(RE)PLANEJAR A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE NORMATIVAS NO CENÁRIO PÓS-MARÇO DE 2020

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Luana Priscila Wunsch
Sâmmya Faria Adona Leite
João Batista Bottentuit Junior

Resumo

Com base nas discussões empreendidas a partir da temática “Perspectivas Inovadoras, Híbridas e Ativas no Contexto Educacional Pós-Março de 2020”, esta pesquisa objetiva apresentar um documento norteador de possibilidades para pensar a otimização das estruturas políticas, e pedagógicas, perante a formação inicial do professor no Brasil neste período. Afinal, a pandemia da Covid-19 trouxe um choque histórico para os sistemas educacionais. Entre os anos letivos de 2020 a 2022, as escolas reabriram usando combinações de diferentes modelos de atividades e surge, assim, a necessidade de uma revisita à formação inicial do docente e sua (nova) atuação neste processo. Para tal, por meio da metodologia qualitativa de revisão sistemática documental, foram analisadas as normativas postas, organizando uma contribuição na constituição de bases no tocante de superação das necessidades do campo em que se move, suas lacunas e sua disseminação, buscando identificar experiências nacionais que apontam alternativas de solução para esta realidade. Logo, vê-se o início de reflexões sobre os cursos de licenciatura para as demandas em especial para novos espaços formativos.    

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Como Citar
WUNSCH, L. P. .; LEITE, S. F. A. .; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. (RE)PLANEJAR A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE NORMATIVAS NO CENÁRIO PÓS-MARÇO DE 2020. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 324–343, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7748833. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1017. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Artigos

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