A RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E BEM-ESTAR NOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

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Sandra Pinto Romeira
Sílvia Marisa Pinto
Maria Nascimento Cunha

Resumo

Este artigo tem o intuito último de entender a relação entre a inteligência emocional, o bem-estar académico e o bem-estar geral numa população de estudantes portugueses durante e pós-Covid-19. Na presente investigação utiliza-se uma metodologia quantitativa baseada num inquérito por questionário aplicado a estudantes universitários de diversos níveis. Foi feito um estudo transversal onde foi utilizada a técnica de amostragem do tipo snowball. A amostra recolhida é constituída por 570 estudantes universitários, maioritariamente mulheres, numa relação de 69% para 31%, com uma idade média de 20 anos. Com este estudo conclui-se que há uma correlação média entre todas as dimensões da inteligência emocional e o bem-estar emocional, psicológico e social, exceto entre a avaliação e reconhecimento das emoções dos outros e o bem-estar emocional, onde não ficou demostrada nenhuma relação.

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Como Citar
ROMEIRA, S. P. .; PINTO, S. M. .; CUNHA, M. N. . . A RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E BEM-ESTAR NOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 12, n. 34, p. 52–65, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7150121. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/741. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos

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