PROGRAMA DE MENTORIA - CONSTRUIR DOCÊNCIA E SEUS CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INICIANTES
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Resumo
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa que tem por objetivo compreender a organização da segunda edição do Programa de Mentoria On-line da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e suas implicações para o campo da formação continuada dos professores iniciantes. O Programa foi implementado no ano de 2021 e tenciona promover interações entre professores iniciantes e mentores, com vistas ao acompanhamento formativo, pois os primeiros anos de docência são considerados complexos e podem causar desestabilidade ou, até mesmo, a desistência da profissão. A pesquisa possui abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo. Para a construção dos dados, utilizou-se a análise documental do Projeto de Extensão que implementou o referido Programa e a observação participante nos encontros de mentoria, ocorridos entre os meses de setembro a dezembro de 2022. A análise dos dados está respaldada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados demonstram que os encontros formativos aconteciam de forma dinâmica e acolhedora, as participantes trocavam conhecimentos e experiências, ao passo que construíam aprendizagens sobre a docência. Durante as observações, foi possível concluir que as relações formativas entre as professoras iniciantes e a mentora contribuíram para uma formação continuada e reflexiva, fundamentada em uma perspectiva recíproca.
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