ENSINO E APRENDIZAGEM EM ARTE UTILIZANDO RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: ELABORAÇÃO E APLICABILIDADE
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo discorre sobre uma experiência de aprendizagem em metodologias ativas e tecnologias educacionais digitais, realizada por professores brasileiros, na Universidade de Coimbra (UC), Portugal. Objetiva-se relatar essa experiência e a aplicação do que foi estudado e aprendido. Como metodologia, parte-se da análise de três Recursos Educacionais Digitais (RED), requisito para finalização do curso. No entanto, discorre-se, de forma sucinta, sobre os outros Apps e metodologias ativas estudados. O grupo de professores atuantes no âmbito das escolas públicas maranhense das esferas federal, estadual e municipal foi contemplado por um edital proveniente de um acordo entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Universidade de Coimbra, sobre as metodologias ativas e as tecnologias digitais voltadas para a aplicabilidade na sala de aula. A experiência se deu em três etapas, no ano de 2022: a primeira em junho, quando ocorreram os estudos iniciais de forma remota; a segunda etapa em julho, em que se deu de forma presencial na Universidade de Coimbra e; a terceira etapa em agosto e setembro, nas salas de aula maranhense, com a aplicabilidade das aprendizagens adquiridas, finalizando com a apresentação dos RED à coordenação do MATED.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ANDRÉ, M. “Formar professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional”. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Capinas: Editora Papirus, 2016.
ARAÚJO, I.; CARVALHO, A. A. “Enablers and Difficulties in the Implementation of Gamification: A Case Study with Teachers”. Education Sciences., vol. 12, n. 3, 2022.
BORTOLAZZO, S. F. “Uma análise sobre o WhatsApp e suas relações com a educação: dos aplicativos às tecnologias frugais”. Revista Pedagógica, vol. 22, 2020.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. “Sala de Aula Invertida: Recomendações e Tecnologias Digitais para sua implementação na educação”. Revista Novas Tecnologias na Educação, vol. 17, n. 2, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 18/04/2023.
CABRAL, F. H. M. “Utilização do aplicativo Plickers no ensino da Matemática”. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, vol. 1, 2020.
CARVALHO, A. A. A. (org.). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação, 2020.
CASARIN, S. T.; PORTO, A. R. “Relato de Experiência e Estudo de Caso: algumas considerações”. Journal of Nursing and Health, vol. 11, n. 2, 2021.
CORRÊA, M. L. B.; BOLL, C. I.; NOBILE, M. F. “Cultura digital, mídias móveis e metodologias ativas: potencialidades pedagógicas”. Revista Diálogo Educacional, vol. 19, n. 61, 2022.
CRUZ, S. “EdPuzzle: estimular a aprendizagem com recurso a vídeo e a quizzes”. In: CARVALHO, A. A. A. (org.). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação, 2020.
DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. (orgs.). Preparando os professores para um mundo em transformação: o que devem aprender e estar aptos a fazer. Porto Alegre: Editora Penso, 2019.
FERREIRA, A. P. F.; FERREIRA, P.; MARQUES, C. G. “Motivating for Reading through Transmedia Storytelling: A Case Study with Students from a Middle School in the Médio Tejo Region”. Education in the Knowledge Society, n. 22, 2021.
FERREIRA, G. B.; ALMEIDA, Y. A. C. “A materialização da cartografia a partir de imagens de satélite: uma proposta para os professores da educação básica”. Revista de Educação, Ciência e Cultura, vol. 26, n. 2, 2021.
GUIMARÃES, D. “Storyjumper: escrita colaborativa em forma de e-book”. In: CARVALHO, A. A. A. (org.). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação, 2020.
HAMMERNESS, K.; BRANSFORD, J. Preparing Teachers for a Changing World: What Teachers Should Learn and Be Able to Do. London: Jossey-Bass, 2007.
JESUS, K. B.; OLIVEIRA, G. B. “Processos educativos em tempos de cibercultura”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 12, 2020.
