PROFICIÊNCIA EM ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE DE RESENHAS PRODUZIDAS POR DISCENTES QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
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Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar a proficiência de discentes quilombolas da Universidade Federal do Pará (UFPA), no que se refere à produção escrita de resenhas. A pesquisa configurou-se de caráter qualitativo, iniciando pela construção de um dossiê, com vistas a identificar as principais dificuldades do público-alvo em relação à produção do gênero textual resenha acadêmica. Participaram desta pesquisa discentes universitários quilombolas de diversos cursos de graduação da UFPA, os quais ingressaram na instituição através do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas. Os resultados apresentados revelam problemas em relação à observância das características do gênero acadêmico investigado e, consequentemente, ao uso da variedade culta da língua portuguesa escrita. Concluímos que a proficiência de escrita acadêmica dos respectivos discentes revela-se insuficiente e que engloba empecilhos de natureza conceitual do próprio gênero textual, do histórico escolar pregresso do processo de ensino e aprendizagem da língua escrita e de ordem acadêmico-institucionais, relacionados à insuficiência de ações didático-pedagógicas e afirmativas para esses fins.
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