EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DO PARFOR/UEAP E SUAS INTERFACES COM A INTERCULTURALIDADE

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Efigenia das Neves Barbosa Rodrigues
Eugénia da Luz Silva Foster
Elivaldo Serrão Custodio

Resumo

Nos últimos anos as propostas sobre diversidade cultural e as produções científicas têm se intensificado nos cursos de formação inicial e continuada de professores. No entanto, as experiências interculturais massificadas ainda aparecem nas práticas formativas das universidades de forma tímida, com pouca ênfase e/ou muitas vezes sobrepostas pela cultura hegemônica dominante. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar sob a perspectiva intercultural a formação inicial do professor na Amazônia Amapaense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho reflexiva a partir dos estudos de Melucci (2005). Os dados da pesquisa revelam que a política de formação para professores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), vem promovendo a melhoria na educação básica e formando o professor para a diversidade cultural. Além disso, os dados revelam que as políticas de formação inicial e continuada no Amapá precisam ampliar ainda mais os conhecimentos interculturais, os saberes e fazeres no currículo escolar vivenciado e construído pelos acadêmicos, entre outros.

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Como Citar
RODRIGUES, E. das N. B.; FOSTER, E. da L. S.; CUSTODIO, E. S. EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DO PARFOR/UEAP E SUAS INTERFACES COM A INTERCULTURALIDADE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 46, p. 675–692, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10056307. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2147. Acesso em: 11 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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