INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL ONLINE COM IDOSOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Resumo
A pandemia da COVID-19 e as consequentes medidas de proteção trouxeram mudanças significativas para a vida dos idosos que, sendo parte do grupo de risco para a doença, passaram a ser isolados. Tal isolamento pode ter efeitos danosos à saúde mental, sendo fator de risco para o desenvolvimento de psicopatologias. Perante tal cenário, fomos convocados a adaptar estratégias para mitigação dos efeitos psicossociais da quarentena entre os idosos. O projeto “Ô de casa: abrindo as janelas da vida” objetivou realizar uma intervenção psicossocial online com idosos participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade de uma universidade pública do Estado da Bahia. A intervenção desenvolveu atividades de fortalecimento das redes de apoio dos idosos participantes, promoção da reflexão e acolhimento, possibilitando a psicoeducação de questões de saúde mental e estimulação cognitiva. As atividades ocorreram ao longo de 29 semanas do ano de 2020. Foram realizados encontros semanais, em caráter síncrono, através de plataforma de reuniões virtuais, e atividades assíncronas duas vezes por semana através do WhatsApp. As atividades desenvolvidas abrangeram videochamadas em grupo, em que adotamos uma abordagem psicoeducativa sobre as funções cognitivas; exercícios e desafios de estimulação cognitiva; divulgações de cursos, oficinas e palestras virtuais; e o Anjo Virtual, em que cada participante recebeu o contato de outro participante, tornando-se responsável por conversar com aquela pessoa durante a semana. O compartilhamento de sentimentos, experiências e informações, bem como o suporte e fortalecimento das redes de apoio dos idosos participantes foram alguns dos resultados alcançados, sendo fatores imprescindíveis para reduzir os impactos psicossociais às pessoas em situação de vulnerabilidade e com necessidade de apoio no contexto da pandemia. A intervenção encontrou, entretanto, desafios ao ser realizada numa modalidade virtual, tanto por dificuldades de manejo das tecnologias utilizadas por parte dos idosos, quanto por características próprias do ciberespaço, o que exigiu flexibilidade no planejamento e execução das atividades, envolvendo uma experimentação dentro dos limites éticos.
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