FELICIDADE RIMA COM UNIVERSIDADE? A SAÚDE MENTAL DE UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

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Rui Seabra Machado
Maria Clara Ferreira Machado
Alvaro Luis Avila da Cunha
Edward Frederico Castro Pessano

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em andamento. O objetivo desta pesquisa é investigar o impacto da disciplina de graduação chamada Felicidade e Corporeidade durante a pandemia da COVID-19 no primeiro semestre de 2021. Essa disciplina, oferecida pelo curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, tinha como objetivo promover a saúde mental dos/das estudantes. E durante a pandemia da COVID-19 esse objetivo tornou-se uma necessidade. Essa componente era composta principalmente de exercícios físico-contemplativos: como o Tai Chi Chuan, a meditação e o mindfulness, com o fim de auxiliar os estudantes no gerenciamento do estresse e da ansiedade no momento mais crítico da pandemia. Para isso foi realizada uma pesquisa documental, longitudinal-retrospectiva e qualitativa, onde os participantes concederam acesso às avaliações e seus registros autobiográficos produzidos durante a disciplina. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para averiguar os dados qualitativos. E os dados psicométricos, foram apresentados de forma descritiva por meio de porcentagem e média. Os resultados qualitativos foram sintetizados em 3 categorias: C1 - Felicidade; (ii) C2 - Formação; (iii) C3 - Educação do Coração. Os resultados dos testes psicométricos indicaram uma diminuição do estresse e da ansiedade dos participantes; e da manutenção de estados de felicidade e atenção plena. Mesmo durante os meses mais críticos da pandemia da COVID-19, de fevereiro e maio de 2021. Esses resultados sugerem a necessidade da realização de novas pesquisas, para inserção dessa temática em outras áreas da academia, que promovam a vida e a felicidade como parte integrante do processo de formação humano-acadêmico-profissional.

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Como Citar
MACHADO, R. S.; MACHADO, M. C. F.; DA CUNHA, A. L. A. .; PESSANO, E. F. C. . FELICIDADE RIMA COM UNIVERSIDADE? A SAÚDE MENTAL DE UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 46, p. 19–42, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8408792. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2275. Acesso em: 4 maio. 2024.
Seção
Artigos

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