APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: SURGIMENTO, DISSEMINAÇÃO INTERNACIONAL E SUA CHEGADA AO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Wesley Oliveira-Pereira
Ricardo Eleutério dos Anjos
Mariana Astolpho Romeiro

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo discutir a origem, a disseminação internacional e a implementação no Brasil da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), do inglês Problem-based learning (PBL). Para alcançar tal propósito, realizou-se uma revisão bibliográfica abrangendo os trabalhos publicados tanto em língua portuguesa quanto em língua inglesa. O trabalho possibilitou a compreensão do surgimento e a evolução dessa metodologia educativa. Em particular, foi elucidada a controvérsia em torno do papel de Howard Barrows como criador da ABP, identificando-se os verdadeiros responsáveis pelo desenvolvimento dessa abordagem que, nos últimos anos, tem sido amplamente adotada nos currículos de cursos superiores de Medicina no Brasil, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e aderindo à tendência internacional de incorporar Metodologias Ativas no ensino médico, destacando-se a Aprendizagem Baseada em Problemas. Os resultados revelam que, apesar de sua ampla disseminação e adoção, a Aprendizagem Baseada em Problemas enfrenta diversas críticas. Ademais, o texto explora a relação da ABP com o contexto neoliberal e levanta questionamentos sobre as razões que motivam a sua crescente adesão nos programas de graduação, mesmo diante das severas críticas recebidas tanto em âmbito internacional quanto nacional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA-PEREIRA, W.; ANJOS, R. E. dos; ROMEIRO, M. A. . APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: SURGIMENTO, DISSEMINAÇÃO INTERNACIONAL E SUA CHEGADA AO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 44, p. 114–136, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8216319. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1811. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ANGGRAENI, D. M. et al. “Systematic review of problem based learning research in fostering critical thinking skills”. Thinking Skills and Creativity, vol. 49, 2023.

BARROWS, H. S; TAMBLYN, R. M. Problem-based learning: rationale and definition. Problem-based learning: an approach to medical education. New York: Springer Publishing Company, 1980.

BENÍTEZ-CHAVIRA, L. A. et al. “Efecto del Aprendizaje Basado en Problemas en habilidades de Gestión del Cuidado: Estudio cuasiexperimental”. Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol. 31, 2023.

BERBEL, N. A. N. “A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?” Interface-Comunicação, Saúde, Educação, vol. 2, n. 2, 1998.

BLASS, L.; IRALA, V. B. “Uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia de ensino em aulas de Cálculo Numérico”. Revista de Educação Matemática, vol. 17, 2020.

BOROCHOVICIUS, E.; TASSONI, E. C. “Aprendizagem baseada em problemas: Uma experiência no ensino fundamental”. Educação em Revista, vol. 37, 2021.

BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. “Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 22, n. 83, 2014.

COLLIVER, J. A. “Educational theory and medical education practice: a cautionary note for medical school faculty”. Academic Medicine, vol. 77, n. 12, 2002.

COLLIVER, J. A. “Effectiveness of Problem-based Learning Curricula: Research and Theory”. Academic Medicine, vol. 75, n. 3, 2000.

GOUVEIA, T. et al. “C073: ferramenta para apoio ao ensino de programação usando a metodologia de aprendizagem baseada em problemas”. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, vol. 60, n. 1, 2023.

HMELO-SILVER, C. E. “In Memoriam: Remembering Howard S. Barrows”. Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, vol. 5, n. 2, 2011.

HMELO-SILVER, C. E.; DUNCAN, R. G.; CHINN, C. A. “Scaffolding and achievement in problem-based and inquiry learning: a response to Kirschner, Sweller, and Clark (2006)”. Educational Psychologist, vol. 42, n. 2, 2007.

KIRSCHNER, P. A; SWELLER, J; CLARK, R. E. “Why minimal guidance during instruction does not work: An analysis of the failure of constructivist, discovery, problem-based, experiential, and inquiry-based teaching”. Educational Psychologist, vol. 41, n. 2, 2006.

