ESTADO DO CONHECIMENTO: BREVE ANÁLISE DE PESQUISAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM/NA FILOSOFIA DA DIFERENÇA

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Tatiana dos Santos Costa
Rafael Christofoletti

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é uma temática que está no cerne das demandas da atualidade, tendo em vista os desequilíbrios ecológicos que o planeta enfrenta. Nesse sentido, as abordagens da EA, principalmente no contexto escolar, necessitam de experimentações que busquem mais do que anunciar as catástrofes e novas maneiras de relacionar-se com a Terra (e o que nela há). Desta forma, este trabalho trata-se de uma pesquisa do estado do conhecimento realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Plataforma CAPES, tendo como objetivo mapear as produções científicas que abordam a EA nas escolas, com professores/as e/ou catadores/as, na perspectiva da Filosofia da Diferença. Para tal, foi utilizada como metodologia a pesquisa Estado do Conhecimento, realizando as buscas com combinações de seis conjuntos de descritores, sendo selecionados 15 trabalhos após a análise dos resumos. A partir da análise e categorização dos trabalhos, verificou-se a escassez de produções no âmbito de mestrados e doutorados na região Norte do país que desenvolvessem a EA na perspectiva da Filosofia da Diferença. Considerando a análise dos resumos dos trabalhos, três foram selecionados para maior discussão. Destarte, conclui-se que as pesquisas desenvolvidas de EA com/na Filosofia da Diferença apresentam uma multiplicidade de possibilidades de construção de práticas no cotidiano escolar, haja vista que oferecem pistas para pensar/compor a EA como experimentação e/ou experiência coletiva.

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Como Citar
COSTA, T. dos S.; CHRISTOFOLETTI, R. ESTADO DO CONHECIMENTO: BREVE ANÁLISE DE PESQUISAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM/NA FILOSOFIA DA DIFERENÇA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 180–198, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10183349. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2643. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Ensaios

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