TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

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Marcelo Rodrigues de Moraes
Eromi Izabel Hummel
Eliane Paganini da Silva

Resumo

A inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial no ensino regular é assegurada por leis e decretos. Houve a implantação das Salas de Recursos Multifuncionais em 2007, um espaço equipado com recursos e professores especialistas na área da educação especial, os quais são responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado. Entre as atividades desenvolvidas por estes professores estão elencados o ensinar e utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva durante as aulas e em colaboração com os demais professores do ensino regular. A pesquisa discute a formação do professor do atendimento educacional especializado e o uso da tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo. Assim sendo, questiona-se qual a concepção que os professores que atuam neste atendimento educacional especializado, no município de Apucarana – Paraná, tem sobre os recursos e práticas de tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo? O objetivo geral deste trabalho consiste em investigar qual a concepção dos professores do atendimento educacional especializado sobre a tecnologia assistiva e seu uso. A pesquisa é exploratória, com a análise na abordagem qualitativa. Realizou-se uma coleta dos dados por meio de dois questionários, o primeiro para identificar os recursos de tecnologia assistiva presentes nas salas de recursos multifuncionais e o segundo buscou compreender a concepção dos professores a respeito da tecnologia assistiva. Participaram da pesquisa vinte e cinco professores que trabalham nas salas de recursos multifuncionais. Os resultados desta pesquisa apontaram que há desconhecimento sobre o uso da tecnologia assistiva por parte dos docentes que responderam aos questionários, problemas dos quais iniciam-se na formação inicial e por vezes não são resolvidos na formação continuada. Desta forma, este estudo colaborou para o planejamento de uma proposta de formação continuada, apresentada como produto educacional desta pesquisa em formato e-book que ficará acessível aos professores como forma de contribuir com sua formação.

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Como Citar
MORAES, M. R. de; HUMMEL, E. I. .; SILVA, E. P. da. TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 40–66, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8103040. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1594. Acesso em: 14 maio. 2024.
Seção
Artigos

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