PROFICIÊNCIA EM ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE DE RESENHAS PRODUZIDAS POR DISCENTES QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Flaviana da Costa Maués
Emilia Pimenta Oliveira
Jorge Williams Cunha Ferreira

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a proficiência de discentes quilombolas da Universidade Federal do Pará (UFPA), no que se refere à produção escrita de resenhas. A pesquisa configurou-se de caráter qualitativo, iniciando pela construção de um dossiê, com vistas a identificar as principais dificuldades do público-alvo em relação à produção do gênero textual resenha acadêmica. Participaram desta pesquisa discentes universitários quilombolas de diversos cursos de graduação da UFPA, os quais ingressaram na instituição através do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas. Os resultados apresentados revelam problemas em relação à observância das características do gênero acadêmico investigado e, consequentemente, ao uso da variedade culta da língua portuguesa escrita. Concluímos que a proficiência de escrita acadêmica dos respectivos discentes revela-se insuficiente e que engloba empecilhos de natureza conceitual do próprio gênero textual, do histórico escolar pregresso do processo de ensino e aprendizagem da língua escrita e de ordem acadêmico-institucionais, relacionados à insuficiência de ações didático-pedagógicas e afirmativas para esses fins.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MAUÉS, F. da C.; OLIVEIRA, E. P. .; FERREIRA, J. W. C. . PROFICIÊNCIA EM ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE DE RESENHAS PRODUZIDAS POR DISCENTES QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 46, p. 81–100, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8408762. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2265. Acesso em: 12 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALEXANDER, P. A. et al. “Confronting the Challenges of Undergraduates' Argumentation Writing in a “Learning How to Learn” Course”. Written Communication, vol. 40, n. 2, 2023.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.

BARBOZA, M. O. Letramento Acadêmico: práticas etnoletradas na formação de professores indígenas em contexto intercultural (Tese de Doutorado em Estudos da Linguagem). Londrina: UEL, 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 30/07/2023.

CARDOSO, D. M. et al. “Jovens universitários quilombolas e adaptações de seus modos de vida na cidade”. Nova Revista Amazônica. vol. 9, n. 3, 2021.

CERVERA, M. C. S. F. “Metodologias ativas: oficinas de escrita acadêmica no contexto amazônico para calouros indígenas e quilombolas”. Brazilian Journal of Development, vol. 7, n. 7, 2021.

HENDERSON, J. “What Might the 'Art of Critique' in Humanities and Social Sciences Academic Writing Look Like?”. Teaching in Higher Education, vol. 28, n. 1, 2023.

LIMA, J. M (Dissertação de Mestrado em Letras). Porto Nacional: UFT, 2022.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; TARDELI, L. S. A. Resenha. São Paulo: Editora Parábola Editorial, 2004.

MARINGOLO, C. C. B.; GALVÃO, S. R. J. C.; PEREIRA, R. S. “Pré-acadêmico afirmação na pós: ações afirmativas e fortalecimento para o ingresso na pós-graduação”. Poiésis, vol. 16, n. 30, 2022.

REZVANI, R.; MIRI, P. “Sensitizing Citing Practices of Graduate Students of TEFL in Academic Summary Writing”. Profile: Issues in Teachers' Professional Development, vol. 25, n. 1, 2023.

RODRIGUES, I. C. F. S. “A formação do pesquisador no PROFLETRAS (UFPA): entre as demandas do cotidiano acadêmico e a formação inicial”. Revista Ecos, vol. 28, n. 1, 2020.

STANGUE, R. K.; CASTRO, R. F.; SOUSA, A. S. “Controle e aprimoramento da pontuação na escrita acadêmica: uma intervenção pedagógica com professores em formação de Ariquemes/RO”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.

UFPA - Universidade Federal do Pará. Edital n. 3, de 05 de setembro de 2022. Belém: UFPA, 2022. Disponível em: . Acesso em: 30/07/2023.

UFPA - Universidade Federal do Pará. Edital n. 5, de 04 de outubro de 2022. Belém: UFPA, 2022. Disponível em: . Acesso em: 30/07/2023.

UFPA - Universidade Federal do Pará. I Relatório Institucional de Acompanhamento dos Estudantes Ingressantes do Processo Seletivo Especial Indígenas e Quilombolas - Ações Afirmativas. Belém: UFPA, 2022. Disponível em: . Acesso em: 30/07/2023.

YANG, R. Y.; SANG, Y. R. “Concept-based language instruction and the teaching of citation in English academic writing”. The Modern Language Journal, vol. 107, 2023.

YULIANI, T.; KURNIAWATI, N.; SISWAYANI, P. “Engaging Indonesian Students in “Read, Reread, List, Compose” Strategy to Enhance Paraphrasing Skill”. Journal of Education and Learning, vol. 17, n. 2, 2023.