MARIA ARAGÃO E A DITADURA CIVIL-MILITAR NO MARANHÃO: O SILENCIAMENTO, TRAJETÓRIA DA ATIVISTA NA PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Antonia da Silva Mota
Ionayra Pinto Lima Moreira

Resumo

O presente ensaio, Maria Aragão e a Ditadura Militar no Maranhão: o silenciamento, trajetória da ativista na perspectiva das histórias em quadrinhos, faz um diálogo entre as lacunas conteudistas concernentes as histórias silenciadas, mas especificamente acerca da escrita da história e a produção de histórias em quadrinhos, baseadas na trajetória da ativista Maria Aragão. O trabalho objetiva discutir a possibilidade da HQ: Ditadura Civil-Militar: Maria Aragão e sua luta em quadrinhos, como material didático nas aulas de história. A pesquisa foi resultado de pesquisa qualitativa, de campo, de entrevistas, questionário e levantamento bibliográfico realizados no Centro de Ensino Maria Aragão, escola situada em São Luis-MA. Após a elaboração do trabalho foi possível compreender a importância da inserção da história em quadrinhos sobre a Maria Aragão no ensino de história, tendo em vista a ausência do contexto ditatorial no maranhão nos livros escolares.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MOTA, A. da S. .; MOREIRA, I. P. L. . MARIA ARAGÃO E A DITADURA CIVIL-MILITAR NO MARANHÃO: O SILENCIAMENTO, TRAJETÓRIA DA ATIVISTA NA PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 383–398, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7953870. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1355. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Os Presidentes e a Ditadura Militar. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

BITENCOURT, J. B.; GALVES, M. C. (orgs.). Historiografia maranhense: dez ensaios sobre historiadores e seus tempos. São Luís: Editora da UEMA, 2014.

BLANC, J. “Politics in Uniform: Military Officers and Dictatorship in Brazil, 1960–1980”. By Maud Chirio, Journal of Social History, vol. 53, n. 3, 2020.

BURKE, P. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

COSTA, W. C. (org.). História do Maranhão: novos estados. São Luís: Editora da UFMA, 2004.

COSTA, W. C. Sob o signo da morte: o poder oligárquico de Victorino a Sarney. São Luís: Editora da UFMA, 2006.

CRUZ, M. M. “Construção do conhecimento histórico na escola”. História e Ensino, vol. 25, n. 2, 2019.

DREIFUSS, A. 1964: A conquista do Estado Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis: Editora Vozes, 1981.

FRONZA, M. “O confronto de histórias em quadrinhos sobre a conquista da América como mobilizadoras de geração do sentido histórico nas narrativas gráficas produzidas por jovens estudantes do ensino médio”. In: CAMPOS, C. E. C.; ASSUMPÇÃO, L. F. B.; SOUZA NETO, J. M. G. (orgs.). História em Quadrinhos em Perspectiva para o Ensino de História. São João do Meriti: Editora Desalinho, 2020.

MELO, D. B. “Ditadura ‘civil militar’? controvérsias historiográficas sobre o processo político brasileiro no pós-1964 e os desafios do tempo presente”. Espaço Plural, vol. 12, n. 27, 2012.

MENDONÇA, J. M. P. “Biografias em quadrinhos”. In: VERGUEIRO, V.; RAMOS, P. Quadrinhos na Educação: da Rejeição à Prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

MIRANDA, S. R.; LUCA, T. R. “O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD”. Revista Brasileira de História, vol. 24, n. 48, 2004.

MOREIRA NETO, E. Maria por Maria ou a Saga da Besta-Fera nos Porões do Cárcere e da Ditadura. São Luís: Editora Engenho, 2015.

MOREIRA, I. P. L. The teaching of the civil-military dictatorship in Maranhão: the story of Maria Aragão in comics. São José dos Pinhais: Seven Editora, 2023.

NAKAMURA, L. O. O.; VOLTOLINI, A. G.; BERTOLOTO, J. S. “História em Quadrinhos: uma Abordagem do Percurso a sua Inserção Oficial no Ensino”. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, vol. 22, n. 2, 2021.

OLIVEIRA, J. A.; VERGUEIRO, W. “Os quadrinhos e o ensino de história: o conhecimento pela via da sensibilidade”. In: CAMPOS, C. E. C.; ASSUMPÇÃO, L. F. B.; SOUZA NETO, J. M. G. (orgs.). História em Quadrinhos em Perspectiva para o Ensino de História. São João do Meriti: Editora Desalinho, 2020.

RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

SANTOS, M. O.; GANZAROLLI, M. M. “Histórias em quadrinhos: formando leitores”. Transinformação, vol. 23, n. 1, 2011.

SENHORAS, E. M. “A pandemia do novo coronavírus no contexto da cultura pop zumbi”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 3, 2020.

SILVA, M. G. “Nota historiográfica acerca do golpe e da ditadura”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 38, 2023.

ZARPATO, J. A. P. M. “Prefácio”. In: CAMPOS, C. E. C.; ASSUMPÇÃO, L. F. B.; SOUZA NETO, J. M. G. (orgs.). História em Quadrinhos em Perspectiva para o Ensino de História. São João do Meriti: Editora Desalinho, 2020.