DA LDB À BNCC: CONCEPÇÕES AVALIATIVAS CONTROLADORA OU DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Resumo
Ao longo dos anos, documentos oficiais brasileiros procuram orientar práticas avaliativas na Educação Infantil. A partir de reflexões sobre paradigmas educacionais, concepções avaliativas e a Educação Infantil, este artigo tem como objetivo analisar concepções de avaliação controladora e democrática presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no Referencial Curricular para a Educação Infantil, nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e na Base Nacional Comum Curricular. Baseando-se em pressupostos qualitativos, realizou-se uma pesquisa documental, de base exploratória, empregando a Análise de Conteúdo para exame dos dados. Dos documentos oficiais foram selecionados trechos que tratam, especificamente, da avaliação na Educação Infantil e a análise demonstra que há neles majoritariamente a concepção avaliativa democrática, e resquícios da perspectiva controladora.
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