INFÂNCIA E PANDEMIA: O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIO TEÓRICO-METODOLÓGICO NA PESQUISA COM CRIANÇAS

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Maria Lidia Bueno Fernandes
Diego Andres Barrios Diaz
Cristina Massot Madeira Coelho

Resumo

Este texto apresenta pesquisa exploratória que ocorreu em Brasília, DF, com crianças de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada, entre novembro e dezembro de 2021. A abordagem teórico-epistemológica vinculou as crianças ao território da escola, contexto afetado diretamente pelo isolamento social determinado pelo período pandêmico. Nosso estudo procurou compreender as singularidades com que as crianças conceberam, pensaram e sentiram esse período pandêmico. O estudo apresenta a processualidade da pesquisa de campo enfatizando reflexões teórico-metodológicas sobre pesquisa com crianças a partir da utilização de diversos instrumentos metodológicos, como mapas vivenciais e dinâmicas conversacionais, planejados para estabelecer diálogo aberto e dinâmico com elas a partir de brincadeiras. Cumpre destacar que as crianças se manifestaram de forma ativa e criativa no âmbito da pesquisa, o que possibilitou compreender suas percepções sobre a pandemia e sobre os múltiplos e sensíveis impactos que essa teve em suas vidas. As marcas desse período pandêmico foram percebidas pelas crianças para além da problemática dos processos biológicos, pois suas vivências nos planos social e espacial passaram a ter sentidos singulares em suas vidas.

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Como Citar
FERNANDES, M. L. B.; DIAZ, D. A. B.; COELHO, C. M. M. . INFÂNCIA E PANDEMIA: O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIO TEÓRICO-METODOLÓGICO NA PESQUISA COM CRIANÇAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 661–681, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10223670. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2742. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Ensaios

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