LEASA, M.; ABEDNEGO, A.; BATLOLONA, J. R. “Problem-based Learning (PBL) with Reading Questioning and Answering (RQA) of Preservice Elementary School Teachers”. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, vol. 22, n. 6, 2023.

LOPES, R. M. et al. “Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino de química toxicológica”. Química Nova, vol. 34, n. 7, 2011.

RAIMONDI, A.; RAZZOTO, E. “Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Química Analítica Qualitativa”. Revista Insignare Scientia, vol. 3, n. 2, 2020.

REZENDE, A. A.; CARRASCO, E.; SILVA-SALSE, A. “Análise bibliométrica da produção científica sobre matemática crítica através da aprendizagem baseada em problemas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 12, n. 36, 2022.

RODRIGUES NETO, J. O. et al. “Aprendizagem baseada em problemas: o mito e a realidade”. Cadernos UniFOA, vol. 6, n. 16, 2011.

ROSA, H.; PICOLLI, I. R. A.; LEONEL, E. “A efetividade da aprendizagem baseada em problemas: um estudo de caso”. Revista Gestão em Análise, vol. 10, n. 3, 2021.

SAAD, A.; ZAINUDIN, S. “A review of Project-Based Learning (PBL) and Computational Thinking (CT) in teaching and learning”. Learning and Motivation, vol. 78, 2022.

SANTOS, C. G. B. Explorando a Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Médio para tratar de temas interdisciplinares a partir das aulas de química (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências). São Paulo: USP, 2010.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 2008.

SCHMIDT, H. G. et al. “Constructivist, problem-based learning does work: A meta-analysis of curricular comparisons involving a single medical school”. Educational Psychologist, vol. 44, n. 4, 2009.

SCHMIDT, H. G. et al. “Problem-based learning is compatible with human cognitive architecture: Commentary on Kirschner, Sweller, and Clark (2006)”. Educational Psychologist, vol. 42, n. 2, 2007.

SERVANT, V. F. C. Revolutions and re-iterations: An intellectual history of problem-based learning (Doctoral Thesis of Social and Behavioural Sciences). Rotterdam: Eramus University Rotterdam, 2016.

SERVANT, V. F. C.; SCHMIDT, H. G. “Revisiting ‘Foundations of problem‐based learning: some explanatory notes’”. Medical Education, vol. 50, n. 7, 2016.

SERVANT-MIKLOS, V. F. C. “Problem solving skills versus knowledge acquisition: The historical dispute that split problem-based learning into two camps”. Advances in Health Sciences Education, vol. 24, n. 3, 2019.

SHANLEY, P. F. “Leaving the ‘empty glass’ of problem-based learning behind: New assumptions and a revised model for case study in preclinical medical education”. Academic Medicine, vol. 82, n. 5, 2007.

SILVA, J. T.; SILVA, I. M. “Uma revisão sistemática sobre a aprendizagem baseada em problemas no ensino de Ciências”. Pesquisa e Ensino, vol. 1, 2020.

SILVEIRA, Dieison Prestes da; SCHEFFER, Denise da Costa Dias; LORENZETTI, Leonir. “Metodologias ativas e a aprendizagem baseada em problemas: um caminho possível para a formação cidadã”. Di@Logus, vol. 10, n. 3, 2021.

SIQUEIRA-BATISTA, R; SIQUEIRA-BATISTA, R. “Os anéis da serpente: a aprendizagem baseada em problemas e as sociedades de controle”. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 14, n. 4, 2009.

SOUZA, C. A.; FONSECA, R. F. “Considerações acerca do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio”. Revista de Educação Matemática, v. 17, 2020.

SWELLER, J.; KIRSCHNER, P. A.; CLARK, R. E. “Why minimally guided teaching techniques do not work: A reply to commentaries”. Educational Psychologist, vol. 42, n. 2, 2007.

URRUTIA-HEINZ, M.; COSTA-QUINTANA, A.; CAPUANO-DA CRUZ, A. P. “O uso da aprendizagem baseada em problemas na construção do conhecimento em contabilidade”. Revista Electrónica Educare, vol. 24, n. 2, 2020.