TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO TEÓRICO-CRÍTICO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Na busca do conhecimento acerca do pensamento teórico-crítico sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), este estudo objetivou contribuir e refletir com aprofundamento teórico-crítico sobre as concepções das tecnologias digitais e, sua utilização na sociedade contemporânea, além de dialogar sobre a utilização no contexto educacional. Diante desse enredo, procurou-se desenvolver as ideias e pensamentos conceituais partindo do conceito sobre a técnica, tecnologia e TDIC, advindos de autores consagrados que corroboram a temática, tal como Heidegger, considerando seus pensamentos críticos sobre a técnica moderna; Andrew Feenberg que realiza discurso crítico sobre a tecnologia; Vieira Pinto fomentando discurso da lógica dialética e o conceito de tecnologia; e Neil Selwyn na reflexão crítica sobre a utilização das TDIC no contexto educacional. Como percurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, sobre um prisma analítico e reflexivo, conduzida na perspectiva enfatizada da hermenêutica-dialética, para fomentar uma discussão contemporânea, foi acrescentado o cenário pandêmico, como forma de compreender o uso das TDIC na educação. Como resultados, o estudo realizado mostrou um ganho considerável quanto à situação das TDIC no contexto histórico, filosófico e epistemológico, ou seja, no campo relacional da ciência, sociologia, economia, artes e educação, que ampliaram uma discussão para além da utilização e emprego das TDIC, alcançando o papel que realiza na caracterização dos sujeitos na sociedade além da aplicação educacional. Concluindo que o percurso realizado através do estudo trouxe a perspectiva da linguagem, apropriação e interpretação dos fatos, encontrando-se com a lógica, crítica e diálogo das teorias estudadas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ADORNO, T. W. “Introdução à Controvérsia sobre o Positivismo na Sociologia Alemã”. In: ADORNO, T. W. et al. Os Pensadores. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1980.
ADORNO, T. W. Introdução à Sociologia. São Paulo: Editora da UNESP, 2008.
ALDAIRES, A. S. L.; SOUZA, F. S.; OLIVEIRA, H. V. “Educação A Distância no IFRR / Campus Boa Vista Zona Oeste: entre os desafios práticos e as perspectivas em tempos de COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 5, n. 15, 2021.
FEENBERG, A. “O que é filosofia de tecnologia?” Portal de Daniel Durante [2010]. Disponível em: . Acesso em: 25/03/2023.
FEENBERG, A. “O que é tecnologia?” Portal da UNICAMP [2003]. Disponível em: . Acesso em: 30/03/2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1978.
HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
HERMANN, N. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2002.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Editora Hucitec, 2004.
OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. “Do Conteúdo Programático ao Sistema de Avaliação: Reflexões Educacionais Em Tempos De Pandemia (COVID-19)”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.
PINTO, A. V. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1969.
PINTO, A. V. O Conceito de Tecnologia. São Paulo: Editora Contraponto, 2005.
PRADO, L. A. et al. “Ser Docente em Tempos de Pandemia: narrativas autobiográficas em contextos educacionais inclusivos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 8, n. 23, 2021.
SELWYN, N. “O que queremos dizer com “educação” e ‘tecnologia’”. In: SELWYN, N. Educação e Tecnologia: principais questões e debates. Londres: Bloomsbury, 2011.
STEIN, E. “Dialética e Hermenêutica: uma controvérsia sobre método e filosofia”. In: HABERMAS, J. Dialética e Hermenêutica. São Paulo: Editora L&PM, 1987.
THOMÉ, V. C.; TOTTI, M. E.; TIMÓTEO, G. M. “Educação ambiental em tempos de pandemia: engajamento dos pescadores artesanais na governança das águas e pescado”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.
WUNSCH, L. P.; LEITE, S. F. A.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. (Re)planejar a formação inicial docente: revisão sistemática de normativas no cenário pós-março de 2020. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.