FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: INVESTIMENTO OU DESPESA?

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juracy Machado Pacífico
Ruth de Lima Dantas
Aieska de Souza Brandt
Sérgio Luiz Pacífico

Resumo

O estudo versa sobre a educação das crianças de 0 a 5 anos que moram em áreas rurais do município de Porto Velho/RO. O objetivo foi analisar o financiamento destinado ao desenvolvimento da educação infantil rural no munícipio de Porto Velho, no período de 2009 a 2016.  O estudo, de abordagem qualitativa, foi realizado por meio de coleta de dados referente ao atendimento à educação infantil rural, ações, programas e projeto voltados ao financiamento. Para isso, constituiu-se fonte de informações documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) bem como documentos da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) de Porto Velho. Foram analisados os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária referentes ao período de 2009 a 2016 e Planos Plurianuais do município de Porto Velho que contemplaram esse mesmo período. Também foram fontes documentais os Anuários Estatísticos da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (SEDUC/RO). Outros documentos importantes foram leis, decretos, diretrizes nacionais e locais que orientam o desenvolvimento da etapa da Educação Infantil. O estudo demonstrou que são poucas as ações, programas ou projetos de financiamento para a etapa de educação infantil rural no município de Porto Velho. Os programas idealizados pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) são, em sua maioria, voltados para o Ensino Fundamental ou para a Educação Infantil do perímetro urbano. Nos PPAs 2010/2013 e 2014/2017 foram identificadas ações referentes somente ao transporte de alunos do perímetro rural.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PACÍFICO, J. M.; DANTAS, R. de L. .; BRANDT, A. de S. .; PACÍFICO, S. L. . FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: INVESTIMENTO OU DESPESA? . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 154–174, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7920708. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1302. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ARAÚJO, R. L. S. “Desvendando o perfil dos gastos educacionais dos municípios brasileiros”. Educação e Sociedade, vol. 33, n. 121, 2012.

ARROYO, M. G. et al. (orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

AZEVEDO, J. M. L. A educação como política pública. Campinas: Editora Autores Associados, 2004.

BORGES, H. S. et al. “Políticas e programas de formação continuada de professores/as das escolas do campo em Parintins/AM: avanços e retrocessos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 23/04/2023.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: . Acesso em: 23/04/2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 2007. Disponível em: . Acesso em: 23/04/2023.

BRASIL. Lei n. 11.494, de 20 de julho de 2007. Brasília: Planalto, 2007. Disponível em: . Acesso em: 23/04/2023.

BRASIL. Resolução CNE/ CEB n. 1, de 03 de abril de 2002. Brasília: Ministério da Educação, 2002. Disponível em: . Acesso em: 23/04/2023.

BRASIL. Resolução CNE/ CEB n. 2, de 28 de abril de 2008. Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: . Acesso em: 23/04/2023.

CRAIDY, C.; KAERCHER, G. E. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Editora Artmed, 2001.

FIGUEIREDO, E. L.; MEIRELLES, N. V. S. “Contribuições da educação do campo para uma formação omnilateral”. In: SENHORAS, E. M. (orgs.). Educação do Campo: da Teoria à Empiria. Boa Vista: Editora IOLE, 2022.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “Censo Demográfico 2010”. IBGE [2010]. Disponível em: . Acesso em: 03/05/2023.

LEAL, F.; RAMOS, F. “Educação Infantil do Campo em foco: infraestrutura e proposta pedagógica em escolas do nordeste”. In.: BARBOSA, M. C. S. (orgs.). Oferta e demanda de educação infantil no campo. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2012.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora EPU, 1986.

OLIVEIRA, R. M.; PONTES, P. A. I.; SERUFFO, M. C. R. “A Educação do campo e os saberes interculturais: ressignifcando práticas docentes”. In: SENHORAS, E. M. (orgs). Educação do Campo: pedagogia, currículo e formação docentes. Boa Vista: Editora IOLE, 2022.

PORTO VELHO. Lei Complementar n. 648, de 05 de janeiro de 2017. Porto Velho: Prefeitura do Municipal, 2017 Disponível em: . Acesso em: 03/05/2023.

PORTO VELHO. Lei Complementar n. 689, de 31 de outubro de 2017. Porto Velho: Prefeitura do Municipal, 2017 Disponível em: . Acesso em: 03/05/2023.

PORTO VELHO. Lei n. 2.114, de 18 de dezembro de 2013. Porto Velho: SEMPLA, 2013. Disponível em: . Acesso em: 03/05/2023.

PORTO VELHO. Lei nº 1.836, de 20 de outubro de 2009. Porto Velho: SEMPLA, 2009. Disponível em: . Acesso em: 03/05/2023.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. “Pesquisas denominadas do tipo “Estado da arte” em educação”. Diálogo Educacional, vol. 6, n. 19, 2006.

RONDÔNIA. Anuário Estatístico 2011. Porto Velho: SEDUC, 2011. Disponível em: . Acesso em: 03/05/2023.

RONDÔNIA. Anuário Estatístico 2012. Porto Velho: SEDUC, 2012. Disponível em: . Acesso em: 03/05/2023.

RONDÔNIA. Anuário Estatístico 2013. Porto Velho: SEDUC, 2013. Disponível em: . Acesso em: 03/05/2023.

RONDÔNIA. Anuário Estatístico 2014. Porto Velho: SEDUC, 2014. Disponível em: . Acesso em: 03/05/2023.

RONDÔNIA. Anuário Estatístico 2015. Porto Velho: SEDUC, 2015. Disponível em: . Acesso em: 03/05/2023.

ROSEMBERG, F. “Políticas de educação infantil e avaliação”. Cadernos de Pesquisa, vol. 43, n. 148, 2013.

ROSEMBERG, F. ARTES, A. Oferta e demanda de educação infantil no campo: O rural e o urbano na oferta de educação para crianças de até 6 anos. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2012.

SILVA, A. P. S.; PASUH, J.; SILVA, J. B. Educação Infantil do campo. São Paulo: Editora Cortez, 2012.