ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE O CAMPO EM DISPUTA
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Resumo
As crises e incertezas evidenciadas com a pandemia da COVID-19 trazem novas necessidades e demandas à formação de educadores. Neste ensaio, de natureza exploratória, apresentamos reflexões a respeito dessas demandas na prática docente e os saberes necessários à luz das teorias que pautam a formação e as implicações epistemológicas, políticas, econômicas, sociais, que refletem nas práticas pedagógicas. O referencial teórico é vinculado as abordagens de Freire (1996), Gauthier et al (2013), Charlot (2014), Tardif (2014), Santos (2020), Hossain (2021), Marques (2021), Soares et al (2023), Wunsc; Leite e Bottentuit Junior (2023), dentre outros. Metodologicamente, este ensaio é apoiado nos pressupostos do método dedutivo, de abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, com levantamento de dados e a hermenêutica educacional como procedimento de análise de dados. Como resultado, identificamos que a formação de educadores e as práticas docentes, frente as novas demandas que emergiram da crise sanitária global, são caminhos a serem reconstruídos por meio de reformulação de políticas, programas, projetos, currículos para os cursos de licenciatura, bem como pauta de debates e encontros em linhas de pesquisas, cursos de pós-graduação, rodas de conversas pedagógicas, mesas redondas, seminários e congressos. Tais propostas são determinantes na formação docente que fundamenta a prática pedagógica e a marca do inacabamento formativo frente as incertezas, as crises sociais, econômicas, políticas que afetam o Brasil, América Latina, em um mundo globalizado, o projeto de estado-nação e civilização.
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