APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA CRIATIVA IDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Paula Lisboa Sohn
Fabrícia Durieux Zucco

Resumo

Tem-se observado um aumento significativo na expectativa de vida das pessoas. No contexto do envelhecimento populacional a aprendizagem ao longo da vida promove estimulação cognitiva, bem-estar emocional, envelhecimento saudável e integração social. Universidade da Criativa Idade é um projeto de extensão que promove desde 2015 a aprendizagem ao longo da vida para pessoas idosas. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos alunos da Universidade da Criativa Idade em relação a aprendizagem ao longo da vida. Para tanto foi realizada uma pesquisa com 27 alunos matriculadas no projeto em 2022. O instrumento de coleta de dados considerou a avaliação de aspectos como tempo de participação no projeto, conteúdos, estratégias de ensino, experiências, relacionamentos. A partir dos resultados foram identificados pontos fortes, neutros e fracos e sugeridas ações de melhoria para o projeto. A pesquisa revela que os participantes do programa experimentaram melhorias cognitivas, preservação da saúde mental e redução do risco de declínio cognitivo relacionado à idade. O programa promoveu um envelhecimento ativo e saudável, estimulando a autonomia e a capacidade de adaptação dos idosos. Além disso, os participantes ampliaram suas redes sociais interagindo com pessoas de diferentes idades, o que contribuiu para uma experiência inclusiva e gratificante.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOHN, A. P. L.; ZUCCO, F. D. APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA CRIATIVA IDADE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 579–594, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8200406. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1773. Acesso em: 14 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

AL HAZZOURI, A. Z. et al. “Late-life learning and health: challenges, opportunities, and future directions”. The Lancet Healthy Longevity, vol. 2, n. 10, 2021.

COLOSIMO, A. L.; BADIA, G. “Diaries of lifelong learners: Information seeking behaviors of older adults in peer-learning study groups at an academic institution”. Library and Information Science Research, vol. 43, n. 3, 2021.

COSTA ANDRES, F. et al. “A utilização da plataforma Google Forms em pesquisa acadêmica: relato de experiência”. Research, Society and Development, vol. 9, n. 9, 2020.

DAUENHAUER, J. et al. “Faculty perceptions of engaging older adults in higher education: The need for intergenerational pedagogy”. Gerontology and Geriatrics Education, vol. 43, n. 4, 2022.

DERHUN, F. M. et al. “Contributions of university activities to active aging: grounded theory”. Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol. 56, 2022.

ELFERT, M. “Lifelong learning in Sustainable Development Goal 4: What does it mean for UNESCO’s rights-based approach to adult learning and education?” International Review of Education, vol. 65, n. 4, 2019.

ESCUDER-MOLLON, P. et al. “Impact on senior learners’ quality of life through lifelong learning”. Procedia-Social and Behavioral Sciences, vol. 131, n. 15, 2014.

INOUYE, K. et al. “Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso”. Educação e Pesquisa, vol. 44, 2017.

MAIO NASCIMENTO, M.; GIANNOULI, E. “Active aging through the University of the Third Age: The Brazilian model”. Educational Gerontology, vol. 45, n. 1, 2019.

MARTINS, R. D. C. C. et al. “Mudanças na qualidade de vida: a experiência de idosas em uma universidade aberta à terceira idade”. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol. 22, 2019

MAULOD, A.; LU, S. Y. “I’m slowly ageing but I still have my value: challenging ageism and empowering older persons through lifelong learning in Singapore”. Educational Gerontology, vol. 46, n. 10, 2020.

MONTORO-RODRIGUEZ, J.; PINAZO, S. “Evaluating social integration and psychological outcomes for older adults enrolled at a university intergenerational program”. Journal of Intergenerational Relationships, vol. 3, n. 3, 2005.

NARUSHIMA, M.; LIU, J.; DIESTELKAMP, N. “The association between lifelong learning and psychological well-being among older adults: implications for interdisciplinary health promotion in an aging society”. Activities, Adaptation and Aging, vol. 37, n. 3, 2013.

NEWMAN, S.; HATTON-YEO, A. “Intergenerational learning and the contributions of older people”. Ageing Horizons, vol. 8, n. 10, 2008.

OKUR, M. R.; OKTAY, Ö. “Old Age Adult Education Systems and Refreshment University”. Kastamonu Eğitim Dergisi, vol. 29, n. 4, 2021.

PARK, J. H. et al. “A comprehensive evaluation of a lifelong learning program: Program 60”. The International Journal of Aging and Human Development, vol. 84, n. 1, 2016.

PEDROSA, R. E. L. et al. “Reflexões sobre o filme “Up - Altas Aventuras” e a influência da mídia na construção social da velhice”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 8, n. 22, 2021.

SANTANA, R. S. et al. “Intervenção Psicossocial Online com Idosos no Contexto da Pandemia da Covid-19: um relato de experiência”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 16, 2021.

SCHOULTZ, M. et al. “Experiences of intrinsic values in education for older adults: insights from a Swedish senior university”. European journal for Research on the Education and Learning of Adults, vol. 13, n. 1, 2022.

SILVA MOTA, J. “Utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica”. Humanidades e Inovação, vol. 6, n. 12, 2019.

SIMONE, P. M.; CESENA, J. “Student demographics, satisfaction and cognitive demand in two lifelong learning programs”. Educational Gerontology, vol. 36, n. 5, 2010.

UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Lifelong learning opportunities for all: medium-term strategy 2022–2029. Hamburg: UNESCO, 2022.

WARD, A. et al. “Going back to school–An opportunity for lifelong learning for people with dementia in Denmark (Innovative practice)”. Dementia, vol. 19, n. 7, 2020.

WEBB, S. et al. “Conceptualising lifelong learning for sustainable development and education 2030”. International Journal of Lifelong Education, vol. 38, n. 3, 2019.

ZHONG, S. et al. “Intergenerational communities: A systematic literature review of intergenerational interactions and older adults’ health-related outcomes”. Social Science and Medicine, vol. 264, 2020.