SIGNIFICADOS DE PROFESSORES SOBRE A BRINCADEIRA E AS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DO ENSINAR E DO APRENDER
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Resumo
O presente artigo trouxe uma discussão sobre a atividade do brincar no desenvolvimento psíquico da criança. Com essa finalidade, buscamos responder a seguinte questão: Que significados sobre a brincadeira perpassam discursos e práticas de professores e quais as implicações de tais significados nos processos do ensinar e do aprender? Com a intencionalidade de responder ao questionamento, destacamos como objetivo geral de investigar os significados manifestados por professores sobre a brincadeira e as suas implicações nos processos do ensinar e do aprender. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Como método de pesquisa foi utilizada a pesquisa-ação. Para a produção dos dados utilizamos o questionário aberto por meio do Google Forms, entrevistas semiestruturadas e encontros de formação continuada. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal localizada em Balsas no Estado do Maranhão e envolveu 26 professoras que atuavam junto a turmas de crianças em idade pré-escolar. Os dados produzidos foram organizados considerando-se os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva e a interpretação foi feita com apoio teórico de autores da perspectiva histórico-cultural. Os resultados apontam que, por intermédio da brincadeira, a criança se apropria dos significados sociais, amplia sua visão de mundo e desenvolve suas funções psicológicas superiores e sua personalidade. O presente trabalho possibilitou construir reflexões sobre a necessidade e a importância de o professor de Educação Infantil conhecer e entender como ocorre o desenvolvimento psíquico da criança na perspectiva teórica Sócio-Histórico-Cultural, e o importante lugar que a brincadeira assume nos processos de desenvolvimento das funções psicológicas superiores e de apropriação da cultura.
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