PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL ACERCA DA AUDIODESCRIÇÃO NA UNIVERSIDADE

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Eliana Passos da Silveira
Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira
Michell Pedruzzi Mendes Araújo
Edna Misseno Pires

Resumo

O presente relato de pesquisa aborda a temática da audiodescrição e a análise da sua relevância para estudantes universitários. A audiodescrição é uma importante ferramenta para que as pessoas com deficiência visual possam compreender conteúdos audiovisuais, como filmes, eventos, imagens e para que sejam incluídos efetivamente em contextos como a sala de aula. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é desvelar as concepções dos estudantes com deficiência visual sobre a audiodescrição na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os procedimentos metodológicos de levantamento dos dados contaram com a utilização da pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada desenvolvida com duas discentes com deficiência visual da instituição. A análise dos dados obtidos por meio entrevistas realizadas com as discentes na UFG foi realizada tendo por procedimento a análise de conteúdo de Bardin. Os dados coletados foram transcritos e, após a análise de conteúdo, identificaram-se oito temas de análise. Como resultados, destaca-se que o uso da audiodescrição na universidade é muito relevante, visto que, além de propiciar um melhor entendimento quanto ao conteúdo didático, promove também um sentimento de acolhimento e de pertencimento ao ambiente acadêmico, promovendo assim, a valorização do estudante com deficiência visual. Conclui-se, portanto, que a utilização da audiodescrição no âmbito do ensino superior por docentes, monitores e discentes é condição sine qua non para processos de ensino e aprendizagem exitosos. Ademais, percebeu-se a importância da formação de professores, para que esses se sensibilizem acerca da utilização de uma prática pedagógica inclusiva que abarque todos os estudantes.

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Como Citar
SILVEIRA, E. P. da; OLIVEIRA, A. F. T. de M. .; ARAÚJO, M. P. M. .; PIRES, E. M. PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL ACERCA DA AUDIODESCRIÇÃO NA UNIVERSIDADE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 44, p. 587–611, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8312096. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1896. Acesso em: 11 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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