A RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E BEM-ESTAR NOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sandra Pinto Romeira
Sílvia Marisa Pinto
Maria Nascimento Cunha

Resumo

Este artigo tem o intuito último de entender a relação entre a inteligência emocional, o bem-estar académico e o bem-estar geral numa população de estudantes portugueses durante e pós-Covid-19. Na presente investigação utiliza-se uma metodologia quantitativa baseada num inquérito por questionário aplicado a estudantes universitários de diversos níveis. Foi feito um estudo transversal onde foi utilizada a técnica de amostragem do tipo snowball. A amostra recolhida é constituída por 570 estudantes universitários, maioritariamente mulheres, numa relação de 69% para 31%, com uma idade média de 20 anos. Com este estudo conclui-se que há uma correlação média entre todas as dimensões da inteligência emocional e o bem-estar emocional, psicológico e social, exceto entre a avaliação e reconhecimento das emoções dos outros e o bem-estar emocional, onde não ficou demostrada nenhuma relação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ROMEIRA, S. P. .; PINTO, S. M. .; CUNHA, M. N. . . A RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E BEM-ESTAR NOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 12, n. 34, p. 52–65, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7150121. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/741. Acesso em: 10 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ARISTOVNIK A. et al. “Impacts of the COVID-19 Pandemic on Life of Higher Education Students: A Global Perspective”. Preprints, vol. 12, n. 20, 2020.

ARISTOVNIK A. et al. A Global Student Survey: “Impacts of the Covid-19 Pandemic on Life of Higher Education Students”. Methodological Framework. Covid Social Science Lab [2020]. Disponível em: < http://www.covidsoclab.org>. Acesso em: 05/10/2022.

BARROS, C.; SACAU-FONTENLA, A. “New Insights on the Mediating Role of Emotional Intelligence and Social Support on University Students’ Mental Health during COVID-19 Pandemic: Gender Matters”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 18, 2021.

COSTANZA, R. et al. “Development: Time to leave GDP behind”. Nature, vol. 505, 2014.

CUNHA, M. N.; SANTOS, E. “A Percepção do Consumidor face à Comunicação das Marcas de Moda de Luxo nas Redes Sociais”. International Journal of Marketing, Communication and New Media, vol. 7, n. 12, 2019.

EDWARDS, J. R.; ROTHBARD, N. P. “Mechanisms linking work and family: clarifying the relationship between work and family constructs”. Academy of Management Rewiew, vol. 23, n. 1, 2000.

EUROFOUND. “Living, working and COVID-19: First findings”. Eurofound [2020]. . Acesso em: 14/09/2022.

GARCÍA-ÁLVAREZ D.; HERNÁNDEZ-LALINDE J.; COBO-RENDÓN R. “Emotional Intelligence and Academic Self-Efficacy in Relation to the Psychological Well-Being of University Students During COVID-19 in Venezuela”. Front Psychol, vol. 12, 2021.

GOLEMAN, D. Emotional intelligence: Why it can matter more than IQ. New York: Bantam Books, 1995.

INE - Instituto Nacional de Estatística. “Boletim Mensal de Estatística”. Portal Eletrônico do INE [2022]. disponível em: . Acesso em: 02/04/2022.

LANCIANO, T.; CURCI, A. “L’Intelligenza Emotiva predice il successo accademico? Uno studio su un campione universitario italiano”. Psychofenia, vol. 15, n. 26, 2015.

MALINAUSKAS, R. et al. “Relationship Between Emotional Intelligence and Health Behaviours among University Students: The Predictive and Moderating Role of Gender”. BioMed Research International, vol. 11, 2018.

NASCIMENTO CUNHA, M.; CHUCHU, T.; MAZIRIRI, E. “Threats, Challenges, And Opportunities for Open Universities and Massive Online Open Courses in The Digital Revolution”. International Journal of Emerging Technologies in Learning, vol. 15, n. 12, 2020.

SALOVEY, P.; MAYER, J. D. “Emotional intelligence”. Imagination, Cognition and Personality, vol. 9, 1990.

SÁNCHEZ-ÁLVAREZ, N.; EXTREMERA, N.; FERNÁNDEZ-BERROCAL, P. “Maintaining Life Satisfaction in Adolescence: Affective Mediators of the Influence of Perceived Emotional Intelligence on Overall Life Satisfaction Judgments in a Two-Year Longitudinal Study”. Frontiers in Psychology, vol. 6, 2015.

SANCHEZ-RUIZ, M. J. et al. “Trait Emotional Intelligence and Wellbeing During the Pandemic: The Mediating Role of Meaning-Centered Coping”. Front Psychol, vol. 12, 2021.

SENHORAS, E. M. “COVID-19 e os padrões das relações nacionais e internacionais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020.

SENHORAS, E. M. “O campo de poder das vacinas na pandemia da Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 18, 2021.

THE EUROPEAN STUDENTS’ UNION. Student Life During the COVID-19 Pandemic. Brussels: The European Students’ Union, 2020.

WIECZOREK, T. et al. “D. Class of 2020 in Poland: Students’ Mental Health during the COVID-19 Outbreak in an Academic Setting”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 18, 2021.

ZEIDNER, M.; MATTHEWS, G.; ROBERTS, R. D. “Emotional intelligence in the workplace: A critical review”. Applied Psychology: An International Review, vol. 53, 2004.