OS PROFESSORES INDÍGENAS DA REDE DE ENSINO DE MARECHAL THAUMATURGO/ACRE

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Rair de Lima Nicácio
Pérsida da Silva Ribeiro Miki

Resumo

O direito fundamental à educação expresso na Constituição Federal brasileira de 1988 ainda não se encontra consolidado. A educação escolar e o desenvolvimento profissional dos professores indígenas são desafios a serem enfrentados através da garantia e oferta de formação e condições de trabalho adequados às realidades culturais das comunidades indígenas. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar o perfil profissional dos professores indígenas da rede de ensino de Marechal Thaumaturgo/Acre. Trata-se de um estudo de natureza mista, que envolveu estudo bibliográfico e análise documental em seu percurso metodológico por meio de pesquisa exploratória e descritiva. Os resultados revelaram que corpo docente das escolas indígenas da rede de ensino de Marechal Thaumaturgo/Acre é composta por professores indígenas com formação em nível fundamental e médio, havendo apenas um professor com formação acadêmica em licenciatura específica no ano de 2020. Quanto à experiência profissional, verificou-se alta rotatividade de professores indígenas em razão da ausência de vínculo contratual efetivo, evidenciando a necessidade urgente de se implementar um plano de formação qualificada e contínua dos professores indígenas que já exercem a função docente, bem como para as escolas indígenas em todos os níveis e etapas de ensino.

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Como Citar
NICÁCIO, R. de L.; MIKI, P. da S. R. . OS PROFESSORES INDÍGENAS DA REDE DE ENSINO DE MARECHAL THAUMATURGO/ACRE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 399–425, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7953891. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1364. Acesso em: 4 dez. 2024.
Seção
Artigos

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