LIMA, C. C.; SCHLEMMER, E; MORGADO, L. “Managing learning in environments where students move: a panorama of problems and contributions”. Atas do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2020.
LIMA, C. S. et al. “O papel da internet no uso do WhatsApp como recurso educacional: uma revisão sistemática da literatura no contexto da educação”. Revista Científica Multidisciplinar, vol. 3, n. 11, 2022.
LIMA, T. B. et al. “Aplicação de sala de aula invertida e de tecnologias digitais na educação profissional”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. “Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica”. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, vol. 2, n. 3, 2010.
MARQUES, C. G. et al. A “A systematic literature review of Gamification in Cultural Heritage: Where are we? Where do we go?” Journal of Tourism and Heritage Research, vol. 5, n. 4, 2022.
MARQUES, W. R. “Aspectos Globais da História da Arte”. Google Earth [2022a]. Disponível em: . Acesso em: 23/04/2023.
MARQUES, W. R. “Aspectos Globais da História da Arte”. Plickers.com [2022b]. Disponível em: . Acesso em: 23/04/2023.
MARQUES, W. R. “Viabilização de estágio supervisionado na pandemia de COVID-19 no Brasil utilizando ferramentas tecnológico-digitais”. Revista Científica Multidisciplinar, vol. 3, n. 12, 2022c.
MORAN, J. “Metodologias ativas e modelos híbridos na educação”. In: YAEGASHI, S. et al. (orgs.). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: Editora CRV, 2017.
MOURA, A. “O professor criador de experiências educacionais mediadas por tecnologias digitais na cibercultura”. Revista Docência e Cibercultura, vol. 5, n. 4, 2021.
MOURA, A. “Using arcade games to engage students in the learning of foreign and mother languages”. EUDL: Biblioteca Digital da União Europeia, vol. 15, n. 2, 2015.
MOURA, A.; SANTOS, I. L. “Escape Room Educativo: reinventar ambientes de aprendizagem”. In: CARVALHO, A. A. A. (org.). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação, 2020.
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. “Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico”. Práxis Educacional, vol. 17, n. 48, 2021.
NEVES, C. A.; MARQUES, C. G. C. “The Use of Gamification in Companies: A Study in the Region of Leiria in Portugal”. 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies. Chaves: CISTI, 2021.
POLICARPO, K.; BERGMANN, J. C. F. “Aplicativos móveis como recursos didáticos digitais: um mapeamento na educação formal”. Texto Livre, vol. 14, n. 3, 2021.
PRICE, C.; WALKER, M. “Improving the accessibility of foundation statistics for undergraduate business and management students using a flipped classroom”. Studies in Higher Education, vol. 46, n. 2, 2021.
RIBEIRO JUNIOR, M. C. et al. “Ensino Remoto em tempos de COVID-19: aplicações e dificuldades de acesso nos estados do Piauí e Maranhão”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 9, 2020.
ROCHA, M. A. et al. Arte de perto: volume único. São Paulo: Editora Leya, 2016.
SOUSA, J. L. S.; ROCHA, L. F. B. V.; MARQUES, W. R. “Percepção dos discentes do Curso de Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais (MATED) da Universidade de Coimbra, Portugal”. Simpósio Internacional e Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís: UFMA, 2022.
SOUSA, S. D. Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem (Mestrado em Ciências da Educação). Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, 2018.
VALE, D. et al. “Programa de formação de professores da Educação Básica no Canadá: discutindo as metodologias ativas e os frutos no Sudeste paraense”. Diálogo, n. 47, 2021.
VERSUTI, F. M. et al. “Metodologias ativas e a autorregulação da aprendizagem: reflexões em tempos de pandemia”. Linhas Críticas, vol. 27, 2021.
VITALE, C. R.; SANTOS, K. E. E.; TORRES, P. L. “O dinamismo da educação a distância e híbrida da América Latina e Brasil”. Revista Prâksis, vol. 17, n. 2, 2020.