O USO DO STOP MOTION COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

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Georgia Quintão Fernandes Biaggi
Vinicius da Silva Freitas
Rosayna Frota Bazhuni
Tiago Fernando Hansel

Resumo

O stop motion é uma técnica de animação que consiste em criar a ilusão de movimento através da captura de uma série de imagens estáticas, em que cada quadro representa um pequeno avanço no movimento. Essa técnica tem sido cada vez mais explorada como uma ferramenta pedagógica na educação infantil, proporcionando uma experiência lúdica e interativa para as crianças. Para tanto foram tratados os objetivos específicos: Compreender e identificar o conhecimento, interesse e uso das tecnologias digitais na educação infantil; Avaliar como o processo formativo e as ações propostas contribuíram para a legitimação de metodologias criativas e a utilização do cinema de animação para a potencialização do ensino-aprendizagem. Foram elaboradas Sequências Didáticas para formação de professores. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica. A interpretação dos dados mostrou a falta da formação em tecnologias digitais e oportunizou verificar como a formação em serviço pode ser eficiente para dirimir as lacunas existentes na formação do professor em tecnologias. Em resumo, o uso do stop motion como ferramenta pedagógica na educação infantil beneficia tanto as crianças quanto os professores. Proporciona uma experiência educativa diferenciada, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem na sala de aula.

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Como Citar
BIAGGI, G. Q. F. .; FREITAS, V. da S.; BAZHUNI, R. F. .; HANSEL, T. F. . O USO DO STOP MOTION COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 67–85, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8103036. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1591. Acesso em: 14 maio. 2024.
Seção
Artigos

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