 2021.

MATHEW, V.; SOLIMAN, M. “Does digital content marketing affect tourism consumer behavior? An extension of technology acceptance model”. Journal of Consumer Behaviour, vol. 11, 2020.

MATTOS, R. “Uol. Brasil domina metade das vagas nas fases finais da nova Libertadores”. Uol [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

MORGAN, A. N. et al. “Research in marketing strategy”. Journal of the Academy of Marketing Science, vol. 47, 2018.

O DIA. “Presidente do Botafogo, Durcesio dá detalhes sobre projeto de reforma do Nilton Santos”. O Dia [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

O DIA. “TRT aprova plano de RCE apresentado pelo Botafogo”. O Dia [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

OZANIAN, M.; TEITELBAUM, J. “The World’s 50 Most Valuable Sports Teams”. Forbes [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

PEREZ, G. “Luis Castro elogia melhorias na estrutura do Botafogo e aprova gramado sintético”. Globo Esporte [2023]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

RAUYRUEN, P.; MILLER, K. E. “B2B Services: linking service loyalty and brand equity”. Journal of Services Marketing, vol. 23, n. 3, 2009.

ROHDE, M.; BREUER, C. “The market for football club investors: a review of theory and empirical evidence from professional European football”. European Sport Management Quarterly, vol. 17, n. 3, 2017.

SANTANA, S. “Botafogo estuda e quer colocar grama sintética no Nilton Santos em 2023”. Globo Esporte [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

SANTANA, S. “Retrospectiva financeira: Botafogo paga R$ 70 milhões em dívidas e inicia planos”. Globo Esporte [2023]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

SANTANA, S. “Rota Trucks e outdoors: Botafogo faz ações para divulgar novo patrocínio pelo Rio de Janeiro”. Globo Esporte [2023]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

SANTOS FUTEBOL CLUBE. “Pelé”. Santos Futebol Clube [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE. “Conquistas”. São Paulo Futebol Clube [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

SHETH, J. “New areas of research in marketing strategy, consumer behavior, and marketing analytics: the future is bright”. Journal of Marketing Theory and Practice, vol. 29, n. 2, 2021.

SILVA, E. C.; LAS CASAS, A. “Sports Marketing Plan: An Alternative Framework for Sports Club”. International Journal of Marketing Studies, vol. 9, n. 4, 2017.

SIQUEIRA, I. “Quem são os clubes mais endividados do Brasil e qual o risco disso”. Uol [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA. “Títulos”. Sport Club Corinthians Paulista [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

STEWART, B.; SMITH, A. C.; NICHOLSON, M. “Sport Consumer Typologies: A Critical Review”. Sport Marketing Quarterly, vol. 12, 2003.

SZYMANSKI, S. “Why is Manchester United so Successful”. Business Strategy Review, vol. 9, 1998.

TISI, A. “Entenda o que é e o que muda com a Lei da SAF”. Aurum [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 23/09/2023.

TYLER, T. R. “Is the Internet Changing Social Life? It Seems the More Things Change, the More They Stay the Same”. Journal of Social Issues, vol. 58, n. 1, 2002.

UEHARA, L. et al. “Malandragem e Ginga: Socio-cultural Constraints on the development of expertise and skills in Brazilian Football. International”. Journal of Sports Science and Coaching, vol. 16, 2020.

VARGAS, M. I. R. “Determinant Factors for Small Business to Achieve Innovation, High Performance and Competitiveness: Organizational Learning and Leadership Style”. Procedia - Social and Behavioral Sciences, n. 168, 2015.

WANG, C. L. “New frontiers and future directions in interactive marketing: Inaugural Editorial”. Journal of Research in Interactive Marketing, vol. 15, n. 1, 2021.

WOODRUFF, R. B. “Customer Value: The next source for competitive advantage”. Journal of the Academy of Marketing Science, vol. 25, 1997.

XP CAPITAL. “Sobre a XP”. XP Capital [2022]. Disponivel em: . Acesso em: 05/09/2023.

YANNOPOULOS, P. “Impact of the Internet on Marketing Strategy Formulation”. International Journal of Business and Social Science, vol. 2, 2011.

YIN, R. K. Case Study Research: Design and Methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 2009.

YUN, J. H.; ROSENBERGER III, P. J.; SWEENEY, K. “Drivers of soccer fan loyalty: Australian evidence on the influence of team brand image, fan engagement, satisfaction and enduring involvement”. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, vol. 33, n. 3, 2020.

ZHANG, J. et al. “The sport industry in growing economies: critical issues and challenges”. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, vol. 19, n. 2, 2018.