A IRRACIONALIDADE DO MERCADO TOTAL, A IDEOLOGIA CONSERVADORA BRASILEIRA E A LEGITIMAÇÃO DO GENOCÍDIO DURANTE A PANDEMIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bruno Reikdal Lima

Resumo

A partir do dilema “salvar a vida ou a economia” colocado pela elite econômica e por agentes políticos durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil, buscamos no presente ensaio articular conteúdos que possibilitem entendermos o processo de legitimação de ações genocidas planejadas por grupos dirigentes e com o consentimento de parcelas da sociedade. Para tal, dada uma contextualização da situação na pandemia no Brasil, trabalharemos com a crítica à irracionalidade da racionalidade do mercado total desenvolvida por Franz Hinkelammert e seu conteúdo comum à crítica do núcleo central da ideologia conservadora brasileira apresentada por Jessé Souza. A articulação desses conteúdos desembocará no que chamamos de genocídio programado e genocídio permitido, categorias úteis para entendermos a legitimação do cálculo de risco promovido pela gestão da morte e do deixar morrer que sustentam o dilema supracitado: “salvar a vida ou a economia”.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LIMA, B. R. . A IRRACIONALIDADE DO MERCADO TOTAL, A IDEOLOGIA CONSERVADORA BRASILEIRA E A LEGITIMAÇÃO DO GENOCÍDIO DURANTE A PANDEMIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 14, p. 34–43, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4507156. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/222. Acesso em: 17 ago. 2022.
Seção
Ensaios

Referências

HINKELAMMERT, Franz. Democracía y totalitarismo. San José: DEI, 1990

HINKELAMMERT, Franz; JÍMENEZ, Henry Mora. Hacia una economia política para la vida. San José: DEI, 2005.

HINKELAMMERT, Franz. Totalitarismo del mercado: el mercado capitalista como ser supremo. Cidade de México: Akal, 2016.

ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

SOUZA, Jessé. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: Editora Leya, 2015.

SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira: para entender o país para além do jeitinho brasileiro. São Paulo: Editora Leya, 2018.

WEBER, Max. Textos selecionados: Coleção "Os Pensadores". São Paulo: Editora Abril Cultural, 1997.