PAULO FREIRE E ILÊ AIYÊ: SIGNIFICADOS DA CONSCIENTIZAÇÃO NA MÚSICA "ALIENAÇÃO"
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Resumo
Este estudo qualitativo e interpretativo utiliza a epistemologia de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin como arcabouço teórico-metodológico para analisar a manifestação e o entrelaçamento dos múltiplos significados do conceito de conscientização de Paulo Freire na letra da canção "Alienação", do Bloco Afro Ilê Aiyê. Analisando a referida composição como uma ferramenta pedagógica e uma expressão de resistência política, a pesquisa recorreu à Análise Dialógica do Discurso (ADD) para analisar a canção como um ato de responsividade que dialoga com questões raciais e identitárias e responde às condições de opressão vividas pela população negra no Brasil. A canção foi selecionada como corpus por sua relevância temática, atuando como um enunciado artístico que promove reflexões críticas. O recorte conceitual da conscientização abrange a consciência da realidade nacional, os estágios da consciência, a consciência de classe e a consciência das múltiplas subjetividades. Os resultados demonstram que os quatro significados do conceito de conscientização coexistem e se complementam na narrativa musical. A análise da letra revela a autonomia de cada significado, bem como sua integração para uma compreensão mais ampla do cenário social do negro. O estudo conclui que a canção "Alienação" se constitui como uma ferramenta política e pedagógica que reforça o princípio freireano de conectar o conhecimento teórico ao universo cultural popular, evidenciando a contínua relevância da pedagogia libertadora no contexto atual.
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