AUTENTICIDADE DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS NO AMAZONAS: O QUE DIZEM AS INFORMAÇÕES PÚBLICAS?
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Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as informações públicas relacionadas à autenticidade dos alimentos de natureza orgânica no Amazonas, de forma a identificar os recursos que garantam a veracidade desses produtos aos consumidores. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a de método indutivo, sob caráter bibliográfico-documental, com abordagem qualitativa. Foram analisados, pela vertente de Laurence Bardin (2011), seis materiais disponibilizados nos sites de órgãos norteadores na temática. A análise resultou na formulação de quatro categorias temáticas: 1) Alimentos orgânicos: informações norteadoras; 2) Certificação e comercialização dos alimentos orgânicos; 3) Fiscalização dos alimentos orgânicos; e 4) Seguridade ao consumidor. Os materiais disponibilizados pelos órgãos e legislações nacionais e estaduais sobre os alimentos orgânicos permitem apontar que o foco dos conteúdos está, em sua maioria, voltado à certificação e à agricultura familiar. Concluiu-se que há pouca ou quase nenhuma informação sobre a transparência nas fiscalizações que assegurem a autenticidade e qualidade dos produtos orgânicos aos amazonenses, tampouco que forneçam dados no que diz respeito ao processo produtivo e avaliações periódicas de qualidade que possam facilmente ser identificadas por qualquer pessoa. Se faz necessário, portanto, que as informações aos consumidores tenham níveis de clareza que gerem confiança sobre todo o processo produtivo do alimento até a sua aquisição.
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