REDES DE COOPERAÇÃO NA INVESTIGAÇÃO E NA FORMAÇÃO PARA A ADERÊNCIA À SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Aloisio Ruscheinsky
Rosmarie Reinehr
Marc Francois Richter

Resumo

Este trabalho retrata o empreendimento de pesquisa e formação de redes de intercâmbio acadêmico e de práticas sociais de abrangência regional. Por sua vez possui como referência a temática da sustentabilidade ambiental em face de atores socioambientais e a pretensão de constituir alianças em prol da educação ambiental. O objetivo consiste em difundir a proposta de rede de investigação a partir das reflexões e de práticas de cunho interdisciplinar e conclamando outros atores a nível regional a se engajarem pela viabilidade da experiência de cooperação em prol do meio ambiente. Apresentamos o argumento de que o engendramento de redes de cooperação num território é um dos mecanismos fundamentais para a emergência de sujeitos da ação transformadora no âmbito da educação ambiental.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RUSCHEINSKY, A.; REINEHR, R.; RICHTER, M. F. REDES DE COOPERAÇÃO NA INVESTIGAÇÃO E NA FORMAÇÃO PARA A ADERÊNCIA À SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 37, p. 63–82, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7582587. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/806. Acesso em: 9 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ACSELRAD, H. O “‘social’ nas mudanças climáticas”. Liinc em Revista, vol. 18, n. 1, 2022.

ALVES, J. E. D. “Crescimento demoeconômico no Antropoceno e negacionismo demográfico”. Liinc em Revista, vol. 18, n. 1, 2022.

FERREIRA, C. A. “Educação e transdisciplinaridade: a problemática socioambiental e os desafios da formação humana”. In: OBANDO, S. G. et al. (eds.). Los saberes múltiples y las ciencias sociales y políticas: Tomo II. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2018.

LAYRARGUES, P. P. “Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais”. In: LAYRARGUES, P. P. Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

MACHADO, A.; RICHTER, M. F.; FIGUERAS, L. V. F. “Sustentabilidade e economia circular: implicações para retomada verde”. Revista Panorâmica online, vol. 34, 2021.

MILLER, G. T.; SPOOLMAN, S. E. Ciência Ambiental. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2015.

MURAD, A. “Ecosofia na deep ecology e a ecologia integral da laudato si’: convergência nas diferenças”. In: FOLLMANN, J. I. (org.). Ecologia Integral: abordagens [im]pertinentes. São Leopoldo: Editora Leiria, 2021.

PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (orgs.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. São Paulo: Editora Hucitec, 2004

PRADA, L. E. A.; REALI, N. G. “Quando os saberes múltiplos viram currículo paralelo: o caso da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)”. In: OBANDO, S. G. et al. (eds.). Los saberes múltiples y las ciencias sociales y políticas: Tomo II. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2018.

RAZZAQ, A. et al. “Dynamic and causality interrelationships from municipal solid waste recycling to economic growth, carbon emissions and energy efficiency using a novel bootstrapping autoregressive distributed lag”. Resources, Conservation and Recycling, vol. 166, 2021.

RICHTER, M. F.; LARA, D. M.; ANDREAZZA, R. C. L. “Educação Ambiental e Gases do Efeito Estufa (GEE): uma abordagem do papel do metano para Educação Básica”. Revista Brasileira de Educação Ambiental, vol. 16, n. 5, 2021.

RUSCHEINSKY, A. “A conjugação entre sustentabilidade, consumo e atores sociais”. Sociologias, vol. 10, n. 19, 2008.

RUSCHEINSKY, A. “Educação em Justiça socioambiental para a ecologia integral”. In: FOLLMANN, J. I. (org.). Ecologia integral: Abordagens (Im)Pertinentes. São Leopoldo: Editora Leiria, 2020.

RUSCHEINSKY, A. “La cultura del consumo y las desigualdades: Nuevos lenguajes e implicaciones para la educación”. Paradígma, vol. 31, n. 2, 2010.

RUSCHEINSKY, A. “Os paradoxos do covid-19 e a ação da educação ambiental: ante imprevisibilidades e incertezas”. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, vol. 39, n. 1, 2022.

RUSCHEINSKY, A. “Paradoxos nos entrelaçamentos entre o social e o ambiental: a ecologia integral em múltiplas conexões”. In: FOLLMANN, J. I. (org.). Ecologia integral: Abordagens (Im)Pertinentes. São Leopoldo: Editora Leiria, 2020.

SÃO FRANCISCO DE PAULA. “Propostas do Plano Municipal de Saneamento Básico”. Portal Eletrônico da Prefeitura de São Francisco de Paula. Disponível em . Acesso em: 23/12/2022.

SCUR, L.; MARCHETT, C. A. “Campos de Cima da Serra: singular associação entre campos naturais e florestas de araucárias”. In: RECH, A.; SCUR, L.; GULL, M. C. (orgs.). Potencialidades nos Campos de Cima da Serra e Políticas Públicas. Caxias do Sul, Editora da UCS, 2017.

SENHORAS, E. M. “O campo de poder das vacinas na pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 18, 2021.

SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. “Painel de informações sobre saneamento”. Portal Eletrônico do SNIS [2020]. Disponível em: . Acesso em: 20/12/2022.

SOEIRO, I. C. M.; PINHEIRO, M. A.; BAUTISTA, D. C. G. “Alteridade e ato responsável em Bakhtin e Lévinas: contribuições à educação ambiental inspirada pelo infinito ético”. Desenvolvimento e Meio Ambiente, vol. 40, 2017.

THIEMANN, F. T.; OLIVEIRA, H. T. “Biodiversidade: sentidos atribuídos e as contribuições do tema para uma educação ambiental crítica”. Pesquisa em educação ambiental, vol. 8, n. 1, 2013.

TIOSSI, F. M.; SIMON, A. T. “Economia circular: suas contribuições para o desenvolvimento da sustentabilidade”. Brazilian Journal of Development, vol. 7, n. 2, 2021.

TRAVERSINI, C. S.; MELLO, D. T. “A Base Nacional Comum Curricular: olhares sobre os desafios da implementação do currículo nacional normativo em vigor no Brasil”. Textura: Revista de Letras e História, vol. 22, n. 50, 2020.

TRAVERSINI, C. S.; REIS, J.; STEFFEN, K. “Potências e desafios da relação entre cegueira epistemológica e problematização para a pesquisa com a escola”. Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol. 15, n. 39, 2018.