DA LDB À BNCC: CONCEPÇÕES AVALIATIVAS CONTROLADORA OU DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Hermes Talles dos Santos Brunieri
Doriane Marinelli Rohrer

Resumo

Ao longo dos anos, documentos oficiais brasileiros procuram orientar práticas avaliativas na Educação Infantil. A partir de reflexões sobre paradigmas educacionais, concepções avaliativas e a Educação Infantil, este artigo tem como objetivo analisar concepções de avaliação controladora e democrática presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no Referencial Curricular para a Educação Infantil, nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e na Base Nacional Comum Curricular. Baseando-se em pressupostos qualitativos, realizou-se uma pesquisa documental, de base exploratória, empregando a Análise de Conteúdo para exame dos dados. Dos documentos oficiais foram selecionados trechos que tratam, especificamente, da avaliação na Educação Infantil e a análise demonstra que há neles majoritariamente a concepção avaliativa democrática, e resquícios da perspectiva controladora.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BRUNIERI, H. T. dos S. .; ROHRER, D. M. DA LDB À BNCC: CONCEPÇÕES AVALIATIVAS CONTROLADORA OU DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 506–528, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8084416. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1553. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BITTENCOURT, R. N. “Educação como produto de consumo no mercado capitalista ou a negação da flama do saber na tecnocracia neoliberal”. Revista Espaço Acadêmico, vol. 13, n. 146, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 16/06/2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: . Acesso em: 14/06/2023.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: . Acesso em: 16/06/2023.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: . Acesso em: 16/06/2023.

BRUNIERI, H. T. S.; GATTOLIN, S. R. B. “Avaliação na Educação Infantil”. In: RANZANI, A. et al. (orgs.). Literatura e outras Linguagens na Educação Infantil: a literatura como eixo transversal em projetos de letramento. Campinas: Editora Mercado das Letras, 2022.

CANDAU, V. M.; LÉLIS, I. A. “A relação teoria-prática na formação do educador”. In: CANDAU, V. (org.). Rumo a uma nova Didática. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

CHUEIRI, M. S. F. “Concepções sobre a Avaliação Escolar”. Estudos em Avaliação Educacional, vol. 19, 2008.

COMÊNIO, J. A. Didactica Magna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

DRISKO, J. W.; MASCHI, T. Content Analysis. New York: Oxford University Press, 2016.

EARL, L. M. Assessment as learning: Using classroom assessment to maximize student learning. Thousand Oaks: Corwin Press, 2013.

FARIA, A. P.; BESSELER, L. H. “A avaliação na educação infantil: fundamentos, instrumentos e práticas pedagógicas”. Revista Nuance, vol. 25, n.3, 2014.

FORMOSINHO, J.; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. “Pedagogias transmissivas e pedagogias participativas na escola de massas”. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; PASCAL, C. Documentação pedagógicas e avaliação na Educação Infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Editora Penso, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.

HILL, D.; KUMAR, R. “Neoliberalism and its impacts”. In: HILL, D.; KUMAR, R. (orgs.). Global Neoliberalism and Education and its Consequences. New York: Routledge, 2012.

HOFFMANN, J. Avaliação na Pré-Escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

HOFFMANN, J. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012.

HOWE, K. R.; ASCHCRAFT, C. “Deliberative Democratic Evaluation: Successes and Limitations of an Evaluation of School Choice”. Teachers College Record, vol. 107, n. 10, 2005.

LASCARIDES, V. C.; HINITZ, B. F. History of Early Childhood Education. New York: Routledge, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1990.

LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Cortez, 1994.

MÉNDEZ, J. M. A. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002.

MENEZES, M. G.; SANTIAGO, M. E. “A contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório”. Pró-Posições, vol. 25, n. 3, 2014.

PILETTI, C; PILETTI, N. História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Editora Cortez, 2018.

RIOS, T. A. Educação da melhor qualidade. Belo Horizonte: CEDIC, 2009.

ROSEMBERG, F. “Políticas de Educação Infantil e Avaliação”. Cadernos de Pesquisa, vol. 43, n. 148, 2013.

SAUL, A. M. “Referenciais freireanos para a prática da avaliação”. Revista de Educação, n. 25, 2008.

SOUSA, S. Z. “Avaliação da Educação Infantil: questões controversas e suas implicações educacionais e sociais”. Revista de Educação – PUC-Campinas, vol. 23, n. 1, 2018.

SPADA, A. C. M. “Processo de criação das primeiras creches brasileiras e seu impacto sobre a educação infantil de zero a três anos”. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia da FAEF, vol. 5, n. 1, 2005.

STEBBINS, R. A. Exploratory Resarch in the Social Sciences. Thousand Oaks: Sage, 2001.

TENNY, S. et al. Qualitative Study. Treasure Island: StatPearls Publishing, 2017.