PROGRAMA DE MENTORIA - CONSTRUIR DOCÊNCIA E SEUS CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INICIANTES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lívia de Andrade Sousa
Roselane Duarte Ferraz

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa que tem por objetivo compreender a organização da segunda edição do Programa de Mentoria On-line da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e suas implicações para o campo da formação continuada dos professores iniciantes. O Programa foi implementado no ano de 2021 e tenciona promover interações entre professores iniciantes e mentores, com vistas ao acompanhamento formativo, pois os primeiros anos de docência são considerados complexos e podem causar desestabilidade ou, até mesmo, a desistência da profissão. A pesquisa possui abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo. Para a construção dos dados, utilizou-se a análise documental do Projeto de Extensão que implementou o referido Programa e a observação participante nos encontros de mentoria, ocorridos entre os meses de setembro a dezembro de 2022. A análise dos dados está respaldada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados demonstram que os encontros formativos aconteciam de forma dinâmica e acolhedora, as participantes trocavam conhecimentos e experiências, ao passo que construíam aprendizagens sobre a docência. Durante as observações, foi possível concluir que as relações formativas entre as professoras iniciantes e a mentora contribuíram para uma formação continuada e reflexiva, fundamentada em uma perspectiva recíproca.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUSA, L. de A. .; FERRAZ, R. D. PROGRAMA DE MENTORIA - CONSTRUIR DOCÊNCIA E SEUS CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INICIANTES. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 48, p. 65–92, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10344085. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2774. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ABAKAH, E.; WIDIN, J.; AMEYAW, E. K. “Continuing Professional Development (CPD): practices among basic school teachers in the central region of Ghana”. Sage Open, vol. 12, n. 2, 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora Edições 70, 2016.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994.

BRAGA, F. M. et al. “Conversas interativas virtuais em um Programa Híbrido de Mentoria: temas tratados e abordagens adotadas de professoras experientes- mentoras”. Educação Temática Digital, vol. 22, n. 3, 2020.

CARVALHO, M. S. P. Impactos da formação docente continuada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Boa Vista: Editora IOLE, 2023.

COLAZZO-DUARTE, L.; CARDOZO-GAIBISSO, L. “Inserción profesional docente. Estudio de las percepciones de los actores involucrados en procesos de acompañamiento pedagógico durante la pandemia”. Cuaderno de Pedagogía Universitaria, vol. 18, n. 36, 2021.

CRUZ, G. B.; FARIAS, I. M. S.; HOBOLD, M. S. “Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades”. Revista Eletrônica de Educação, vol. 14, 2020.

CRUZ, L. M.; FERREIRA, L. G. “A formação stricto sensu e seus contributos para prática docente: um estudo freireano”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 42, 2023.

FERRAZ, R. D. Proximidades e distanciamentos de uma formação reflexiva: um estudo de práticas docentes desenvolvidas por formadores de professores em exercício (Tese de Doutorado em Educação). Recife: UFPE, 2016.

FERRAZ, R. D.; SOUSA, L. A. “Programa de mentoria e os impactos nas práticas pedagógicas dos professores mentores”. Anais XXI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Uberlândia: UFU, 2022.

FERREIRA, L. G. “Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes”. Acta Scientiarum. Education, vol. 39, n. 1, 2017.

FERREIRA, L. G. “Programa de mentoria on-line: uma proposta de indução a docência”. Revista de estudos em educação e diversidade, vol. 2, n. 6, 2021.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional e carreira docente brasileira: interseções e diálogos com professores da educação básica. Campinas: Editora Pontes Editores, 2023.

FERREIRA, L. G. et al. “Aprendizagem da docência na pandemia: o Programa de Mentoria On-line da UESB”. Educação e Formação, vol. 8, 2023.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002

HUBERMAN, M. “O ciclo de vida profissional dos professores”. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Editora Porto, 2000.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.

KARLBERG, M.; BEZZINA, C. “The professional development needs of beginning andexperienced teachers in four municipalities in Sweden”. Professional Development in Education, vol. 48, n. 4, 2022.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: Editora EPU, 2018.

MARCELO, C. “Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro”. Revista de Ciências da Educação, n. 8, 2009.

MARCELO, C.; MARCELO-MARTÍNEZ, P.; JÁSPEZ, J. F. “Cinco años después. Análisis retrospective de experiencias de inducción de profesores principiantes”. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, vol. 25, n. 2, 2021.

MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. “Aprender a ser mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional”. Currículo sem Fronteiras, vol. 19, 2019.

MOITA, F. M. G. S. C.; ANDRADE, F. C. B. “Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós- graduação”. Revista Brasileira de Educação, vol. 14, n. 41, 2009.

NÓVOA, A. “Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente”. Cadernos de Pesquisa, vol. 47, n. 166, 2017.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Editora Educa, 2009.

NÓVOA, A.; ALVIM. Y. C. Escola e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: Editora SEC/IAT, 2022.

OLIVEIRA, T. M. Programa de mentoria online da UESB e desenvolvimento profissional de professores da educação infantil: inserção, atuação e constituição (Dissertação de Mestrado em Educação). Vitória da Conquista: UESB, 2023.

REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P.; MIZUKAMI, M. G. N. “Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes”. Educação e Pesquisa, vol. 34, n. 1, 2008.

RINALDI, R. P. et al. “Professores iniciantes e professores ingressantes: demandas formativas dos inscritos em um programa híbrido de mentoria”. Revista Educação Unisinos, vol. 26, 2022.

RODRIGUES, R. O. Formação Continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos. Boa Vista: Editora IOLE, 2023.

SANCAR, R.; ATAL, D.; DERYAKULU, D. “A new framework for teachers’ professional development”. Teaching and Teacher Education, vol. 101, 2021.

SANTOS, J. A. “Formação de professores: breve relação do conceito de diálogo de Paulo Freire com o dialogismo bakhtiniano”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 10, n. 28, 2022.

SOUZA, A. P. G.; REALI, A. M. M. R. “Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos”. Revista Eletrônica de Educação, vol. 14, 2020.

TANTAWY, N. “Investigating Teachers’ Perceptions of the Influence of Professional Development on Teachers’ Performance and Career Progression”. Arab World English Journal, vol. 11, n. 1, 2020.

TORRES, A. F. R.; NICOLALDE, M. A. M.; MEDINA, D. A. T. “La inducción y el acompañamiento pedagógico al profesorado novel. Una oportunidad para mejorar su desempeño profesional”. Revista Educare, vol. 24, n. 3, 2020.

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Mentoria On-line abre inscrições. Itapetinga: UESB, 2022a. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2023.

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Mentoria Online – Construir Docência. Itapetinga, 2022b. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2023.

VAILLANT, D. “Análisis y reflexiones para pensarel desarrollo profesional docente continuo”. Revista Educar, vol. 50, 2014.

VAILLANT, D.; MARCELO, C.. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora da UTFPR, 2012.

VEZUB, L.; ALLIAUD, A. El acompañamiento pedagógico como estrategia de apoyo y desarrollo profesional de los docentes noveles: aportes conceptuales y operativos para un programa de apoyo a los docentes principales de Uruguay. Montevidéu: Ministerio de Cultura y Deporte, 2012.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Editora Penso, 2016.