LIÇÕES DE LIVIA DE OLIVEIRA PARA GEOGRAFAR O MUNDO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ivan Fortunato

Resumo

Este texto, escrito na forma de um ensaio, é uma homenagem à Livia de Oliveira, pois tem como objetivo partilhar uma amostra de seu legado. Trata-se de demonstrar como suas ideias de viver no mundo como geógrafa é uma forma possível, plural e sensível. A escrita é em primeira pessoa, pois sua metodologia é a memória afetiva dos momentos vividos com a Livia durante e após o período em que fui seu orientando. Este ensaio se apresenta em três questões: (I) Por que homenageá-la?; (II) O que se homenageia?; e (III) Como almejo honrar seu legado? A última questão é também a seção final do texto, na qual se registram expectativas a curto e longo prazo de como manter vivo seu legado. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FORTUNATO, I. LIÇÕES DE LIVIA DE OLIVEIRA PARA GEOGRAFAR O MUNDO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 220–232, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7811037. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1129. Acesso em: 28 dez. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

AMORIM FILHO, O. B. “Livia de Oliveira: uma educadora explorando as fronteiras mais avançadas da geografia”. Geografia, vol. 31, n. 2, 2006.

BATISTA, B. N. et al. “Livia de Oliveira, um clássico”. Geographia Meridionalis, vol. 06, n. 1, 2021.

CUNHA, C. R.; FORTUNATO, I. “50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, vol. 12, 2017.

DARDEL, E. O homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.

DUBOS, R. Namorando a Terra. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1981.

FORTUNATO, I. “50 anos sem Célestin Freinet, 500 anos de retrocesso das práticas escolares”. Journal for Educators, Teachers and Trainers, vol. 7, n. 1, 2016b.

FORTUNATO, I. “Lecciones de transmétodo: qué se puede aprender de Milagros Elena Rodríguez”. Entretextos: Revista de Estudios Interculturales desde Latinoamérica y el Caribe, vol. 16, n. 30, 2022.

FORTUNATO, I. “Lugarizar o lugar: a geograficidade no/do Pateo do Collegio”. Nadir: Revista Electrónica de Geografia Austral, vol. 8, n. 1, 2016c.

FORTUNATO, I. “O cortejo do lugar com Livia de Oliveira”. Revista Hipótese, vol. 2, n. 4, 2016a.

FORTUNATO, I. “Tornar-se professor: reflexões iniciais sobre um percurso paradoxal”. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, vol. 4, n. 1, 2017.

FORTUNATO, I. Educação, escola, direitos humanos, sociedade... e docência: a autoformação alvitrada. Itapetininga: Edições Hipótese, 2023.

FORTUNATO, I.; CAVALCANTE, T. V. “Dossiê – as Geografias que aprendemos: tributo à Livia de Oliveira”. Revista Hipótese, vol. 2, n. 4, 2016.

MARANDOLA JR. E.; GRATÃO, L. H. B. “Do sonho à memória: Livia de Oliveira e a geografia humanista no Brasil”. Geografia, vol. 12, n. 2, 2003.

OLIVEIRA, L. “O sentido de lugar”. In: MARANDOLA JUNIOR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (orgs.). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.

OLIVEIRA, L. “Portal da Terra: o espaço e o lugar”. Geograficidade, vol. 10, n. 2, 2020.

PORTO, M. R. S.; FORTUNATO, I. “Educar com Freire: uma prática utópica”. Revista USP, n. 135, 2022.

RODRIGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I. “Humberto Maturana e a humanidade na formação de professores: contribuições para um sentipensar na educação”. Temas em Educação e Saúde, vol. 17, 2021.